TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

 A CONTABILIDADE NA GESTÃO EMPRESARIAL

Por:   •  13/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.805 Palavras (8 Páginas)  •  304 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10][pic 11][pic 12]

[pic 13]

[pic 14]

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO......................................................................................................

4

2 DISCUSSÃO ACERCA DO TEMA CHAVE....................................................

4

2.1 A CONTABILIDADE NA GESTÃO EMPRESARIAL................................

4

2.2 OS QUATRO ELEMENTOS DO PROCCESSO ADMINISTRATIVO................................................................................................

4

2.3 AMBIENTE NAS ORGANIZAÇÕES..............................................................

6

2.4 ASPECTOS JURÍDICOS PARA O  PROFISSIONAL DA CONTABILIDADE..................................................................................................

6

2.5 PRINCIPAIS OPERAÇÕES MATEMÁTICAS PRESENTES NOS CÁLCULOS CONTÁBEIS.....................................................................................

7

3. CONSIDERAÇÕES  FINAIS..............................................................................

8

REFERÊNCIAS........................................................................................................

9

        


1 CONSIDERAÇÕES INICIAIS

[pic 15]

O presente trabalho foi elaborado com a finalidade de demonstrar a importância da Contabilidade na gestão empresarial, o seu funcionamento e a sua participação no processo administrativo.

A Contabilidade é uma ferramenta indispensável na gestão da empresa, pois não se trata somente de fazer cálculos matemáticos para se obter o valor dos tributos, preparar a folha de pagamento ou atender a legislação.  

A competitividade da empresa, por exemplo, poderá estar ligada diretamente ao bom aproveitamento das informações geradas pelos relatórios da Contabilidade, pois, as informações bem utilizadas pelo gestor e aliadas ao não desperdício do valor empregado na sua geração vão repercutir de maneira muito positiva no patrimônio da empresa. O custo da geração das informações contábeis é relativamente alto para ser desconsiderado ou apenas empregado na elaboração dos livros diários, livro razão, conciliação contábil, inventários, etc.

A Contabilidade não pode inventar dados.  Ela deve espelhar o real estado financeiro da empresa, devendo, para isso, o contador conciliar a Contabilidade com os documentos e relatórios dos demais setores que geram dados contábeis. Desta forma, sócios, administradores e o contador não estarão sujeitos às penas da lei respondendo, inclusive, com seus próprios bens para sanar questionamentos tributários, civis, comerciais e/ou penais.

Nesse contexto, neste trabalho, trataremos primeiramente da importância da Contabilidade na Gestão Empresarial, logo, da participação da Contabilidade no Processo Administrativo, no Ambiente nas Organizações, nos Aspectos Jurídicos relevantes para o profissional da contabilidade e as principais operações matemáticas usadas nos cálculos matemáticos.

2. DISCUSSÕES ACERCA DO TEMA CHAVE

2.1 A Contabilidade na gestão empresarial: a importância da Contabilidade para as empresas e para o gestor

A Contabilidade é uma ferramenta indispensável na gestão empresarial. Isso porque ela nos fornece um leque de informações através de seus diversos relatórios como um simples demonstrativo de despesas e receitas, o importante Balanço Patrimonial, o que permite fornecer a situação financeira e o demonstrativo do resultado do exercício (DRE) evidenciando a situação econômica da empresa. [pic 16]

A Contabilidade não se responsabiliza somente por cuidar da parte fiscal e proporcionar dados necessários aos usuários externos, mas também por ajudar e fornecer ferramentas que possam repercutir na tomada de decisão do gestor de uma empresa.

De acordo com Maximiano (2000, p. 25), “A Administração é processo ou atividade dinâmica que consiste em tomar decisões sobre objetivos e recursos”. Marion (1998, p. 24) afirma que “A Contabilidade é o instrumento que fornece o máximo de informações úteis para a tomada de decisões dentro e fora da Empresa”. Com os dois conceitos citados podemos reiterar que a Contabilidade está interligada com a Administração, pois o empresário para administrar necessita de funções encontradas na Contabilidade tais como: organização, registro, análise e acompanhamento dos dados fornecidos por sua atividade.

A recepção e assimilação dos dados contábeis pela administração trazem as medidas corretas a serem tomadas frente aos planos econômico–financeiros e administrativos da empresa. As demonstrações contábeis devem ser o mais real possível, pois nem sempre tais demonstrações são o que se representam, o que leva o gestor a uma análise minuciosa.

Com isso, a Contabilidade analisa a transmite os dados de acordo com a necessidade do usuário em um processo integrado para a tomada de decisões.

2.2 Os quatro elementos do processo administrativo: planejar, organizar, dirigir e controlar

Os elementos do processo administrativo- planejar, organizar, dirigir e controlar- ajudam a melhor entendermos como funciona a Administração.

O planejamento serve para auxiliar a empresa e a partir do planejamento a faz seguir na rota do que pretende e aonde quer chegar, a ter um objetivo e traçar recursos para utilizar nas diversas circunstâncias, muitas vezes inesperadas, tanto dentro da organização como fora dela.

A organização de uma empresa começa com um organograma, a divisão de setores, as responsalibidades de cada colaborador, tendo em vista a missão e visão da empresa. Na organização podemos citar a maneira como a empresa irá trabalhar, seu espaço, horário, enfim, procedimentos e autonomia nos usuários da empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.9 Kb)   pdf (200 Kb)   docx (37.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com