A Administração Financeira
Por: Mister Vps • 29/4/2022 • Trabalho acadêmico • 1.136 Palavras (5 Páginas) • 131 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO
CIÊNCIAS CONTÁBEIS
PORTFÓLIO - CICLO 3
Administração Financeira
Fabricio Rosa Ferreira
Antonio Cesar Geron
Abril/2022
São Miguel Do Guaporé - RO
Descrição da atividade
Os cálculos financeiros, as demonstrações e os relatórios contábeis constituem um importante conjunto de ferramentas de análise financeira. Com eles, podemos obter registros da movimentação de dinheiro em todos os setores da organização, controlar e fiscalizar as atividades da empresa, inclusive em termos tributários. Resolva as questões propostas a seguir.
Questões
- Como as empresas podem ser juridicamente classificadas? Defina e descreva as diferenças entre essas empresas.
As empresas são classificadas em individuais ou societárias. As empresas individuais são aquelas que possuem um único dono. Geralmente, essa forma jurídica se aplica às pequenas empresas, cujos donos respondem sozinhos pela empresa e de forma ilimitada. A razão social de uma empresa individual é constituída pelo nome do proprietário, por extenso ou abreviado, e pode ser complementado com o ramo de atividade ao qual ela pertence. Já as empresas societárias são constituídas por duas ou mais pessoas e existem mais de um tipo de empresas societárias as mais comuns são: Sociedades por cotas de responsabilidade limitada, Sociedades por ações.
Sociedades por cotas de responsabilidade: o capital, estabelecido em contrato social, é representado por cotas, sendo cada social, portanto, um “cotista”. Conforme Megliorini e Vallim (2009, p. 3), “[...] cada sócio é diretamente responsável pela integralização das cotas dos outros sócios”. O nome ou razão social dessas empresas é seguido da palavra “limitada”, normalmente abreviada como “Ltda.”
Sociedades por ações: esse termo tende a substituir de modo pertinente a velha expressão “sociedade anônima”. O capital, estabelecido em contrato social, é divido em parcelas denominadas “ações”. Os sócios ou “acionistas” têm a responsabilidade limitada ao valor de suas ações subscritas ou adquiridas. Deve ficar claro que um acionista é, no sentido pleno da palavra, um proprietário da empresa. Quem investe em ações, o investidor de ações, torna-se proprietário de parte da empresa (seu poder naturalmente é limitado pelo número de ações que possui). O nome ou razão social dessas sociedades é seguido pela abreviatura “S.A.”.
- Qual a diferença entre empresas de capital fechado e empresas de capital aberto? Defina cada uma delas.
Uma empresa de capital aberto é uma empresa cujas ações ou cujos títulos emitidos por essa empresa são negociados publicamente e tem negociação em bolsas de valores, divisão do capital em muitos sócios (pulverização), sendo necessária, no Brasil, a autorização de um agente regulador que é a Comissão de
Valores Mobiliários (CVM). As empresas de capital fechado simplesmente não captam recursos por meio de mercados públicos e tem negociações no balcão da empresa, que caso o dono queira repartir o capital da empresa ele tem que buscar de investidores ou sócios essa negociação e realizada pessoalmente em ambiente privado. E a divisão das empresas capital fechado tem concentração de capital nas mãos de poucos acionistas
- Defina Payback e VPL e descreva as diferenças existentes entre esses dois tipos de avaliação financeira.
Payback e nada mais nada menos que o tempo de recuperação de investimento, ou seja, qual e tempo que uma empresa demora para recuperar seu capital investido, Quanto menor o número de períodos, melhor.
VPL cálculo do valor presente liquido é um indicador usado para analisar a viabilidade financeira de projetos, é baseado no valor presente de recebimentos de investimentos futuros que o projeto irá gerar, O VPL é um indicador que analisa todos os fluxos de caixa esperados pelo investimento em uma data e, de seu total, subtrai-se o valor inicial de investimento.
...