A ÉTICA NOS NEGÓCIOS
Por: suelitributario • 7/5/2015 • Trabalho acadêmico • 2.891 Palavras (12 Páginas) • 199 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
[pic 11]
[pic 12]
[pic 13]
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 CODIGO DE ETICA DO CONTADOR
2.1.1 Itens do Capítulo II do Código de Ética do Contador
2.1.2 O comportamento do contador, diante das fraudes efetuadas pela Schincariol
2.1.3 Penalidades que o Contador poderá sofrer por não ter seguido o Código de Ética.
2.2 COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
2.2.1 Análise da organização comportamental do caso apresentado.
2.3 A SITUAÇÃO ECONÔNICA DA ORGANIZAÇÃO, OS DADOS APRESENTADOS ATÉ SEU FECHAMENTO E APÓS SUA REABERTURA COM NOVA MARCA.
2.4 A EXPANSÃO DA EMPRESA E O PAPEL DA CONTABILIDADE
3 CONCLUSÃO
REFERÊNCIAS
- INTRODUÇÃO
Este trabalho foi realizado por meio de pesquisas e estudo do caso da empresa Schincariol onde através de uma mega operação da policia federal descobriu um grande esquema de sonegação de impostos.
No qual podemos dizer que o cenário acelerado de mudanças bem como a alta competitividade no mercado impõe às empresas novos desafios e demandas. Produtividade, lucratividade e compromisso social são exigências rotineiras como requisitos básicos para a sobrevivência das organizações. Nesse contexto, tem crescido nos últimos anos a percepção sob a perda de ética em negociações comerciais.
- DESENVOLVIMENTO
No mundo atual a gestão da ética nos negócios e das relações de trabalho é um dos pilares de sustentação das empresas. As instituições que pretendem ter vida longa necessitam estabelecer relações éticas com todos os seus públicos. Em negociações comerciais, a necessidade da existência de regras de comportamentos bem como direitos e deveres respeitados e obedecidos é talvez ainda mais importante. Podemos dizer que a menor das infrações éticas provoca um impacto gravíssimo na reputação de uma companhia ou das equipes que a compõe. O que foi construído em um longo tempo é perdido rapidamente. Quanto mais houver obediência espontânea de ética, menos tempo e dinheiro serão desviados para a defesa de eventuais comportamentos para a defesa de eventuais não–éticos.
O comportamento das empresas bem como seus valores repercutem diretamente nas relações com clientes, fornecedores e com a própria sociedade. A prática do pluralismo tem difundindo essas informações e agregado valor nas relações de clientes e fornecedores.
O profissional contábil tem um papel fundamental, pois ele pode ser um agente do processo. Ele não deve apenas receber e sistematizar as informações.
Ser ético, enquanto profissional, significa agir em consonância com as normas e os princípios que regem uma profissão.
No entanto, não é tarefa fácil manter-se ético numa época em que as empresas lutam de forma árdua, e buscam alternativas para reduzir gastos, em especial, os decorrentes da alta carga tributária a que estão sujeitas. É de responsabilidade do contador apresentar opções lícitas para melhor condução dos negócios de seu cliente ou empregador e oferecer-lhe serviços de qualidade e confiabilidade.
- CODIGO DE ETICA DO CONTADOR
Ética profissional é representada pela confiança que a sociedade deposita no profissional, na execução de determinado trabalho, visto que envolve responsabilidades sociais.
O profissional contábil é aquele cuja atividade é, basicamente, a prestação de serviços e tem como função registrar, avaliar e informar, por meio de pareceres, laudos e estudos, a situação de natureza física, financeira e econômica do patrimônio das pessoas físicas ou jurídicas, dando-lhes parâmetros para a tomada de decisões. Seu trabalho é de grande responsabilidade e fundamental para a sobrevivência das empresas.
A ética profissional trata dos conceitos básicos do direito e do dever. Diante disso, criou-se o Código de Ética Profissional, que tem por objetivo fixar a forma pela qual devem conduzir-se os diversos profissionais, quando no exercício de suas profissões. Assim, o Código de Ética pode ser entendido como uma relação das práticas de comportamento que se espera e sejam observadas no exercício da profissão.
O código de ética profissional do contabilista procurou consolidar os princípios éticos que norteiam a profissão contábil.
Desta forma o profissional contábil que não adotar o código de ética como bússola de sua conduta profissional corre risco de degradação de sua imagem e da classe à qual representa.
- Itens do Capítulo II do Código de Ética do Contador
Art. 2º São deveres do Profissional da Contabilidade:
I – exercer a profissão com zelo, diligência, honestidade e capacidade técnica, observada toda a legislação vigente, em especial aos Princípios de Contabilidade e as Normas Brasileiras de Contabilidade, e resguardados os interesses de seus clientes e/ou empregadores, sem prejuízo da dignidade e independência profissionais;
...