A CONTABILIDADE NOS NEGÓCIOS EMPRESARIAIS
Por: Junıor Alves • 29/10/2021 • Seminário • 1.315 Palavras (6 Páginas) • 248 Visualizações
A CONTABILIDADE NOS NEGÓCIOS EMPRESARIAIS
Acadêmico :
Tutor:
Alan Silva
1. INTRODUÇÃO
A contabilidade é uma fonte indispensável para que as empresas tenham uma visão gerencial e cresça de forma segura. A contabilidade empresarial tem ganhado um grande espaço no cenário mundial onde se percebe o maior fechamento que abertura de empresas. Como se sabe, reverter um cenário negativo depende de uma boa gestão de negócios e é nesse quadro que os serviços contábeis tornam-se um importante aliado pois, mais do que apoiar a abertura de negócios e organização jurídica necessita-se também de atuação estratégica.
Contando com um bom planejamento estratégico e tributários tornam-se as atividades mais ágeis e confiáveis tendo maior embasamento para direcionar investimentos corretos. Neste cenário o papel dos profissionais contábeis aparece como grande tendência e passam a ser mais valorizados sendo assim mais requisitados pelas corporações.
Sabe-se que os benefícios de se contar com a contabilidade empresarial vai alem de lançamentos e controles contábeis e sim impactar nas estratégias de mercado e nas toadas de decisão dos gestores.
Neste trabalho teremos como objetivo compreender o que é a contabilidade empresarial nos negócios, sua finalidade bem como avaliar o processo de planejamento orçamentário em empresas de pequeno porte e ainda conhecer a importância da área e como coloca-la em pratica partindo do conhecimento de seus conceitos.
Enfim, este trabalho torna-se de grande relevância pois, a contabilidade é essencial para o sucesso de uma empresa. Embora muitas vezes tida como tarefa de fácil desempenho por leigos alguns erros se cometidos em sua praticas e estratégias podem culminar em problemas financeiros graves para as empresas. Então faz-se necessário se debruçar nas questões norteadoras para que se tome decisões acertadas tendo tranqüilidade em trabalhar sabendo que suas praticas esta de acordo com o mercado.
2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Para entendermos o que é a contabilidade empresarial e a sua importância conheceremos de forma breve a origem da contabilidade e o seu conceito. Apesar de não existir um conhecimento direto sobre quem inventou a contabilidade, sabe-se que é uma ciência nobre e antiga que se confunde com a evolução da história do homem, podendo assim dizer que a contabilidade iniciou-se de forma empírica com o homem primitivo. De acordo coma história da contabilidade, primeiramente esse processo de contagem era feito na memória dos homens, logo após surgiram gravuras e nestas gravuras continham figuras e números. Naquele período a contabilidade tinha como foco principal o controle, posteriormente com a evolução do homem tornava-se fundamental para o comércio, com isso a contabilidade passa ser de grande importância. Vários autores definiram a contabilidade. Vejamos:
Segundo Barros(2002,p.1) define a contabilidade como:
Ciência social que estuda e pratica as funções de controle e de registro relativos aos fatos da administração e da economia. Mas especificamente, trata-se do estudo e do controle do patrimônio das entidades (empresas). Isso é feito por meio dos registros contábeis do fatos e das respectivas demonstrações dos resultados obtidos (Barros, p.01)
Segundo Orrú(1990,p.12):
“a contabilidade é a ciência que estuda e controla o patrimônio das entidades”.
Na visão de Sá(1998, p.42) a contabilidade é:
Ciência que estuda os fenômenos patrimoniais, preocupando-se com realidades, evidencias, e comportamentos dos mesmos, em relação á eficácia das células sociais (Sá,1998)
Logo, pode-se afirmar que a contabilidade é uma ciência que visa estudar, controlar e revelar o real estado do patrimônio das empresas. Sendo assim, a contabilidade mostra-se necessária para qualquer empresa independente do tamanho, porte ou tributação. Sua finalidade é fornecer informações econômicas para vários usuários, como por exemplo: a investidores, fornecedores, bancos, sindicatos, funcionários, dentre outros.
Segundo Marion (2005,p.26):
O objetivo principal da contabilidade é o de permitir a cada grupo principal de usuário a avaliação da situação econômica e financeira da entidade num sentido estático, bem como fazer inferências sobre suas tendências futuras.
Conhecido o conceito de contabilidade conheceremos então o que é a contabilidade nos negócios empresariais. Como se sabe, a contabilidade empresarial é uma área que envolve todos os processos contábeis necessários para que uma empresa opere em pleno funcionamento, sobretudo em conformidade com o governo. Com isso, incluem-se aspectos fiscais, tributários, previdenciários, legais e trabalhistas. É também responsável por apoiar a gestão financeira da empresa, o que se dá a partir de analise, relatórios e orientações.
A contabilidade empresarial tem um papel muito importante no mundo coorporativo. Se uma organização não for capaz de verificar de forma correta a relação entre receita e despesa não será competitiva, com isso o controle das finanças e o patrimônio é um fator essencial para sobrevivência de qualquer negócio.
A importância da contabilidade nos negócios empresariais é a de buscar, orientar, e organização afim de manter a saúde dos negócios assegurando uma boa tomada de decisão. Isto faz com que satisfaça a necessidade e gere oportunidades esta a principal linguagem dos agentes econômicos. E ainda sabe-se que a contabilidade nos negócios tem como finalidade examinar, fiscalizar e ser agente controlador do patrimônio da organização.
...