A CONTABILIDADE E CONTROLE DE CUSTOS NAS EMPRESAS DE PEQUENO PORTE
Por: Celamendez • 23/3/2020 • Monografia • 4.958 Palavras (20 Páginas) • 294 Visualizações
[pic 1]
[pic 2]
[pic 3]
Belo Horizonte
2017
[pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
Belo Horizonte
2017
MARCELA SANTOS MENDES
CONTABILIDADE E CONTROLE DE CUSTOS NAS EMPRESAS DE PEQUENO PORTE
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Faculdade Pitágoras, como requisito parcial para a obtenção do título de graduado em Contabilidade.
BANCA EXAMINADORA
Prof(ª). Titulação Nome do Professor(a)
Prof(ª). Titulação Nome do Professor(a)
Prof(ª). Titulação Nome do Professor(a)
Belo Horizonte, ____ de dezembro de 2017
Dedicatória (será feito)
AGRADECIMENTOS
E.
MENDES, Marcela Santos. Contabilidade e Controle de Custos nas Empresas de Pequeno Porte. 2017. _____ páginas. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Contabilidade) – Faculdade Pitágoras, Belo Horizonte, 2017.
RESUMO
E.
Palavras-chave: P1; P2; P3; P4; P5.
MENDES, Marcela Santos. Contabilidade e Controle de Custos nas Empresas de Pequeno Porte. 2017. _____ páginas. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Contabilidade) – Faculdade Pitágoras, Belo Horizonte, 2017.
ABSTRACT
E.
Key-words: W1; W2; W3; W4; W5.
LISTA DE ILUSTRAÇÕES
Figura 1 – Título da figura 00
LISTA DE TABELAS
Tabela 1 – Título da tabela 00
LISTA DE QUADROS
Quadro 1 - Níveis do trabalho monográfico .............................................................00
LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS
ABNT Associação Brasileira de Normas Técnicas
SUMÁRIO
introdução 12
1. GESTÃO DE EMPRESAS DE PEQUENO PORTE 14
1.1. CONCEITOS GERAIS 14
1.2. EPP’s E A GESTÃO DE CUSTOS 15
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 18
introdução
A Contabilidade visa dimensionar a riqueza patrimonial, observando quais itens compõem este patrimônio e o quanto representam. Utiliza-se de todo instrumento que busque gerar informações que consigam dimensionar os fenômenos que afetam o patrimônio das organizações, com o intuito de contribuir para o controle e fluência das informações aos diversos interessados.
Dentre as várias possiblidades de atuação que a Contabilidade tem disponível, verifica-se que a Contabilidade de Custos centra sua atenção no estudo e dimensionamento no cálculo dos custos, além de levantar os resultados dos centros ou dos agentes dos processos produtivos, tendo como foco a atuação interna nas organizações.
As informações analisadas pela Contabilidade de Custos, através de seus critérios e técnicas específicas, apresentam de modo efetivo os problemas relacionados a identificar os gastos com a produção e otimizar a gestão das organizações. Dessa forma, como problema abordado nesta pesquisa, estabeleceu-se: quais informações relevantes a Contabilidade de Custos apresenta em seus relatórios para otimizar a tomada de decisão nas Empresas de Pequeno Porte?
Neste contexto, a escolha do tema veio de encontro em aliar a informação estratégica que a Contabilidade de Custos fornece para as organizações e as Empresas de Pequeno Porte (EPP) que precisam destas informações para manter-se competitivas no mercado e consequentemente continuar gerando emprego e renda no país.
O objetivo desta pesquisa é apresentar um estudo bibliográfico relacionado a Contabilidade de Custos vinculado ao gerenciamento de informações contábeis de forma efetiva para servir de base de tomada de decisão. Como objetivos secundários estabeleceu-se apresentar os conceitos sobre Empresas de Pequeno Porte, conceituar as atividades que a Contabilidade de Custos pode executar nas organizações e relatar as vantagens de se adotar os relatórios da Contabilidade de Custos na gestão estratégica.
Neste estudo a metodologia aplicada partiu da pesquisa bibliográfica, através de investigação em fontes acadêmicas como livros, artigos, teses e dissertações. Em outro momento, esta pesquisa é de cunho exploratório, pois pretende realizar uma pesquisa com o intuito de familiarizar-se com o fenômeno que está sendo investigado.
Estabeleceu-se como estrutura deste trabalho acadêmico o capítulo 1, contendo a introdução da pesquisa, objetivos, metodologia e demonstrando os pontos relevantes sobre a Contabilidade de Custos e sua importância nas Empresas de Pequeno Porte e os conceitos sobre Empresas de Pequeno Porte. O Capítulo 2 consiste na apresentação conceitual das atividades que a Contabilidade de Custos pode executar nas organizações. No capítulo 3 aborda-se as vantagens de se adotar os relatórios da Contabilidade de Custos na gestão estratégica. No capítulo 4 encerra-se a pesquisa com as considerações finais e a síntese da resposta norteadora da pesquisa, que consistiu no dimensionar das informações relevantes que a Contabilidade de Custos apresenta em seus relatórios para otimizar a tomada de decisão nas Empresas de Pequeno Porte.
...