A Gestão de recursos humanos é uma tarefa fundamental para que os processos internos se estabeleçam adequadamente e as empresas
Por: ale2campos • 20/4/2015 • Trabalho acadêmico • 2.781 Palavras (12 Páginas) • 370 Visualizações
SUMÁRIO[pic 1]
INTRODUÇÃO............................................................................................................ 3
CONSIDERAÇÕES INICIAIS 4
DIAGNÓSTICO........................................................................................................... 5
PLANO DE AÇÃO 6
CONCLUSÃO 7
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 8
[pic 2]
INTRODUÇÃO
A gestão de recursos humanos é uma tarefa fundamental para que os processos internos se estabeleçam adequadamente e as empresas se desenvolvam, tem como principal finalidade planejar, organizar, desenvolver, coordenar e controlar pessoas que sejam capazes de promover o desenvolvimento eficiente de outros indivíduos dentro da organização.
O Planejamento de Recursos Humanos consiste em identificar o que deve ser feito para conseguir os colaboradores necessários à concretização dos objetivos da empresa. Para que o esse planejamento saia bem feito é necessário que os gestores dos RH conheçam a natureza dos objetivos da organização, o conhecimento do mercado de trabalho e das disponibilidades internas, assim como terem o domínio de técnicas de planeamento.
Entende-se que as empresas precisam de pessoas para o seu crescimento e desenvolvimento, da mesma forma, estas precisam das organizações para atingir seus objetivos pessoais.
Pensando nesses objetivos que os diretores da Supersoft concordaram com a contratação de um consultor de RH.
De posse ao “Dossié Supersoft”, foi nos dado este desafio. Esta consultoria fará um levantamento de todos os problemas pessoais e operacionais dos clientes internos e externos, medir o sentimento das pessoas em relação aos regulamentos, às regras, aos procedimentos, às recompensas, ao espírito de grupo e ao apoio dos superiores, etc.
CONSIDERAÇÕES INICIAIS[pic 3]
Em uma organização existem inúmeros recursos, chamados recursos organizacionais, dentre eles, o que mais se destaca por sua capacidade de aprender coisas novas, por suas habilidades e comportamentos é a pessoa.
Com isso, as organizações abrem mão de uma série de recursos para melhor desenvolver seus Recursos Humanos, agregando-lhes valor e capacitando-os cada vez mais. Sabe-se da importância das pessoas nas organizações, sendo fundamentais para que alcance o sucesso. Portanto atrair e manter talentos têm sido um grande desafio para os gestores de pessoas.
Foi observado que a empresa SUPERSOFT passa por sérios problemas
relacionados ao ambiente de trabalho. As políticas salariais e de recompensas não
são claras e geram dúvidas e insatisfações por parte dos colaboradores. O ambiente
físico não é adequado para alguns de seus colaboradores.
A contratação de um consultor em RH consultor pode melhorar o clima organizacional da empresa, pois fica mais próximo aos colaboradores identificando e
corrigindo as insatisfações. A transparência da gestão é uma forma para os
funcionários tirar dúvidas sobre o seu papel na organização ocorrendo uma menor
resistência às mudanças.
Ocorre também um fortalecimento da relação empresa-colaborador, pois além das
lideranças, o consultor interno de RH também se mostra um porta-voz da
organização junto aos colaboradores (BISPO, 2013). Evitando o absenteísmo e a
migração para a concorrência. Considerando o dossiê, sugiro a implantação de um
projeto que será desenvolvido para trazer melhorias para a organização, envolvendo
todos os funcionários e os proprietários através do levantamento das necessidades
existentes.
[pic 4]
DIAGNÓSTICO
Durante a análise da SUPERSOFT foi observado os seguintes problemas na infraestrutura funcional e gestão organizacional da empresa:
Dificuldades para trabalho em equipe: são funcionários muito habilidosos, porém não conseguem trabalhar de maneira efetiva com os outros departamentos. E, além disso, os gestores da empresa não tem uma visão holística da organização, o que dificulta ainda mais o processo, devido ao fato deles possuírem pensamentos divergentes.
Infraestrutura da Empresa: a SUPERSOFT possui uma copa que não é bem utilizada pelos colabores por não ser bem estruturada para uso. Além da falta de equipamento adequado a alguns funcionários.
Funcionários desmotivados: verifica-se no quadro de funcionários o baixo nível de motivação dos mesmos, e isso tem impactado diretamente o nível de produtividade e relacionamento. E para que o andamento da empresa seja crescente é necessário que os funcionários estejam motivados e sintam-se valorizados pela mesma, dessa maneira eles se sentirão bem e dispostos a dar o seu melhor por uma organização que os valoriza e dispõe de recursos para capacitação e aprimoramento de suas habilidades.
Políticas de Remuneração: na SUPERSOFT não existe política de remuneração para os funcionários. Isso gera um descontentamento e insatisfação com a empresa, ocasionando a queda da produtividade.
Adequação Salarial: a falta de clareza nos demonstrativos de pagamento gera muitas dúvidas e algumas insatisfações por parte dos funcionários.
PLANO DE AÇÃO
A empresa busca resultados e de outro lado os colaboradores desejam ser atendidos em suas necessidades. O planejamento de RH concilia os objetivos da empresa com os objetivos dos funcionários.
“O clima organizacional é favorável quando proporciona satisfação das necessidades dos participantes, produzindo elevação do moral interno. É desfavorável quando proporciona frustação daquelas necessidades,” CHIAVENATO (2006).
O atual Clima Organizacional da SUPERSOFT gera tensões, desinteresses, erros constantes e falta comunicação.
Para a melhora do clima organizacional da SUPERSOFT a sugestão é reservar uma porcentagem de 1% - 2% do faturamento mensal da empresa na viabilização da interação entre os funcionários na forma de eventos mensais como churrascos, caminhadas ecológicas, jantares ou almoços e alguns desses eventos com a participação das famílias dos funcionários. O planejamento desses eventos ficaria a cargo da Administração da empresa.
Na infraestrutura a SUPERSOFT deve equipar a copa da empresa, instalando pia, mesas e cadeiras, comprar eletrodomésticos, pratos e talheres permitindo que os funcionários possam fazer as refeições no ambiente. Além de ajudar os funcionários a gastarem menos não almoçando fora, ajuda no fortalecimento das relações entre os funcionários.
...