Liderança Transacional
Monografias: Liderança Transacional. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 26/8/2014 • 429 Palavras (2 Páginas) • 998 Visualizações
Liderança transacional: é aquela baseada na autoridade, recompensa e troca. É a liderança que leva o funcionário a fazer o que precisa ser feito. Este tipo de liderança precisa estar presente nas organizações, porque é a base do fazer acontecer e está alicerçada nos controles. Precisa existir em todos os estágios do ciclo de vida das organizações.
Líder Transacional: conduz ou motiva seus seguidores na direção das metas estabelecidas por meio do esclarecimento dos papéis e das exigências das tarefas.
Transacionais
Recompensa contingente: negocia a troca de recompensas pelo bom desempenho, reconhece as conquistas.
Administração por exceção (ativa): procura e observa desvios das regras e padrões, tomando atitudes corretivas necessárias.
Administração por exceção (passiva): intervém apenas quando os padrões não são alcançados.
Laissez-Faire: abdica das responsabilidades, evita a tomada de decisões.
Líder transacional: Recompensa contingente: negocia troca de recompensas por esforço, promete recompensas por bom desempenho, reconhece realizações. Administração por exceção (ativa): observa e procura desvios das regras e padrões, toma medidas corretivas. Administração por exceção (passiva): apenas intervém quando os padrões não são cumpridos. Loissez-foire: abdica-se de responsabilidades, evita tomar decisões.
Liderança Transacional.
A ideia fundamental que sustenta a liderança transacional é o processo associado ao reconhecimento dos desempenhos alcançados. As necessidades e desejos dos subordinados são satisfeitas e reconhecidas se os subordinados desenvolverem o esforço necessário para realizar a tarefa. “A liderança transacional refere-se à relação de troca entre o líder e os subordinados para responder aos seus próprios interesses” (Bass, 1999, p.10). Este tipo de motivação fornece energia e orienta as pessoas para a realização das tarefas atribuídas. Esta abordagem, caracterizada pelo reforço contingente positivo ou negativo, embora seja muito utilizada em situações de treino, é limitada aos fatores de troca de primeira ordem (Bass & Avolio, 2004). No meio militar o elogio, o louvor, a recompensa ou o recurso a ações disciplinares são ações apontadas nos regulamentos PARTE I – PERSPECTIVAS ECOLÓGICAS: DA INTELIGÊNCIA PRÁTICA AO COMANDO E LIDERANÇA - 66 - como procedimentos para alcançar a missão. A recompensa é contingente se o subordinado desempenhar o papel e as tarefas previamente indicadas. Na sua forma construtiva, o líder trabalha com os seus elementos estabelecendo acordos para a realização das tarefas com base na negociação e entendimento mútuo, especificando qual a recompensa prevista se o resultado esperado for alcançado (Bass & Avolio, 1997). Na sua forma corretiva, há uma monitorização dos objetivos, esperando ou antecipando a ocorrência de erros e desvios à norma estabelecida.
Na liderança transacional, existe uma troca (seja política, econômica, psicológica) entre o líder e o seguidor, enquanto ambos acreditarem que isso irá beneficiá-los.
É uma transação, pura e simples.
...