TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Contabilidade

Por:   •  7/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.841 Palavras (8 Páginas)  •  162 Visualizações

Página 1 de 8
  1. Como podem ser conceituados os objetivos da Contabilidade? Comente os principais aspectos envolvidos ao alcance dos objetivos traçados.

O objetivo da Contabilidade pode ser conceituado de duas formas distintas, a primeira é fornecer aos usuários, de qualquer natureza um conjunto de informações que deveria atender a todos os usuários igualmente. A segunda é que a Contabilidade deveria ser capaz e responsável pela apresentação de cadastro de informações totalmente diferenciado, para cada tipo de usuário.

Apesar de não termos um consenso de qual seria a abordagem mais adequada a ser utilizada (a mesma informação a todos os usuários ou informações diferenciadas cada tipo de usuário) acreditamos que hoje por diversos motivos já exposto no material de apoio ter uma informação diferenciada para cada tipo de usuário ainda não é possível.

  1. Quais são as metodologias de pesquisa possíveis à Contabilidade? Comente cada uma delas.

Fiscal, A Contabilidade para fins fiscais serve apenas para que os órgãos governamentais responsáveis pela arrecadação possam cumprir o seu papel, isto é, cobrar e arrecadar os impostos. 

Legal, outra possibilidade que se apresenta ao contador, no momento de se defrontar com a necessidade de oferecer um tratamento contábil a um determinado evento ocorrido na organização, é verificar o que a legislação determina.

Ético, A abordagem ética à teoria da Contabilidade relaciona-se com os conceitos de justiça e verdade, isto é, os números contábeis contidos nas demonstrações deveriam ser verdadeiros e justos. Es

Econômico, à teoria contábil poderia ser interpretado como a utilização, na prática, de critérios de contabilização que induzissem determinados comportamentos econômicos mais amplos.

Comportamental A preocupação da Contabilidade, sob a ótica desta teoria, reside na avaliação da relevância da informação para a tomada de decisão do usuário.

Estrutural. considera que a elaboração e a divulgação de informações contábeis visando à representação e o auxílio à resolução dos problemas práticos enfrentados pelas empresas, deveriam ser baseados na estrutura dos conceitos erigidos na própria teoria de Contabilidade.

Enfoque Social Empresarial Por esta abordagem considera-se que a Contabilidade deve atender, com suas informações, não apenas aos interesses de proprietários e credores, como tem sido feito ao longo de décadas.

Sistêmico a Contabilidade deveria identificar os tipos de informações contábeis mais adequadas para cada tipo de usuário, e esforçar-se para fornecê-las, reconhecendo as limitações do usuário e suas próprias limitações em termos de reconhecimento e mensuração dos fatos econômicos a serem reportados.

  1. Qual a metodologia de pesquisa oferece maiores possibilidades de desenvolvimento para a teoria da contabilidade? Por qual razão?

Enfoque Sistêmico, pois permite uma variada gama de possibilidades para o sistema de informações contábeis de uma entidade, e propicia a exploração dos conceitos e mensurações contábeis com todas as suas potencialidades.

  1. Como você definiria o campo de conhecimento chamado "Contabilidade"?

A contabilidade é um sistema de conhecimentos que estuda nas suas várias dimensões, os fenômenos patrimoniais por metodologia racional, com as condições de generalidade, certeza e busca das causas, em nível qualitativo alcançando um específico e ideal modelo de comportamento patrimonial.

  1. Qual o papel desempenhado pela contabilidade no desenvolvimento do capitalismo?

A Contabilidade era fundamental para mensurar o desempenho, a produtividade e a lucratividade. A literatura contábil da época enfatizava o objetivo gerencial das informações contábeis visando o planejamento e o controle da produção. Estavam em evidência estudos sobre custo-padrão, cálculo do ponto de equilíbrio, margem de contribuição, análise de custo-volume-lucro, metodologias de rateio de custos fixos, e etc.

O surgimento do sistema econômico sob o regime capitalista exigiu da sociedade a busca por prestação de contas e consequentemente a demanda por informações.

contábeis adequadas a uma nova necessidade.

  1. Analisando-se a evolução histórica do desenvolvimento da teoria contábil norte-americana, qual o fato que você entende ser o mais marcante ou que tenha se tornado seu divisor de águas? Justifique a sua resposta.

A Quinta-Feira Negra, os investidores perderam centenas de milhões de dólares no mercado acionário. Era o início da Grande Depressão, que durou até a Segunda Guerra Mundial. Esse episódio até hoje enseja estudos e oferece lições a todos os países do globo. Assim, o processo de regulamentação contábil que tomou conta do mundo. É importante frisar que todo esse movimento pró-uniformização foi gestado por organizações privadas, e não a partir de uma imposição governamental.

  1. Quais são os principais marcos do crescimento do conhecimento contábil? Comente cada um deles.

O desenvolvimento da Contabilidade está associado com o desenvolvimento social, econômico e institucional das sociedades. Não por acaso, a prosperidade dos povos impulsionou a evolução desta ciência e das teorias contábeis.

A história da Contabilidade confunde-se com a própria história da humanidade. Antes mesmo de dominar a escrita, quando ainda vivia nas cavernas, o homem pré-histórico fazia desenhos dos animas que caçava nas paredes (pinturas rupestres); riscos representavam a quantidade de feras capturadas (Sá, 2010). Assim nascia a escrituração contábil, primitiva é verdade, mas que atendia à necessidade de controlar e preservar os bens daquele indivíduo.

Na região da Mesopotâmia (atual Iraque) arqueólogos encontraram fichas de barro usadas para controle do rebanho e da produção agrícola, datados entre 8.000 a 3.000 a.C. (Santos et. al., 2011) Também eram utilizadas placas de argila para escrituração. Posteriormente surgiram envelopes e caixas de barro. Cada envelope ou caixa representava um bem, funcionando como um razonete: as fichas depositadas dentro do mesmo representava a quantidade de bens, direitos a receber e até mesmo obrigações.

No Egito Antigo, agricultores pagavam tributos oferecendo cereais e linhaça em troca do uso da água para irrigação. Como forma de recibo, “auditores fiscais” do Faraó desenhavam figuras de recipientes de cereais nas paredes de suas casas (Hendriksen, 2007).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13 Kb)   pdf (95.7 Kb)   docx (14.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com