TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CONTABILIDADE AVANÇADA

Por:   •  26/4/2021  •  Trabalho acadêmico  •  506 Palavras (3 Páginas)  •  89 Visualizações

Página 1 de 3
  1. Ações de fruição são ações que já foram amortizadas, ou seja, a companhia adiantou ao acionista a quantia que teria direito em caso de liquidação da empresa. Apenas o Estatuto Social ou a Assembleia Geral Extraordinária da companhia pode autorizar esta operação.

  1. PROVISÃO – expectativa de perda, que mesmo ainda não desembolsada efetivamente deriva de fato gerador já ocorrido, pelo princípio da competência contábil. Ex. provisão de férias, IR, 13º salário, etc.

                                                           

                                                   X

RESERVA – valores recebidos pelos sócios ou terceiros, que não aumentem capital. Pode se originar também de lucros não distribuídos aos proprietários. Não possui características de exigibilidade imediata ou remota.

  1. As características dos itens que podem ser inclusos na RESERVA DE CAPITAL são a de valores recebidos pela companhia que não representam contrapartida pelo esforço da empresa pela entrega de bens ou prestação de serviço, ou seja, operações com os sócios da companhia. Ex. Ágio na emissão de ações, doação feita por terceiros ou proprietários, etc.

  1. A principal característica dos itens que compõe os AJUSTES DE AVALIAÇÃO PATRIMONIAL é aumentar ou diminuir valores do ativo ou passivo enquanto estes estão refletidos no resultado do exercício.
  1. Reserva legal, reserva estatutária, reserva para contingências, reserva de lucros a realizar, reserva de lucros para expansão e reserva de incentivos fiscais.
  1. A base em termos de ações, que deve ser utilizada no cálculo do lucro por ação é: uma média ponderada de ações ordinárias, que corresponde ao número de ações ordinárias em circulação no início do período, ajustado pelo número de ações readquiridas ou emitidas durante o período, multiplicado por um fator ponderador de tempo.
  1. Para apurar o lucro líquido ajustado deve-se subtrair os valores destinados a reservas legais e de contingências do ano seguinte, e somar a reserva de contingências que não foi usada no período de apuração do lucro.
  1. Sim, o resultado pode ser registrado no patrimônio líquido, na conta reserva de lucros a realizar pois essa conta é destinada a parcela do lucro que ainda não foi totalmente realizada.
  1. O resultado deverá ser reconhecido no PL da empresa na conta lucros a realizar, pois o valor lançado ainda não foi totalmente realizado financeiramente, mas será futuramente, e assim poderá ser distribuído.
  1.  Sim, a empresa pode utilizar a reserva de contingencia antes destinada a geada para outro fato adverso que impacto o resultado da mesma forma.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (43.5 Kb)   docx (8.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com