VILA OPERARIA MARIA ZÉLIA: RECONHECIMENTO DOS ASPECTOS HISTÓRICOS, CULTURAIS, URBANÍSTICOS E CONSTRUTIVOS.
Por: ManoelaFAFA • 21/3/2017 • Monografia • 4.301 Palavras (18 Páginas) • 436 Visualizações
VILA OPERARIA MARIA ZÉLIA: RECONHECIMENTO DOS ASPECTOS HISTORICOS, CULTURAIS, URBANISTICOS E CONSTRUTIVOS.
SÃO PAULO
2015
FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS
CLEIDE DIANA DE OLIVEIRA BARROS R.A 6485150
MANOELA DE OLIVEIRA FARIAS R.A 6486414
MILENA LEAL SILVA R.A 6443275
TAMARA MARTINS SOARES R.A 6478960
VANESSA DO CARMO DE OLIVEIRA R.A 6512784
VILA MARIA ZELIA
Monografia apresentado a disciplina Laboratório de Urbanismo do 3º semestre do curso de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade metropolitano unidas sob orientação das professoras Carolina Fidalgo de Oliveira e Eliana Barbosa
SÃO PAULO
2015
''Não há trabalho fecundo, sem pelo menos alguma alegria de viver e sem a consciência de que essa vida se passa em condições compatíveis com a dignidade humana, que não degradem e humilhem. No que eu observava, tal dignidade não podia existir e era natural o sentimento de profundo descontentamento, tão próximo da revolta que a situação existente gerava.''
Depoimento de Jorge Street in Teixeira, Palmira Petratti. op. cit. p.80
SUMáRIO
1 INTRODUÇÃO 5
2 BREVE PANORAMA SOBRE A CIDADE DE SP (1880-1930) 6
2.1 Cartografia histórica 7
3 ASPECTOS SÓCIO CULTURAIS E ECONÔMICOS: A CONDIÇÃO HABITUAL NO INICIO DO SÉCULO XX 9
3.1 A inserção da Vila operária como opção de moradia 10
4 AS VILAS OPERÁRIAS E SUAS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS 13
4.1 A CONCEPÇÃO ARQUITETÔNICA DA VILA ESTUDADA 14
4.2 A concepção urbana da Vila estudada 15
4.3 Algumas transformações da Vila e seu entorno. 16
5 A VILA ESTUDADA NOS DIAS DE HOJE 18
5.1 A inserção da vila no tecido urbano 21
5.2 A Vila como patrimônio cultural 24
6 CONCLUSÃO 26
REFERÊNCIAS 27
INTRODUÇÃO
Após estudo descritivo com base nos dados apresentados e com auxilio de mapas atuais, históricos e registros fotográficos, pode-se analisar a evolução e inserção urbana da Vila Maria Zélia, umas das principais vilas da cidade, localizada na zona leste paulistana no bairro do Belenzinho, e também o processo de evolução nas formas de criar moradias.
BREVE PANORAMA SOBRE A CIDADE DE SP (1880-1930)
A expansão da cidade ocorreu aos poucos e de forma desorganizada no inicio do século XIX no famoso triangulo formado pela Rua Direita, 15 de novembro e São Bento e logo depois se tornou a capital mais rica da America do Sul.
Com a chegada do café, São Paulo sofreu grandes mudanças, obteve-se um crescimento econômico significativo e com isso, ganhou investimentos na área de transportes, a ferrovia. Com isso, a cidade se tornou a principal rota cafeeira.
Após essa expansão, surgiram muitas indústrias e isso desencadeou a vinda de muitos estrangeiros a procura de emprego.
No século XX, temos uma nova São Paulo, transformada. A parte urbana teve um crescimento significativo, e as residências se formaram em sítios e chácaras.
O futuro de São Paulo definiu-se mesmo com a inauguração da estrada de ferro dos ingleses em 1867. A partir daí, são facilmente detectáveis, através de depoimentos contemporâneos, todos os passos relativos á mudanças graduais de usos, costumes e comportamentos, cujas novas expectativas iam exigindo alterações graduais nos programas arquitetônicos de necessidades (LEMOS, 1985, p. 52).
Hoje quando vemos São Paulo como uma grande metrópole, fica difícil de imaginar que já foi um pequeno vilarejo. De 1880 a 1930 a cidade saltou de um povoado para uma notória cidade.
Foi criado um novo conceito na forma de se criar moradias, e uma nova arquitetura foi instaurada, com tendências européias, fugindo bastante das casas de taipa, o qual foram criadas as primeiras vilas.
Cartografia histórica
Figura 1- Mapa cidade de São Paulo, SARA Brasil 1930, recorte fábrica e Vila Maria Zélia
Fonte: Acervo Biblioteca FAUUSP
Figura 2- Mapa cidade de São Paulo, Google earth, 2014, recorte Vila Maria Zélia
Fonte: Google earth.
Com uma análise comparativa entre os dois mapas acima, podemos perceber um adensamento. O rio praticamente chegava à vila em 1930, e podemos observar a mudança no percurso, que teve um afastamento notório.
No mapa mais recente, podemos verificar que há edificação do outro lado do rio, o que não ocorria em 1974 por conta do alagamento.
A praça sofreu uma mudança drástica, quase não se nota semelhança entre um mapa e outro.
E também se percebe um crescimento populacional ao redor da vila. A estrutura urbana da vila também sofre uma alteração.
ASPECTOS SÓCIO CULTURAIS E ECONÔMICOS: A CONDIÇÃO HABITUAL NO INICIO DO SÉCULO XX
No inicio do século XX, os limites da cidade já se estendiam além do triangulo histórico. O interesse na cidade por parte dos barões do café aumentava cada vez mais por conta da cidade ter ganhado notoriedade pela ferrovia, que facilitou o transporte de carga vinda do interior para o litoral e também a distribuição de materiais importados vindos da Europa. Esse crescimento por parte da burguesia cafeeira proporcionou um avanço territorial, estético e visionário para a cidade de São Paulo.
Novos bairros
...