A CONTABILIDADE
Por: Edinhojose • 20/8/2017 • Trabalho acadêmico • 1.775 Palavras (8 Páginas) • 290 Visualizações
[pic 1]
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE VÁRZEA GRANDE
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO
CONCEITOS
VÁRZEA GRANDE – MT
2014
WILMA DONATA
CONCEITOS
Trabalho apresentado a Disciplina Contabilidade Gerencial do UNIVAG – Centro Universitário para o Curso de Administração, sob orientação do Prof. Miguel Stockle Arantes.
VÁRZEA GRANDE – MT
2013
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 4
2. DESENVOLVIMENTO 5
2.1. O que é Contabilidade 5
2.2. O papel do Contador 6
2.3. O papel do Administrador 7
2.4. A importância das informações gerenciais na estratégia da empresa 7
2.5. A importância do controle da gestão 8
2.6. A importância da contabilidade gerencial 8
REFERÊNCIAS 10
1. INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem por objetivo apresentar conceitos sobre a contabilidade, o papel do contador, do administrador de empresas, a importância das informações gerenciais na estratégia da empresa, do controle da gestão contábil, bem como da contabilidade gerencial.
2. DESENVOLVIMENTO
2.1. O que é Contabilidade
Para Hendriksen (1977, p. 100 apud Padoveze, 2012, p. 95), a contabilidade “é um processo de comunicação de informação econômica para propósitos de tomada de decisão tanto pela administração como por aqueles que necessitam utilizar-se dos relatórios externos”.
Assim sendo, o objetivo do controle patrimonial modifica-se facilmente num objetivo de comunicação de informação econômica, tanto para usuários internos e externos.
Ferrari (2008, p. 1) citando o pronunciamento do IBRACOM[1] aprovado pela CVM[2] através da deliberação 29/1986, onde diz que: “Contabilidade é, objetivamente, um sistema de informação e avaliação destinado a prover seus usuários com demonstrações e análises de natureza econômica, financeira, física e de produtividade, com relação à entidade objeto de contabilização”.
Para Monteiro (2013, p. 23) a definição da palavra Contabilidade tem modificado no tempo e no espaço, sendo que alguns a consideram como um sinônimo de escrituração, outros como uma ciência de natureza econômica, sendo difícil de estabelecer uma noção clara e ao mesmo tempo completa que abranja o campo de estudo da Contabilidade.
De acordo Chagas, (2005 p. 14): “Contabilidade é uma combinação de Ciência, Técnica e Arte que estuda, controla e interpreta os fenômenos verificados no patrimônio das entidades”.
“A contabilidade é uma profissão regulamentada, ou seja, possui um órgão responsável pela emissão de normas e pelo controle e fiscalização do exercício profissional, sendo esse órgão é o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) que possui uma representação em cada estado, formando os Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs)”. (COSTA, 2010, p. 13)
2.2. O papel do Contador
Para Delaméa (2001, p. 73), o profissional da contabilidade aplicada deve absorver a plenitude de suas funções na organização, em vez de colocar-se numa posição de inferioridade ou de “vítima do sistema”; ele deve empreender esforços pela transformação de sua situação na organização, e na sociedade, exigindo de si mesmo qualidade pessoal e profissional, dinamismo com competência e ética, quer dizer, deve ter autoridade moral para se fazer respeitar na organização e na sociedade.
Para Bangs Jr. (1999, p. 195), o papel do contador é ajudá-lo a obter as informações de que você necessita, quando a necessita e numa forma que lhe permita tomar melhor decisões. Isto não significa que o papel do seu contado em minimizar as suas obrigaçoes fiscais sejam sem importância. O seus principal trabalho é gerar um lucro, e assim você precisa pagar impostos e deveria dirigir o seu negócio de acordo. As considerações sobre impostos afetam a rentabilidade, mas são secundárias em relação ao objetivo principal.
Segundo Valentin (2010, p. 187), atualmente, o mercado exige que o prossional contabilista desempenhe um papel difente daquee exercício nos últimos anos. Os desafios de negócios atausi são globais e estratégicos, e os pressupostos que eram considerados válidos no passado devem ser substituídos, ou seja, o processo de decisão não pode ser com base apenas na experiência, mas necessita tmbém de informaçoes com qualidade.
Na opnião deste autor a permanência ou crescimento da empresa no mercado pode depender dos usuários de suas informações, que hoje, de forma ativia e diversificada, imprimem várias exigências ao comportamento empresarial. É necessário ao gestor da informação contábil elaborar informação contábil que tenha como objetivo provocar ação, cunhando-a como informação estratégica.
O exercício profissional do contabilista, nesse ambiente nem constante mudança, precisa evoluir acompanhando os fatos socioeconômicos, a constante evolução da tecnologia da informação e a diversificação das necessidades informacionais para poder cumprir uma das responsabilidade qe é o seu papel de comunicação da informação contábil. (VALENTIN, 2010, p. 187)
2.3. O papel do Administrador
Chiavenato (2007, p. 68), diz que: “o papel do administrador é extremamente multivariado e contingencial”.
Para este autor se o administrador atuar como um supervisor de primeira linha situado no nível operacional da empresa necessita lidar com as rotinas, normas e procedimentos responsáveis por regular a atividade dos seus subordinados que realizam tarefas ou então lidam com as tecnologias utilizadas pela empresa.
...