A CONTROLADORIA: FUNDAMENTAL PARA GESTÃO DAS EMPRESAS
Por: ronnie.sousa • 20/3/2021 • Trabalho acadêmico • 4.368 Palavras (18 Páginas) • 166 Visualizações
CONTROLADORIA: FUNDAMENTAL PARA GESTÃO DAS EMPRESAS
Nome do orientador (obedecer a ordem alfabética) [1]*[2]*
RESUMO
Este trabalho buscou discorrer sobre o papel da controladoria na gestão das empresas e sua importância no apoio aos gestores das diversas unidades organizacionais na execução das atividades de cada área. Buscou-se trazer informações das atividades desenvolvidas pela controladoria de forma evidenciar sua relevância dentro do processo de gestão organizacional. Para tanto, foram realizadas pesquisas de cunho bibliográfico em bases acadêmicas relevantes e reconhecidas, como SciELO e Capes, utilizando-se buscadores associados ao tema, como controladoria, controller, indicadores econômicos e financeiros, resultados e demonstrações contábeis. O resultado apresentado na conclusão enfatiza o atendimento ao objetivo estabelecido, demonstrando a geração de indicadores, entre outras informações, que podem preventivamente indicar medidas de correções e aperfeiçoamento da gestão, evitando resultados indesejáveis, bem como a situação geral da empresa e necessidade de investimentos.
Palavras-chave: Controladoria. Apoio à gestão. Demonstrações Contábeis. Resultados.
ABSTRACT
This study sought to discuss the role of controllership in the management of companies and its importance in supporting the managers of the various organizational units in the execution of activities in each area. We sought to bring information about the activities developed by the controllership in order to highlight its relevance within the organizational management process. For this purpose, bibliographic research was carried out on relevant and recognized academic bases, such as SciELO and Capes, using search engines associated with the theme, such as controllership, controller, economic and financial indicators, results and financial statements. The result presented in the conclusion emphasizes the fulfillment of the established objective, demonstrating the generation of indicators, among other information, that can preventively indicate measures for corrections and improvement of management, avoiding undesirable results, as well as the general situation of the company and the need for investments.
Keywords: Controllership. Management support. Accounting statements. Results.
INTRODUÇÃO
Uma empresa pode ser vista como um organismo vivo, na forma de um sistema dinâmico, em constante mutação, relacionando-se com seu ambiente para a troca onerosa de recursos, sempre em busca de oportunidades.
Essa situação de manter-se sempre em movimento, incorporando novas tecnologias, desenvolvendo novos processos e ofertando novos produtos e serviços é fundamental para a sua sobrevivência e segue uma ordem lógica imposta pelo mercado, de manter-se constantemente competitiva sob o risco de sucumbir diante da concorrência cada vez mais globalizada.
De forma concorrente, mudanças em cenários macroeconômicos, como novas políticas públicas, ou processos de aquisições e fusões, expansão rumo a novos mercados, abertura de capital etc., têm transformado as organizações em entidades mais complexas, sendo necessário controles mais confiáveis, informações mais consistentes para a tomada de decisões que possibilitem o alcance dos resultados pretendidos e a perenidade do negócio.
Nesse contexto, o processo contábil como um todo mostra-se de extrema importância por trazer dados confiáveis, gerados e validados por áreas competentes, especializadas nas questões de controles e fiscais-legais, que traduzem a realidade da empresa quanto ao caixa, nível de endividamento, créditos, devedores duvidosos, resultados etc., controlando inclusive a situação do cumprimento das obrigações tributárias e normativas, dispondo, de acordo com as necessidades, de todas as informações para que os gestores da empresa tomem as decisões apropriadas, no curto, médio e longo prazo.
Assim, este estudo tem como finalidade responder à seguinte questão problema: a controladoria, como suporte ao processo de gestão, desempenha papel relevante para as organizações?
2. DESENVOLVIMENTO DO ARTIGO
2.1 A ORIGEM E DEFINIÇÕES SOBRE A CONTROLADORIA
De acordo com informações de Santos e Schmidt (2006, p.14) a área da controladoria “surgiu como uma resposta ao processo evolutivo natural das organizações no início do século XX, fundamentado na nova forma de gestão caracterizada pela delegação de autoridade e responsabilidade de muitas companhias.”
Segundo Marion (2005), a controladoria teve o seu surgimento no início do século XX, em razão de novas demandas dos mercados e a consequente necessidade de dispor de informações para a tomada de decisão dos administradores dos grandes grupos norte-americanas, tendo em vista o propósito de viabilizar um rígido controle para as empresas associadas (tanto no âmbito do grupo, quanto para subsidiárias e filiais), visto que um representativo número de organizações concorrentes, que haviam aproveitado as oportunidade decorrentes da Revolução Industrial, começou a se agrupar no final do século XIX, dando origem a grandes empresas, estruturadas sob forma de divisões, departamentos e setores, mas com uma administração e controles centralizados, sob único comando.
Assim, tem-se como fato inconteste que a controladoria surgiu para dar mais visão e aprimorar o conhecimento do processo de gestão e controle, tornando transparente a razão de uma organização existir e demonstrar quais fatores e processos poderiam contribuir (ou não) para maior efetividade de suas operações, de forma que se obtivesse a continuidade do negócio em razão da geração permanente de resultados econômicos positivos e consistente (LUNKES et al, 2013).
No Brasil, os processos direcionados para o controle contábil foram introduzidos na década de 1960, em razão da vinda de multinacionais norte-americanas que para cá trouxeram a mesma estrutura de gestão já testada e consolidada nos EUA, e aqui foram colocadas para serem replicadas (LUNKES et al, 2013).
Para os autores Mosimann e Fisch (2009, p.99), a controladoria pode ser entendida como o “conjunto de princípios, procedimentos e métodos oriundos das ciências de Administração, Economia, Psicologia, Estatística e principalmente Contabilidade, que se ocupa com a gestão econômica das empresas com a finalidade de orientá-las para eficácia.”
Para Padoveze (2016), a controladoria é uma unidade organizacional que coordena as informações das diversas áreas da empresa, mas que não assume a responsabilidade dos gestores pelos resultados obtidos e, sim, busca induzi-los a alcançar resultados positivos.
...