A CONTABILIDADE
Por: andreiapvieira • 9/5/2015 • Trabalho acadêmico • 1.743 Palavras (7 Páginas) • 244 Visualizações
[pic]
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 PLANEJAMENTO FINANCEIRO 4
2.1.1 ORÇAMENTO FLEXIVEL 5
2.2 DEMOSTRATIVOS CONTABEIS 5
2.3 METODOS QUANTITATIVOS 6
2.3.1 REGRESSÃO LINEAR 7
2.3.2 ESTATISTICA DESCRITIVA 7
2.4 SOCIEDADES ANÔNIMAS 7
2.5 ESTABELICIMENTO EMPRESARIAL 8
2.6 OBRIGAÇÕES TRIBUTÁRIAS E LANÇAMENTO 8
2.7 TRIBUTOS IMPRESARIAIS 8
3 CONCLUSÃO 10
4 REFERÊNCIAS 11
INTRODUÇÃO
Apresentarei neste trabalho a importância do planejamento financeiro, do orçamento flexível, as demonstrações contábeis, métodos quantitativos, sociedades anônimas, estabelecimento empresarial, obrigações tributarias e lançamentos e os tributos empresariais.
Vamos apresentar as funções matemáticas que estão sendo utilizadas na atualidade, os tributos que as empresas pagam no cotidiano, o que é orçamento e planejamento financeiro.
DESENVOLVIMENTO
1 Planejamento financeiro
O planejamento financeiro estabelece o modo pelo qual os objetivos financeiros podem ser alcançados, um plano financeiro é uma declaração do que deve ser feito no futuro. Com o crescimento da economia as empresas estão adotando o planejamento financeiro, assim os empresários podem atingir sua metas.
“O planejamento financeiro é um dos aspectos importantes para o funcionamento e sustentação de uma empresa, pois fornece roteiros para dirigir, coordenar e controlar as suas ações na consecução de seus objetivos.”Segundo Gitman
A necessidade de se comparar a planejamento com a execução é justamente evitar que asatividades não conduzam com o que foi planejado, podemos dizer que isso significa um controle. É fundamental para que consiga atingir seu objetivo sem o controle, você nunca saberá se esta no caminho certo ou errado e pode antecipar alguns fatos e evitar desvios desnecessários do seu objetivo.
“Durante o processo de planejamento, os orçamentos são combinados e em conseqüência os fluxos de caixa da empresa são consolidados no orçamento de caixa. Se houver um aumento nas vendas e levar a uma escassez na projeção de caixa, a administração pode adiantar quais as medidas que ira adotar para obter os recursos necessários com maior economia. Weston (2000)
Podemos traçar as metas, elaborar planos, possibilitando perceber a realidade, avaliar os caminhos, construir um referencial futuro, que organiza e define as ações a serem utilizadas para reduzir riscos, podendo tomar decisões a curto prazo e com muita segurança.
1 ORÇAMENTO FLEXÍVEL
O Orçamento Flexível centra-se na perfeita distinção entre custos fixos e variáveis, seguindo o volume de vendas enquanto o anterior sofrera o tratamento tradicional. Ele não assume nenhuma faixa de quantidade ou nível de atividade esperada, pois realiza um orçamento dos dados unitários e as quantidades a serem assumidas serão efetivadas no momento em que ocorrerem.
2.2 DEMONSTRATIVOS CONTABEIS
Balanço Patrimonial
No Balanço Patrimonial temos três elementos básicos, o ativo, o passivo e o patrimônio liquido, aonde apresentam a posição financeira patrimonial. Permitindo que seus interessados possam extrair informações precisas de todasituação, podemos evidenciar que o ativo é composto pelos Bens e Direitos da entidade aonde apresenta a parte positiva do patrimônio.
A estrutura de como era a demonstração contábil antes e depois da lei 6404/76:
[pic]
DEMONSTRATIVO DO RESULTADO DO EXERCICIO
Tem a função primordial de apresentar a situação econômica de uma instituição, sendo eles lucros ou prejuízos, apurados conforme os princípios contábeis do regime de competência, obtendo informações para tomadas de decisões.
FLUXO DE CAIXA
É uma grande ferramenta empresarial, aonde as empresas demonstram todas as suas operações financeiras realizadas, possibilitando melhores analises e decisões na aplicação dos recursos financeiros disponíveis. A demonstração de fluxo de caixa passou a ser obrigatória a partir do ano de 2008 pela lei 11.638/7, para todas as empresas, a demonstração de fluxo de caixa tem por objetivo demonstrar informações relevantes sobre pagamentos e recebimentos em dinheiro de uma empresa. Sendo uma demonstração que facilita aos investidores e credores, sobre a vida financeira da empresa.
DEMONSTRATIVO DO VALOR ADICIONADO
A demonstração do valor adicionado é um relatório contábil que apresenta informações de natureza econômica, atendendo as necessidades informacionais de diversos usuários da contabilidade, e de todas as pessoas que precisam dessas informações, informando também sobre a agregação e distribuição de valor ao negocio, apresentando com mais clareza as informações sobre o negocio.
“Demonstração do valor adicionado é o informe contábil queevidencia, de forma sintética, os valores correspondentes a formação da riqueza gerada pela empresa em determinado período e sua respectiva distribuição de empregados, financiadores de recursos, governos e acionistas.” Zalunca.
DEMONSTRATIVO DAS MUTACOES DO PATRIMONIO LIQUIDO
É a demonstração responsável por evidenciar toda situação do patrimônio liquido da empresa, sendo ela mais completa, de acordo com o artigo 186, parágrafo 2°, da lei S/A, sendo exigida pela CVM para as companhias abertas. A DMPL inclui também toda movimentação da conta de lucros ou prejuízos acumulados.
2.3 METODOS QUANTITATIVOS
2.3.1 REGRESSAO LINEAR
O maior objetivo da regressão linear é de possibilitar a previsão de comportamento de uma variável dependente a partir do conhecimento de uma ou mais variáveis independentes. A regressão linear é uma determinação da equação matemática que permite descrever e compreender a relação entre duas variáveis X e Y.
Com a regressão linear as empresas podem prever quanto vão vender a um determinado período.
2.3.2 ESTATISTICA DESCRITIVA
A amostra é um subconjunto de elementos pertencentes a uma população, a informação recolhida para uma amostra é depois generalizada a toda a população, as amostra podem ser aleatórias ou não aleatórias, representativas ou viciadas.
Segundo Cavalcante “A amostragem estuda as relações entre a amostra e a população extraídas da população, pode-se através dela determinar as diferenças observadas entre duas amostras são devidas ao acaso ou se são verdadeiramente significativas”.
Aamostragem é o estudo de um pequeno grupo de elementos retirado de uma população que se pretende conhecer, o censo envolve o exame de todos os elementos de um grupo, o censo tem o poder vantajoso quando a população é pequena e há necessidade de todas as informações sejam individuais, a desvantagem de realizar o censo é quando a população for infinita sendo impossível de ser coletadas, o tempo gasto pode ser um agravante, se as informações forem de extra urgência fica impossível pois demora, o custo e muito alto.
2.4 SOCIEDADES ANONIMAS
A sociedade anônima tem um formato característico de grandes empreendimentos, a qual normalmente é influenciada na Política e na Economia. Podemos dizer que a sociedade anônima e composta por acionistas que são titulares de ações aonde podem ser ordinárias tem os mesmos direitos a um sócio comum, como por exemplo o direito ao voto, ou preferenciais quando a possibilidade de receber com prioridade os créditos pelo bom desempenho da atividade.
Os acionistas podem ser pessoas físicas ou jurídicas, sociedade sempre empresaria e de capital, constituída através de um contrato social, as sociedades anônimas podem ser divididas em companhia aberta onde capta recursos junto ao publico e companhia fechada onde obtém recursos através dos próprios acionistas. A responsabilidade é limitada às ações subscritas, e os acionistas controladores e os administradores respondem pelo seus atos.
2.5 ESTABELECIMENTO EMPRESARIAL
Estabelecimento empresarial é todo complexo de bens organizado, para exercício da empresa, por empresário, ou por sociedade empresaria.Estabelecimento é o complexo de bens reunidos para a pratica de uma atividade econômica organizada pelo empresário ou por uma sociedade empresaria, ou titularizada pelo empresário na sua forma singular ou coletiva (GOTTHIL;MELO, 2008).
Dessa forma o estabelecimento e indispensável ao empresário é composto por duas formas de bens, os materiais que são (estoques, veículos, cadeiras, computadores etc.) e os bens imateriais que são (direitos de propriedade industrial, marcas, programas de computadores etc.)
2.6 OBRIGACOES TRIBURARIAS E LANÇAMENTO
As obrigações tributarias é a relação jurídica entre o Estado e o contribuinte de natureza obrigacional. Conforme art.113 do código tributário nacional. A obrigação principal surge com a ocorrência do fato gerador, tem por objetivo o pagamento de tributo ou penalidade pecuniária e extingue-se juntamente com o credito dela decorrente, a obrigação acessória decorre da legislação tributaria e tem por objetivo as prestações, positivas ou negativas.
O lançamento é um procedimento administrativo aonde verifica a ocorrência do fato gerador da obrigação correspondente, determinar a matéria tributável, calcular o montante do tributo devido, identificar o sujeito passivo.
A autoridade tem o dever de fazer o lançamento tributário sob pena de sua responsabilidade funcional, temos três modalidades de lançamentos são eles:
Lançamento por declaração: feito em face de declaração fornecida pelo contribuinte ou pelo terceiro, quando prestam a autoridade administrativa informações quando a matéria de fato indispensável asua efetivação, exemplo: entrada de produtos vindos do estrangeiro.
Lançamento de oficio: é praticada pelo sujeito ativo, pois o sujeito passivo não recebe nenhuma obrigação, exemplo IPVA e IPTU.
Lançamento por homologação: o sujeito passivo tem a obrigação de proceder com todas as fases desde o reconhecimento do ato praticado, identificação do tributo, declaração, deixando ao sujeito ativo apenas a possibilidade de conferencia do ato praticado pelo contribuinte, exemplo Imposto de Renda, ICMS, IPI e contribuições sociais.
Quando é identificado alguma irregularidade os lançamentos podem ser retificados.
2.7 TRIBUTOS IMPRESARIAIS
Temos varias espécies de tributos no pais, entre eles podemos colocar cinco categorias por exemplo: imposto, taxas, contribuições de melhorias , contribuições especiais e empréstimos compulsórios.
O imposto é o grupo mais conhecido dos tributos, e a imposição de um encargo financeiro sobre o contribuinte.
Taxas é a exigência financeira a pessoa jurídica para usar certos serviços fundamentais, imposta pelo governo ou alguma organização política ou governamental.
Contribuições de Melhoria é um tributo cuja obrigação tem por fato gerador uma situação que representa um beneficio especial auferido pelo contribuinte.
Contribuições especiais é de competência da União Federal, aonde existe algumas leis, podemos citar o PIS foi imposto criado para bancar atuações do Estado.
Empréstimos compulsório é um tributo obrigatório, consiste sua tomada compulsória de certa quantidade em dinheiro docontribuinte a titulo de empréstimo para que este o resgate em certo prazo, conforme os determinações estabelecidos por lei.
Temos alguns impostos como o ICMS, IRPJ e Contribuição Social, vamos ver um pouco mais destes impostos.
ICMS: é o imposto sobre operações relativas à circulação de mercadorias e prestação de serviços de transportes interestadual e intermunicipal e de comunicação, somente o governo dos estados do Brasil e do Distrito Federal tem competência para instituí-lo, tanto a pessoa física quanto a jurídica são contribuintes deste imposto.
IRPJ: o imposto de renda pessoa jurídica e aplicado em qualquer tipo de empresa individuais ou pessoas jurídicas inclusive aquelas que não são registradas, as pessoas jurídicas podem quitar o tributo de quatro maneiras diferentes:pelo simples, lucro presumido, lucro real ou lucro arbitrado.
Contribuição Social: incide sobre as pessoas jurídicas e entes equiparadas pela legislação e se destina ao financiamento, estando disciplinado pela lei n°.7.689/88. A alíquota varia ente 10% a 12%.
CONCLUSÃO
Vimos neste trabalho o quanto e importante para uma empresa fazer o planejamento financeiro, com ele temos precisão e os administradores podem tomar decisões sem correr riscos ou cometer erros.
Como tudo dentro de uma empresa depende da contabilidade, o contador deve se manter sempre atualizado e usar as ferramentas matemáticas e estatísticas nela temos resultado a curto prazo e a longo prazo, com elas temos como pesquisar e analisar dados de mercado.
...