A CONTABILIDADE GERENCIAL
Por: BRAZCONDE • 30/5/2015 • Trabalho acadêmico • 1.290 Palavras (6 Páginas) • 159 Visualizações
INTRODUÇAO
Será demonstrado na primeira etapa através de um questionário informações sobre a importância da contabilidade gerencial na atuação profissional dos contadores e a relevância das informações fornecidas.
Gerenciamento contábil, onde foram definidos na segunda etapa, alguns conceitos.
Já na terceira etapa, foram coletadas informações no texto “ o custo variável, e o custo alvo como suporte as decisões de investimentos no desenvolvimento de novos produtos” que são de fundamental importância gerencial.
E por fim, na quarta etapa foi elaborado um quadro contendo os principais componentes do orçamento de uma empresa industrial que é de vital importância a introdução dos valores futuros dentro do sistema de informações contábil.
1-Qual o objetivo principal da contabilidade gerencial?
Objetivo é utilizar de um sistema de informações para registrar as operações da organização, para e interpretar relatórios que mesurem os resultados e forneçam informações necessárias para tomadas de decisões e para o processo de gestão: planejamento, execução e controle.
2- Quais os três macros conjunto de informações?
O primeiro conjunto para satisfazer a alta administração da empresa. Possibilitar ao administrator uma visão conjuntural da empresa, tratam-se de informações sobre o todo empresarial e daí denominado gerenciamento contábil global.
O segundo conjunto de informações objetiva suprir a demanda da média administração, neste grupamento as informações são pouco mais detalhadas que a anterior, mas ainda contém elevado grau de sinterização. As informações qualificam a performance de unidades, divisões, departamento denominado de gerenciamento contábil setorial.
O terceiro e último temos o gerenciamento contábil especifico, o qual fornece informações detalhadas relativas as atividades operacionais, neste conjunto de informações inexiste a visão de conjunto sendo as informações diretamente associadas a uma unidade e ou setor especifico.
3- Quais são os objetivos dos sistemas contábeis em termo gerenciais?
O objetivo é o controle operacional- fornece informações (FEEDBACK) sobre a eficiência e a qualidade das tarefas executadas.
Custeio do produto é do cliente –mensura os custos dos recursos para se produzir,
Vender e entregar um produto ou serviço aos clientes.
Controle administrativo- fornece informações sobre o desempenho dos gerentes e de unidades operacionais.
Controle estratégico- fornece informações sobre o desempenho financeiro e competitivo de longo prazo, condições de mercado preferência dos clientes e inovações tecnológicas.
4- Onde termina a contabilidade financeira e começa a contabilidade gerencial?
Os relatórios mais utilizados pela contabilidade financeira são: o Balanço Patrimonial, a Demonstração de Resultado, Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido, Demonstração de Fluxo de Caixa, Demonstração das Origens e Aplicações de Recursos.
A gerencial utiliza: orçamentos, Relatórios de Custo, Relatórios de Desempenho e outros facilitadores da tomada de decisão. Enquanto os primeiros possuem uma frequência regulamentada, anual, mensal, os últimos são elaborados de acordo com a necessidade da administração da entidade Padoveze.
5- Enumerar dez funções do contador gerencial?
1. Garantir que as informações cheguem as pessoas certas no tempo certo;
2. Fazer compilação, síntese e análise da informação;
3. Fazer planejamento perfeito com objetivo de ser chegar a um controle eficaz, ou seja, controlar as atividades da empresa;
4. Elaborar relatórios padrões para facilitar sua interpretação
5. Avaliar e assessorar os gerentes e o presidente;
6. Organizar o sistema de informação gerencial a fim de permitir a administração ter conhecimento dos fatores ocorridos e seus resultados;
7. Comparar o desempenho esperado com o real;
8. Pensar e planejar a administração tributária;
9. Elaborar e relatórios para o governo e entidades oficiais;
10. Proteger os ativos da empresa;
6- Quais são as características que o contador gerencial deve aprender?
Saber tratar refinar e apresentar de maneira clara, resumida e operacional dados esparsos, contidos nos registros da contabilidade financeira, de custos etc. bem como juntar tais informações com outras conhecidas não especificamente ligados à área contábil.
Gerenciamento contábil especifico, são informações que descem a um grau de detalhamento, a nível operacional.
Mapear e identificar as principais informações necessárias a avaliação dos serviços, avaliar a contribuição individual de cada serviço evidenciando a empresa medidas que venham a aprimorar o processo de gestão de custos e analises de produtos, otimizando o potencial de geração econômica dos resultados.
CUSTOS DIRETOS OU VARIAVEL, CUSTEIO POR ABSORÇÃO E CUSTO BASEADO EM ATIVIDADES.
Custos por absorção.
Custeio por absorção (também chamado “custeio integral”) é o método derivado da aplicação dos princípios fundamentais de contabilidade. Consiste na apropriação de todos os custos (diretos e indiretos, fixos e variável) causados pelo uso de recursos da produção aos bens elaborados e só os de produção, isto dentro do ciclo operacional inteiro.
O método de custeio direto, ou varável.
Atribui para cada custo uma classificação especifica, na forma de custo fixos ou custo variável. O custo final do produto (ou serviços) será a soma do custo variável dividido pela produção correspondente, sendo ou custos fixos considerados diretamente nos resultados do exercício.
Gerencialmente, é um método muito utilizado, mas por
...