A Administração e Ciências Contábeis
Por: Renataazevedo • 5/10/2017 • Trabalho acadêmico • 3.538 Palavras (15 Páginas) • 389 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS
3º E 4º SEMESTRE
DESAFIO PROFISSIONAL: Empresa de salgados
Disciplinas Norteadoras: Contabilidade Intermediária, Estatística, Direitos Humanos, Matemática Financeira, Direito Empresarial e Tributário
Administração e Ciências Contábeis
CUIABÁ/MT
10/2016
[pic 2]
UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP
ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS
3º e 4º SEMESTRE
DESAFIO PROFISSIONAL: Empresa de salgados.
Disciplinas Norteadoras: Contabilidade Intermediária, Estatística, Direitos Humanos, Matemática Financeira, Direito Empresarial e Tributário
Carla Cristina dos Santos RA: 2851994693
Renata Azevedo da Silva RA: 1821594936
TUTOR EAD: Elaine Cristina Martins de Freitas
CUIABÁ/MT
10/2016
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO................................................................................................5
1 - SOBRE FORMALIZAÇÃO DO MEI..........................................................6
1 - A) MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL.............................................6
1 - B) PESQUISA E CADASTRO..................................................................7
1 – C) CARGA TRIBUTARIA E POS CADASTRO.......................................7
2 - FLUXO DE CAIXA...................................................................................9
3 – A SIMULAÇÃO DE EMPRÉSTIMO.......................................................11
4 – DIREITOS HUMANOS DO TRABALHO...............................................12
5 – LEVANTAMENTO QUANTITATIVO POR ESPÉCIE............................14
CONIDERAÇÕES FINAIS...........................................................................15
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS............................................................16
RESUMO
Diante da problemática apresentada e da situação de informalidade vivida por nossa personagem André e sua filha Carla, usufruímos dos nossos conhecimentos em estatística, matemática financeira, Direitos Humanos e Direito Empresarial para nortear a formalização de André como MEI e dar novos ares ao seu negócio, tornando-o formal, lega, lucrativo, ético e eficaz.
Nossa consultoria foi iniciada na formalização do MEI, organização financeira, fluxo de caixa, calculo de empréstimos para investimento no crescimento do negócio e legalização do vinculo empregatício de Carla na empresa, dando assim amparo jurídico a atividade de André.
Palavras-Chave: Renda. Microempreendedor. Controle. Cálculos. Conhecimentos.
INTRODUÇÃO
Diante da atual crise financeira que o nosso pais enfrenta e o crescente aumento das taxas de desemprego, muitas pessoas vêem no empreendimento individual a oportunidade de gerar renda de forma independente e eficaz para sua subsistência, André tinha como objetivo agregar renda ao seu salário com a venda de salgados mas o negocio mostrou-se tão promissor que ele resolveu largar seu trabalho formal e se dedicar exclusivamente ao seu negócio.
Para que André possa extrair ao Maximo as oportunidades de seu negócio é importante que trabalhe de forma legalizada, organizada e eficaz.
Com o uso de nossas disciplinas norteadoras, Contabilidade Intermediaria; Estatística; Direitos Humanos; Matemática financeira e Direito Empresarial e Humano, vamos orientar André a formalizar seu negócio, lucrar mais a partir de seus ganhos, reinvestir parte de seu lucro e a fazer crescer sua empresa, vamos demonstrar qual a importância de manter a dignidade da pessoa humana e da separação de relações interpessoais de relações trabalhistas demonstrando como Carla deve ser remunerada e tratada como colaboradora do negócio.
1 – Sobre a formalização do MEI
A Formalização do MEI é gratuita e
todos os empreendedores informais ou não, que faturam até R$ 60 mil por ano e que possuem no máximo um funcionário, podem se cadastrar.
Para se inscrever, não poderá ter participação em outra sociedade.
1 – A) Microempreendedor Individual – MEI.
André pode se tornar um micro empreendedor individual, pois se considera MEI o empresário individual que tenha auferido receita bruta, no ano-calendário anterior, de até R$ 60.000,00 (sessenta mil reais).
André pode contratar um único empregado (a) O valor referente ao custo de contratação de um empregado pelo Microempreendedor Individual é de 11% sobre o salário mínimo ou piso da categoria.
O salário contratual do empregado deve ser o mínimo permitido em lei, ou seja, o salário mínimo previsto em Lei Federal ou o piso salarial da categoria definido por convenção coletiva, que pode ser consultada no portal do Ministério do Trabalho e Emprego.
André pode usar sua cada como Sede da empresa. A liberação vale somente nos casos em que a atividade não precisar de um local próprio para ser exercida.
1 – B) Pesquisa e Cadastro
A primeira coisa a ser feita é verificar se atividade que o indivíduo exerce está dentro das permitidas como MEI, acesse a Lista de atividades permitidas.
O Cadastro é feito pelo site do portal do empreendedor, são 5 etapas muito simples para o cadastro todas elas online.
Será necessário que Andre informe seus dados pessoais, identifique a empresa e escolha seu nome fantasia, marque as atividades que sua empresa desenvolve, informe endereço de contato e endereço onde a empresa funcionará e na quinta etapa ele deve concordar com alguns termos e declarações. Para essa fase de preenchimento, existe um manual elaborado pelo próprio portal do empreendedor: Manual do Processo Eletrônico de Inscrição do MEI.
...