A Administração Financeira
Por: Thays Barbosa • 11/6/2023 • Trabalho acadêmico • 673 Palavras (3 Páginas) • 53 Visualizações
Portfólio 2
1- O que é “abertura de capital” de uma empresa e quais são as vantagens e desvantagens da realização desse procedimento?
A abertura de capital é um movimento para levantar fundos e ter mais capital para investir em sua empresa, em uma infra-estrutura ou expansão dos negócios. É uma oferta pública de parcela do capital social de uma companhia, que passará a ter suas ações negociadas em mercado e distribuídas entre outros acionistas, além dos que representam o seu controle acionário, sendo assim os investidores que adquirem as ações da empresa passam a fazer parte do quadro de sócios da organização.
Um dos principais motivos que levam à abertura de capital é o acesso as novas fontes de financiamento, essas fontes externas podem vir de financiamentos bancários, da emissão de debêntures (títulos de dívida) ou de recursos de novos sócios. É justamente aí que a abertura de capital surge como uma alternativa mais acessível.
A abertura de capital traz muitos benefícios, mas também existem suas desvantagens.
Vantagens:
• Aumento da captação de investimentos e recursos, redução do risco de crédito, facilidade para aquisição e fusão, redução do custo de capital, liquidez patrimonial, entre outras vantagens.
Desvantagens:
• Empresas de capital aberto enfrentam novos desafios, são diversos custos e taxas necessários para cumprir todos os requisitos para entrar no mercado de ações, custos contínuos para manter a empresa com o capital aberto, menor controle sobre a empresa, necessidade de divulgação de resultados e balanços patrimoniais, maior pressão do mercado e vulnerabilidade às aquisições, dentre outras.
2- Qual é a diferença entre fundos mútuos de investimentos e clubes de investimento?
Os Fundos mútuos são investimentos realizados de forma coletiva, reunindo diversos investidores sob a tutela de um gestor profissional, responsável por administrar tais recursos, funcionam por meio de cotas, onde cada investidor adquire determinado valor e são remunerados de acordo com a sua participação, existem diversos tipos de fundos mútuos, categorizados de acordo com seus ativos que os compõem, oferecendo diferentes graus de risco e de rentabilidade. Dentre os principais temos os Fundos de renda fixa, ações e multimercado.
Os clubes de Investimentos é uma modalidade de investimento que tem como principais objetivos ser um instrumento de aprendizado para o pequeno investidor é um canal de acesso ao mercado de capitais. Trata-se de um condomínio constituído por pessoas físicas para a aplicação de recursos comuns em títulos e valores mobiliários. Com o volume maior de recursos, originado pela soma da parcela de cada integrante do clube, é possível diversificar a aplicação, investindo em ações de diferentes empresas e setores da economia, com custos de transação proporcionalmente menores.
3- Uma indústria deseja captar capital de giro por meio de uma operação de lançamento de commercial papers no valor de R$ 850.000,00. O prazo é de 60 dias e a taxa de desconto oferecida é 2% ao bimestre. Considerando que o custo de emissão representa 1% do valor de captação, determinar
...