A ARTE DA NEGOCIAÇÃO
Por: André Fenske • 29/5/2017 • Trabalho acadêmico • 421 Palavras (2 Páginas) • 259 Visualizações
A ARTE DA NEGOCIAÇÃO
Durante os estudos da Unidade I e II, verificamos os diversos estilos e estratégias de negociadores e como os mesmos envolvem o mercado nacional e internacional. A cultura é outro fator demasiado relevante para se obter grandiosas e eficientes negociações, pois no mundo, há uma diversidade imensa de estilos e características que influenciam no diálogo, etiqueta, enfim, nos mecanismos de negociação.
Exemplo disso são as diferenças entre Brasil x EUA. O USA busca uma negociação valorizando o conteúdo e as consequências de suas negociações, visando sempre otimizar o tempo (curto prazo) e o coletivismo. É um país com pouca legislação, além de não se influenciarem em suas decisões mediante as religiões. Enquanto o Brasil valoriza a hierarquia, a influência e emoções referentes as religiões, possui legislação abundante, porém, também busca otimizar o tempo e o coletivismo, além de ser uma das nações mais calorosas e paternais (referente ao paternalismo).
Em uma simples comparação, conseguimos notar algumas diferenças e também semelhanças entre as nações. Essa é a importância da cultura, pois, a partir dela, você poderá escolher o estilo de negociação que lhe trará êxito e grandiosas conquistas.
Para sabermos qual o melhor estilo, primeiramente devemos entendê-los e assim, assemelhar e inserir suas características em uma negociação.
Os estilos de negociadores se classificam em:
- Catalisador – Profissional com imensa criatividade e grande visionário, porém superficial e facilmente frustrado por planos com baixos resultados.
- Apoiador – Busca a aceitação e a amizade prevalece em conflitos. Ótimo para trabalhar em grupo, pois sempre conserva a harmonia e satisfação de todos, porém, devido a esses atributos, às vezes acaba sendo incapaz de cumprir prazos e objetivos.
- Controlador – Visto muitas vezes como insensível e prepotente, o estilo controlador visa a organização, redução de custos, uso do tempo, objetividade. Outra característica é que seu plano de metas é muito bem estabelecido, ligado com a obtenção de resultados, lucros e otimização do tempo.
- Analítico – Busca avaliar e coletar toda informação e detalhes possíveis, para a partir disso, trabalhar com segurança e certeza, oferecendo vasta alternativas de negócios e resultados. É taxado como perfeccionista, detalhista e muito ansioso.
É praticamente impossível estabelecer qual estilo de negociação é o mais correto, pois há extrema necessidade se levar os fatos da cultura, momento do país e o tipo de negociador do outro lado. Devido a isso, devemos sempre rever os fatos, conhecimentos e o momento da tramitação de um negócio para que assim, seja estabelecido o melhor estilo, pois cada situação é singular e deve ser tratada da forma apropriada.
...