ÁREAS DE ATUAÇÃO DA CONTABILIDADE
Por: Leo Beserra • 28/10/2016 • Trabalho acadêmico • 3.393 Palavras (14 Páginas) • 284 Visualizações
[pic 1][pic 2]
[pic 3]
[pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
ARCOVERDE
2016
ANA PATRICIA DA CONCEIÇÃO PEREIRA
EDUARDO BESERRA DE SIQUEIRA
GISNELE GOMES DA SILVA
JANAILDO FERREIRA DA SILVA
MARIA THAMAR LIMA DOS SANTOS[pic 8]
ÁREAS DE ATUAÇÃO DA CONTABILIDADE
Trabalho apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito ao curso de Ciências Contábil solicitado pelo o professor: Samanta Petronilie Dias de Oliveira.
[pic 9]
[pic 10]
SUMÁRIO
1- RESUMO______________________________________________ 04
2- INTRODUÇÃO__________________________________________ 05
3- DESENVOLVIMENTO____________________________________ 06
4- CONCLUSÃO___________________________________________15
5- REFERÊNCIAS__________________________________________16
RESUMO
O presente trabalho apresenta como a contabilidade abrange as ocorrências empresarias facilitando analise e resultados por meio da auditoria observando a exatidão, integridade e autenticidade de demonstrações, registros e documentos dado ênfase as normas definidas por Lei sendo que o auditor deve obter evidências ou provas suficientes e adequadas para fundamentar sua opinião sobre as demonstrações contábeis auditadas.
Neste contexto a área contábil possui uma ampla interdisciplinaridade que constitui o conjunto de procedimentos técnicos que tem por objetivo a emissão de parecer sobre a posição patrimonial e financeira, o resultado das operações, as mutações do patrimônio líquido e as origens e aplicações de recursos da entidade auditada, facilitando o trabalho dos gestores auxiliando na prevenção de perdas e na identificação de oportunidades de melhoria dos instrumentos de gestão e controlo das operações.
Palavras-chave: Área Contábil, Interdisciplinaridade, Procedimentos Técnicos, Gestão.
ABSTRACT
This work presents the accounting covers business occurrences facilitating analysis and results through the audit the accuracy, integrity and authenticity of documents, records and statements emphasized the standards defined by law and the auditor must obtain evidence or sufficient and appropriate evidence to support its opinion on the audited financial statements.
In this context the accounting has a wide interdisciplinary that constitutes the set of technical procedures that aims to issue an opinion on the financial position, results of operations, changes in shareholders ' equity and the origins and applications of resources of the audited entity, facilitating the work of managers in loss prevention and identifying opportunities for improvement of management and control of operations.
Keywords: Accounting, Interdisciplinarity, Technical Procedures, Management.[pic 11][pic 12]
INTRODUÇÃO
Durante as operações empresarias ocorrida vivenciada no dia a dia estão grandes segredos, os quais os fazem mante-se ou fracassa diante do mercado financeiro.
Uma boa gestão faz o diferencial e para administrar com êxito os gestores necessitar de ferramentas corretas e entre as mesmas estão os livros operacionais das empresas que possibilitar registrar todos os fatos ocorridos que tem um grande valor para analise em todos os setores empresarial como o LALUR que tem função de ajustar os demonstrativos contábeis à declaração do Imposto de Renda com adições e exclusões ao lucro líquido do período-base, apurando-se a base de cálculo do Imposto de Renda devido e controle de valores que devam influenciar a determinação do Lucro Real de períodos-base futuros e que não constem da escrituração comercial são fatos cobrados pelas Leis tributárias que devem seguir normas e obrigatoriedades as disposições prescrevem conduta ou incentivos a utilização de métodos ou critérios contábeis diferentes que determinam registros, lançamentos ou ajustes.
Tais ocorrências diante da necessidade de uma auditoria ou pericia contábil será o ponto principal para os resultados esperados.
2. TRIBUTAÇÃO PELO LUCRO REAL
CONCEITO:
Lucro real é o lucro líquido apurado na escrituração contábil, com observância das normas da legislação comercial, ajustado no Livro de Apuração do Lucro Real – LALUR, pelas adições, exclusões e compensações prescritas ou autorizadas pela legislação tributária (arts. 247, 249 e 250 do RIR/99). Para efeito da incidência do imposto sobre a renda, o lucro real das pessoas jurídicas deve ser apurado na data de encerramento do período de apuração que se encerra: a) nos dias 31 de março, 30 de junho, 30 de setembro e 31 de dezembro, no caso de apuração trimestral do imposto de renda; b) no dia 31 de dezembro de cada ano-calendário, no caso de apuração anual do imposto de renda; c) na data da extinção da pessoa jurídica, assim entendida a destinação total de seu acervo líquido; d) na data do evento, nos casos de incorporação, fusão ou cisão da pessoa jurídica.
FINALIDADE:
A finalidade do lucro real é apurar a base de cálculo do imposto de renda das pessoas jurídicas que optarem por esse tipo de apuração. O Lucro real é demonstrado no Livro de Apuração do Lucro Real – LALUR. 1.3 Lalur: O Livro de Apuração do Lucro Real (LALUR) é um livro fiscal exigido pela legislação do imposto de renda (art. 262 do RIR/99). Conforme o modelo aprovado pela IN SRF nº 28/78, o LALUR, é dividido em duas partes distintas (cada uma delas deve conter 50% das folhas) reunidas em um só volume encadernado, a saber: • Parte A, destinada aos lançamentos de ajustes do lucro líquido do período de apuração e à transcrição da demonstração do lucro real. Nessa parte é que apuramos a base de cálculo do imposto. Parte B (cuja numeração é sequencial à da Parte A), destinada ao controle dos valores que foram ajustados na Parte A que devam influenciar a determinação do lucro real de períodos de apuração futuros e não constem da escrituração comercial.
...