A Análise Transacional
Por: Regina Yokomi • 10/9/2020 • Resenha • 364 Palavras (2 Páginas) • 341 Visualizações
Por que é importante que os líderes conheçam as questões relacionadas à Análise Transacional? Como isso pode interferir de maneira positiva na organização? "
"Todo processo de mudança e direcionamento dos negócios da empresa começam pela camada de liderança. É papel dos colaboradores em cargos gerenciais retransmitir os valores e cultura da empresa para aqueles que estão sob a sua hierarquia. Para isso, consciência e fortalecimento emocional são imperativos. " ( Mai 22, 2018, sem nome de alto)
Todo e cada processo de mudança da negociação de determinada empresa iniciasse pelo nível superior, é papel da lideranças repassar os valore da empresa para seus supordinados e os demais.
Em estudos, houve o desenvolvimento de metodos para analisar perfil de profissionais, e como se relacionam dentro do local , indicando uma direção, para crescimetno pessoal dentro deste local.
A análise transacional se encaixa em um desses métodos, por volta dos anos Eric Berne, psiquiatra americano, desenvolveu método de abordagem psicológica onde visa entender como as pessoas funcionam e interagem, com três diferentes estados de ego. ( maneira de pensar, sentir e comporta a cada estado de ego) o segundo é o estado de ego Pai (valores e crenças) e estado de ego Criança (emoções), ou o estado de ego Adulto ( racional, análise da realidade). Segundo o método de Eic Berne, todos os estados de Ego devem estar em equilibrio, para assim para suas respostas serem compativeis com a realidade.
Nos dias atuais, são encontados lideres que se encaixam fora do padrão ideal da estrutura de ego, sendo assim desequilibrando o local de trabalho, aumetando uma Ego torna uma possivel "lideranças tóxica", alguém que nçao irá proporcional que o local seja produtivo, pois falta a capacidade de motivar e entender as necessidades da equipe. Em casos graves podem ocorrer epsódios que a empresa pode arcar com consequencias jurídicas.
O principal desafio destar empresas é "chegar" ao líder que consiga equilibrar os egos de maneira possivel, em considerações atuais, o ego Adulto, a razão deve ser o principal, e equilibrar valores e inteligencia emocional, tendo a visão de que todas as areas desta organização se completam devendo haver um bom controle de entendimento emocional, regida pela empatia.
...