A CONTABILIDADE GERENCIAL
Por: taismaralopes • 3/10/2018 • Relatório de pesquisa • 4.446 Palavras (18 Páginas) • 255 Visualizações
CONTABILIDADE GERENCIAL
2015
CONTABILIDADE GERENCIAL
2015
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 02
2. AS RELEVÂNCIAS DA CONTABILIDADE GERENCIAL 03
2.1 O Principal Objetivo da Contabilidade Gerencial 03
2.2 Os três macro conjuntos de informações 03
2.3 Os objetivos dos Sistemas Contábeis em termos gerenciais 04
2.4 Contabilidade Financeira e a Contabilidade Gerencial 04
2.5 As funções do Contador Gerencial 07
2.6 As características do Contador Gerencial 07
3. CUSTOS 09
3.1 Conceito 09
3.1.1 Classificação 09
3.1.1.1 Custos Diretos (CD) 09
3.1.1.2 Custos Indiretos (CI) 10
3.1.1.3 Comportamento dos custos 10
3.1.1.4 Custos Fixos (CF) 10
3.1.1.5 Custos Variáveis (CV) 10
3.1.1.6 Diferença entre Custos Variáveis e Custos Fixos 10
3.2 PERDAS 11
3.3 INVESTIMENTOS 11
3.4 BASES DE RATEIO 11
3.5 MÉTODOS DE CUSTEIO 11
3.5.1 Método de Custeio Variável (ou Custeio Direto) 12
3.5.2 Método de Custeio por Absorção 12
4. PROCESSOS 14
5. ORÇAMENTOS 16
5.1 Quadro com os principais componentes do orçamento de uma empresa Industrial 17
6. CONSIDERAÇÕES FINAIS 20
REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS 21
1. INTRODUÇÃO
A Contabilidade gerencial foi conceituada por Simon (apud Macintosh, 1994, p. 40) como um processo de “identificação, mensuração, acumulação, análise, preparação, interpretação e comunicação de informações usadas pelos administradores para o planejamento, avaliação e controle de uma organização”.
O crescimento dos negócios em tamanho, em complexidade e em diversidade geográfica ocorrido no século XIX levou os administradores a aperfeiçoar seus sistemas contábeis para possibilitar o fornecimento de informações necessárias para as várias decisões gerenciais, incluindo desempenho, avaliação, planejamento e controle. O estudo e a prática da Contabilidade gerencial foram desenvolvidos para produzir esses sistemas e fornecer as informações necessárias para a tomada de decisões gerenciais.
Tendo um breve entendimento conceitual, desenvolvimento do mercado e das necessidades dos administradores e empreendedores de buscar as informações extraídas por meio da Contabilidade gerencial, apresentaremos no decorrer do estudo os objetivos, sua interação com outros ambientes da contabilidade, e como esta ferramenta é um instrumento indispensável às empresas de todos os portes e aos profissionais da contabilidade para auxiliar na tomada de decisão.
2. AS RELEVÂNCIAS DA CONTABILIDADE GERENCIAL.
Neste primeiro momento responderemos as principais questões que norteiam a Contabilidade Gerencial, isto é, pontos importantes da atuação desta ferramenta de gestão, onde as respostas foram extraídas do artigo “Existe de fato uma Contabilidade Gerencial?” indicado pelo autor da ATPS para auxilio de nossa pesquisa, e com acréscimo de informações que o grupo jugou importante.
2.1. O objetivo principal da Contabilidade Gerencial.
Auxiliar a gerência na tomada de decisões é o objetivo precípuo da contabilidade gerencial, a identificação dos fatos contábeis e sua quantificação para estabelecer as diretrizes a serem adotadas pelos administradores devem acompanhar passo a passo o cotidiano empresarial. Neste particular compete ao contador gerencial evidenciar aquilo que é relevante ou irrelevante para ser objeto de análise, aliás, a simples aglomeração de dados é algo extremamente simples de se obter através dos atuais sistemas de informações computacionais, a relevância da contabilidade gerencial reside na identificação daquilo que realmente vai fazer a diferença na decisão de fabricar um bem ou adquirir de terceiros, deixar de produzir uma linha de produtos, terceirizar, enfim, cabe ao contador atuar para subsidiar o modelo para a decisão entre diferentes linhas de ação.
2.2. Os três Macroconjuntos de Informações.
Segundo a tipologia estabelecida por Padoveze (2000, p.34), existem três macro conjuntos de informações; o primeiro conjunto para satisfazer a alta administração da empresa, essas informações são caracterizadas por se apresentarem de forma sintética em grandes agregados a fim de possibilitar ao administrador uma visão conjuntural da empresa, tratam-se de informações sobre o todo empresarial e daí denominadas gerenciamento contábil global. Um segundo conjunto de informações, objetiva suprir a demanda da média administração, neste grupamento as informações são pouco mais detalhadas que a anterior, mas ainda contém elevado grau de sintetização, tais informações objetivam o estabelecimento de contabilidade por responsabilidade ou contabilidade divisional em que as informações contábeis qualificam e quantificam a performance de unidades, divisões, departamentos denominado de gerenciamento contábil setorial.
Por último temos o gerenciamento contábil específico, o qual fornece informações detalhadas relativas as atividades operacionais, neste conjunto de informações inexiste a visão de conjunto sendo as informações diretamente associadas a uma unidade e ou setor específico.
2.3. Os objetivos dos Sistemas
...