TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Auditoria Independente

Por:   •  26/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.564 Palavras (7 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 7

RESUMO

A auditoria independente foi criada pelos bancos para analisar a situação das empresas, com a finalidade de aumentar o grau de confiança da contabilidade das empresas, para possíveis empréstimos.

O auditor independente tem como função construir um relatório expressando sua opinião sobre os números do balanço financeiro auditado. O que faz com que a informação transmitida seja um investimento mais seguro tornando a aplicação do capital algo mais claro e confiável. Caso o auditor detecte fraude ou erro nos dados da empresa auditada, ele deve comunicar aos encarregados da empresa.

Por conta da importância da profissão, há um grande número de regulamentações, seja por órgãos nacionais ou internacionais.

Palavra-Chave: Auditoria, Independente, Contabilidade, Empresa, Regulamentação.

SUMÁRIO

1.0.INTRODUÇÃO.......................................................................................................2

1.1.Objetivo..................................................................................................................2

1.2.Justificativa.............................................................................................................2

1.3.Metodologia............................................................................................................2

1.4.Revisão Literária....................................................................................................2

2.0. AUDITORIA INDEPENDENTE..............................................................................3

2.1.Conceito.................................................................................................................3 2.2.Objetivos................................................................................................................4 2.3.Profissionais envolvidos.........................................................................................4 2.4. Tipos de clientes....................................................................................................4 2.5. Produtos e serviços...............................................................................................5

3.0. CONCLUSÃO........................................................................................................7

4.0. REFERÊNCIA.......................................................................................................8

1.0. INTRODUÇÃO

Uma das palavras de ordem do ramo dos negócios é confiança. Nenhum investidor financeiro irá aplicar dinheiro na sua empresa se ele não apresentar informações financeiras e contábeis que transmitam segurança. É aí que entra a auditoria independente. Ela tem o objetivo de assegurar a eficiência na aplicação de recursos de forma transparente e imparcial.

O trabalho de auditoria independente começa pelo entendimento da empresa, dos seus controles internos e do ambiente no qual ela está inserida. São, então, identificados os riscos relacionados ao negócio e seus eventuais impactos nas operações. Ela permite, também, a identificação de erros e falhas (efetivos ou potenciais), permitindo à empresa aperfeiçoar e corrigir seus processos e rotinas.

1.1. Objetivo

Apresentar a auditoria independente e suas respectivas funções. Identificar todos os passos necessários para se tornar um auditor independente.

1.2. Justificativa

A auditoria independente é de grande importância, ela tem o papel de analisar e relatar de forma imparcial a situação de uma empresa. Fazendo com que haja uma fiscalização em torno do departamento contábil, o que torna a informação mais segura.

1.3. Metodologia

O estudo foi desenvolvido a partir de pesquisas bibliográficas, os conceitos analisados foram: “Normas Brasileiras de Contabilidade”, “Auditoria Contábil”. O principal autor que contribuiu com o trabalho foi: Yoshitake (2009).

1.4. Revisão Literária

‘’Art. 1° O contador regularmente registrado no Conselho Regional de Contabilidade (CRC) terá direito ao registro no Cadastro Nacional de Auditores Independentes (CNAI) do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), desde que aprovado no Exame de Qualificação Técnica’’. – Normas Brasileiras de Contabilidade; Auditoria Independente.

‘’A expressão auditoria contábil pressupõe que há relacionamento entre contabilidade e auditoria. A contabilidade produz informação que pode ser auditada em razão de ser qualificável e verificável e haver um critério ou padrão que possa ser utilizado nesse confronto. Isto significa, portanto, que o auditor precisa conhecer a contabilidade para poder, criticamente, avaliar a informação e comunicar o resultado da sua opinião para terceiros interessados na informação contábil de uma empresa específica (auditada)’’. – Auditoria Contábil. Yoshitake, Mariano.

2.0. AUDITORIA INDEPENDENTE

No Brasil, apesar de as primeiras empresas terem iniciado sua atuação no início do século XX, a profissão de auditor só foi regulamentada em 1965. Essencial para a proteção dos usuários das DC(demonstrações contábeis), a auditoria independente foi criada a partir do crescimento das empresas, que com o passar do tempo passaram a investir mais recursos em suas operações e consequentemente buscaram novas formas de investimento, como empréstimos bancários. Os bancos que emprestam a essas companhias, entre outros agentes do mercado, acompanham de perto a situação das empresas e usam, em sua análise, diferentes instrumentos, sendo que auditoria independente é apenas mais um deles.

Dessa forma,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.6 Kb)   pdf (58.6 Kb)   docx (16.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com