A Comunicação Empresarial
Por: AndressaPedro • 15/6/2015 • Trabalho acadêmico • 1.765 Palavras (8 Páginas) • 204 Visualizações
Exercício
Atividade de Aprofundamento, Reflexão e Produção textual da Unidade II
O carnaval da ciência, Marcelo Gleiser, Especial para a Folha de S. Paulo.
Procure refletir sobre as seguintes questões orientadoras para produzir seu resumo.
1 O que sugere o título do texto?
Homenagem carnavalesca a razão instrumental, isto é, a ciência. Carnaval prestigia o conhecimento científico: a ciência vai para avenida.
2 É possível concluir a formação do autor do texto? A partir de quê?
É possível a partir da linguagem e o raciocínio que ele constrói o texto, pois todo sujeito está situado dentro de um contexto e dialogando com uma situação, sendo influenciado e influenciando. Dito isto, o autor dialoga a partir de sua formação: “Fico orgulhoso de ver a ciência na avenida, em meio a muito samba, suor e cerveja. Afinal, a dança ocorre em vários níveis: das pessoas aos elétrons, prótons, neutrinos e às radiações as mais diversas, algumas vindas dos confins do espaço, outras daqui mesmo, tudo vibrando em frequências visíveis e invisíveis, espalhando conhecimento”.
3 O vocabulário e a estrutura do texto são adequados à proposta do enunciador? Que tipo de texto é esse, artigo, editorial, político, jornalístico, científico? Justifique sua resposta com elementos referenciais do próprio texto.
O vocabulário e a estrutura do texto são adequados à proposta do enunciador, pois este texto se caracteriza como um artigo argumentativo que trata de um determinado tema, com a defesa do ponto de vista do autor. Como o próprio autor argumenta, não é para aprender ciência: “Ninguém espera aprender ciência a partir de um desfile de carnaval. Mas se pode aprender sobre ciência e, ainda mais importante, por que certos indivíduos decidem dedicar suas vidas na busca por significados e conexões por trás de nossa limitada percepção sensorial do mundo natural”
“A Arte da Ciência no Tempo do Impossível, provando definitivamente que ciência também dá samba”
“Genial, essa iniciativa. Combinar a maior festa brasileira com ciência é ajudar a desmitificá-la
“Sem dúvida, alguns acharão que misturar samba com ciência é deturpar a seriedade do processo científico, transvesti-lo em algo que não é. Eu discordo. A ciência faz parte de nossa cultura e tem de ser vista como tal”.
“Fico orgulhoso de ver a ciência na avenida, em meio a muito samba, suor e cerveja”.
4 Retire do texto alguma passagem que justifique qual é o assunto/tema e a argumentação usada pelo autor para defender o ponto de vista dele.
“A Arte da Ciência no Tempo do Impossível, provando definitivamente que ciência também dá samba”
“Genial, essa iniciativa. Combinar a maior festa brasileira com ciência é ajudar a desmitificá-la junto a um público que, na maioria, tem pouco interesse por essas coisas.”
“Trazer essa busca pelo conhecimento para a passarela é um experimento que desbrava fronteiras culturais e que mostra grande coragem e inspiração do carnavalesco Paulo Barros e sua equipe”.
“A ciência revelando uma nova compreensão do espaço e do tempo, e a arte, uma nova forma de expressá-los. As duas fazem parte de nossa relação com o mundo. E ambas dependem da criatividade humana, da fusão de conceitos distintos, do sonho imaginativo e corajoso que consegue romper padrões estabelecidos e criar o novo”.
“Sem dúvida, alguns acharão que misturar samba com ciência é deturpar a seriedade do processo científico, transvesti-lo em algo que não é. Eu discordo. É justamente dessas novas roupas que a ciência precisa, para que seja apreciada por um número cada vez maior de pessoas”.
“A ciência faz parte de nossa cultura e tem de ser vista como tal. Se o seu significado tem de ser traduzido para que seja captado por setores maiores da população, que seja assim”.
“Fico orgulhoso de ver a ciência na avenida, em meio a muito samba, suor e cerveja”.
5 Qual a ideia-chave do texto?
Carnaval, Ciência, Criatividade e Arte.
6 Qual(is) ideia(s)-suporte do texto?
Arte e ciência: Combinar a maior festa brasileira com ciência é ajudar a desmitificá-la junto a um público. Ciência, arte e carnaval, frutos da criatividade e da cultura humana.
7 De acordo com o texto, é possível afirmar que criativo é sinônimo de inteligente? Comprove a resposta.
O texto apresenta, em uma de suas afirmações, a seguinte definição: “criativo é aquele que consegue ver conexões e estabelecer pontes entre assuntos”. Criatividade e inteligência fazem parte da condição humana. Logo, criatividade é uma forma de uso da inteligência, pois quem é criativo tem inteligência. Depende do indivíduo desenvolver o potencial criativo. Inteligência é uma função do cérebro. A inteligência é a capacidade de organizar as informações, fazer comparações, formular conceitos e propor soluções.
8 Que tipo de conhecimento prévio este trecho exige do leitor? Justifique a resposta.
Se Einstein falava de espaços curvos no início do século 20, e Bohr e outros, da descontinuidade inerente ao mundo atômico, Picasso e Braque falavam da decomposição da forma na pintura e na escultura, da reestruturação do espaço em sua representação gráfica. A ciência revelando uma nova compreensão do espaço e do tempo, e a arte, uma nova forma de expressá-los. As duas fazem parte de nossa relação com o mundo.
Exige conhecimento em Filosofia, Física, Arte e História, pois exige do leitor conhecer o contexto histórico, aquilo que os autores pensaram e defenderam e o que desenvolveram, bem como a intencionalidade.
9 De acordo com o texto, qual o pressuposto para se humanizar a ciência?
O “uso do sonho, da imaginação na criatividade científica, ajuda a humanizar a ciência”, a mostrar que ela também é fruto dos mesmos anseios e dúvidas que afligem a todo ser humano, na busca de compreensão da realidade. A ciência faz parte da realidade humana na criação de significados, de compreensão do mundo. Para ser humanizada, deve ser compreendida como fruto da capacidade humana, cultura e criada por ele. Faz parte do cotidiano e deve ser compreendida por todos e acessível a todos.
...