Um Estudo de Caso "Os estagiários"
Por: 01547131 • 10/11/2016 • Resenha • 945 Palavras (4 Páginas) • 1.260 Visualizações
ATIVIDADE: OS ESTAGIÁRIOS DO GOOGLE
MATHEUS REDIGHIERI SILVA – RA: 19507
BAC016 – ADMINISTRAÇÃO E ECONOMIA 2/2016
Após assistir o filme “Os estagiários”, responda as questões à seguir.
1) Discorra sobre as mudanças ocorridas no mercado de trabalho ao longo dos anos e os impactos, positivos e negativos, que elas têm causado, tanto para as empresas quanto para os trabalhadores.
As mudanças no mercado de trabalho são cada vez maiores e mais velozes, as empresas devem ter um fator importante em suas organizações: o poder de adaptação. Atualmente é necessário estar atento às mudanças do mundo corporativo e é necessário tomar atitudes e ações para acompanhar essa mudança e continuar competindo para sobreviver no mercado, e atender a nova maneira de pensar e de agir.
Os fatores das mudanças são inúmeros: novas formas de hierarquia, novas culturas organizacionais, flexibilidade nos horários, novas ferramentas tecnológicas. Estes fatores causam impactos positivos e negativos.
Entre os impactos positivos podemos destacar: O aumento da comunicação e da possibilidade de compartilhar ideias instantaneamente, permite que haja interação maior entre colaboradores de diferentes posições e cargos, além de estreitar relações entre clientes e produtores, produtores e fornecedores. Além disso, configura uma nova forma nos moldes hierárquicos, cada vez mais horizontal.
Outro fator positivo é a questão de flexibilidade dos horários e da possibilidade de trabalhar em qualquer lugar.
Mas como impactos negativos, podemos destacar a alta agressividade dos mercados, o aumento das concorrências, tanto entre as empresas quanto entre os próprios colaboradores. O mercado está cada vez requerendo melhores funcionários, mais capacitados, e quem não acompanha esta mudança, fica fora dele. E a capacitação deve ser cada dia aprimorada, pois a tecnologia se inova em um velocidade impressionante. O que se aprendeu hoje, já pode estar obsoleto amanhã.
2) Qual a imagem que a Google, enquanto organização, tenta passar aos seus colaboradores? O que ela espera deles?
A Google, enquanto organização, tenta passar aos seus colaboradores a imagem de que é uma empresa onde a diversidade está em seu DNA, em busca de pessoas com jeitos diferentes de pensar, buscando pessoas originais, com pensamentos e ideias inovadores.
3) Explique as teorias X e Y, e estabeleça relações com os personagens.
A teoria X e Y, de Douglas Mcgregor afirma que existem duas formas de enxergar o comportamento humano: a forma X e a forma Y. Sendo a forma X, o conceito mais antigo, baseado na desconfiança e a forma Y, um conceito mais atual, baseado na confiança. São elementos distintos e proporcionalmente inversos. Segundo a teoria X, os elementos são preguiçosos e indolentes, baseada na troca econômica e que possui aversão ao trabalho, o elemento só trabalha, porque o trabalho lhe dá provento para viver. Já o indivíduo Y trabalha por prazer, tem vontade de trabalhar, é um homem social. Na teoria X, o trabalho é visto como algo negativo, na teoria Y, o trabalho é visto como algo natural.
No filme, o personagem Nick Campbell (Owen Wilson) muitas vezes durante o filme reconhece o quanto o comodismo prejudicou sua vida, inclusive, por um momento, resistiu em participar do processo do Google porque tinha medo de perder o seu emprego na loja de colchões, onde era constantemente assediado moralmente, o medo de arriscar tirava a sua motivação em buscar algo que realmente o realizasse. Ele estava vivendo o que explica a Teoria X, o trabalho baseado na troca econômica apenas.
Mas Billy McMahon (Vince Vaughn) convence Nick Campbell (Owen Wilson) e se candidatam ao Programa de Estágios da Google. Onde se viram diante de desafios, e que através de muito esforço conseguiram conquistar suas vagas permanentes. Desta vez em um ambiente de trabalho totalmente diferente, onde estavam motivados e onde sentiam prazer em trabalhar, o que explica a Teoria Y.
...