A Contabilidade
Por: maryfeitosa • 22/5/2015 • Trabalho acadêmico • 1.795 Palavras (8 Páginas) • 168 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3]
[pic 4]
[pic 5][pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
[pic 11][pic 12]
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
2 OBJETIVOS _
3 DESENVOLVIMENTO _ 5
4 CONCLUSAO _ 9
5 REFERENCIAS ......... ...........................................................................................10
INTRODUÇÃO
A Contabilidade aplicada é necessária tanto nas empresas publicas quanto nas empresas privadas, há uma necessidade de mensurar os lucros contábeis e os custos de serviços prestados e a adequação aos limites orçamentários. E neste trabalho abordaremos o tema contabilidade aplicada e eixo norteadores o índice de sustentabilidade empresarial- BOVESPA. Neste mesmo será abordado a importância da lei de responsabilidade fiscal e agronegócio. A contabilidade aplicada abrange diversas áreas e com essas abrangências o mercado vão surgindo muitas oportunidades de atuação do profissional contábil.
OBJETIVOS
objetivo geral
O objetivo geral é descrever contabilidade a contabilidade aplicada, abordando com clareza e demonstrando que esta contabilidade esta presente no nosso dia-dia.
OBJETIVOS ESPECIFICOS
- É demonstrar os seguintes tópicos e seus respectivos significados tais como:
- O que LRF e quais seus objetivos.
- O que são relatórios resumidos de execução orçamentaria RREO em e quem este obrigado a elabora-los e a publica-los.
- Quais são os relatórios que compõem o RREO e seus prazos de publicações
- O que é o ISE-BOVESPA?
- A empresa ganha algo em integrar esse tipo de índice?
- Quantas empresas integram atualmente o ISE-BOVESPA?
- O que seria gerir o agronegócio?
- Que conhecimentos voce julga importante para um bom gestor do agronegócio?
- Voce acredita que a contabilidade aplicada aos agronegócios representa uma área em expansão para atuação do contador?
desenvolvimento
O governo federal com a aprovação de Lei de responsabilidade fiscal visou à implementação de medidas consideráveis inadiáveis no plano diretor da reforma do estado, como reformas econômicas orientada para o mercado, ajustamento fiscal mais duradouro, inovação dos instrumentos de politica social reforma da previdência social, aumentando a abrangência aumentando a qualidade dos serviços sociais e reforma do aparelho do estado para aumentar sua governança. Portanto a lei de responsabilidade fiscal é mais um passo para a modernização da administração publica.
Esta lei contribui para o exercício pleno da democracia por obrigar a administração publica a decidirem seus gastos com mais responsabilidade e esta mostrando com clareza informações sobre os recursos gatos. Esta lei é muito importante, pois, os contribuintes são obrigados a colocar aos governantes a pá de todos os gastos ocorridos.
O objetivo desta lei segundo marcos Nobrega (2002) são:
- Instruir uma gestão fiscal responsável com ênfase no controle de gasto continuado e no endividamento.
- Prevenir desvio e estabelecer mecanismo de correção e dessa forma punir administradores pelos desvios graves e por eventual não adoção de medidas corretivas
- Modificar profundamente o regime fiscal brasileiro dando um choque de transparência no setor publico com maior divulgação das contas publicas e ao mesmo tempo tornando-as mais inteligíveis.
- Ou seja, seu maior objetivo é a transparecia.
Os relatórios resumidos de execução de orçamentaria é o processo que consiste em programar e realizar despesas levando-se em conta a disponibilidade financeira da administração e o cumprimento das exigências legais. Esses relatórios tem periodicidade bimestral e auxilia o acompanhamento da realização orçamentaria. Os entes da federação definidos pela LRF deverão cada um emitir o seu próprio relatório orçamentário abrangendo todas as informações necessárias a verificação da consecução das metas fiscais e normas de que trata a lei
Em todos os demonstrativos os valores deverão ser expresso de maneira a não prejudicar a transparências das contas publicas, bem como deveram atender as necessidades do controle a ser excedido pelos órgãos competente e pela sociedade. Os valores deveram ser apresentados em unidade real.
Os relatórios que compõem o RREO são esses listados abaixo e deverão se elaborados e publicas em ate trinta dias após o encerramento do bimestre.
- Balanço orçamentário
- Demonstrativo da execução das despesas por função/subfunção
- Demonstrativo da receita corrente liquida
- Demonstrativo das receitas e despesas previdenciárias do regime geral da previdência social
- Demonstrativo das receitas e despesas previdenciárias do regime próprio dos servidores públicos.
- Demonstrativos de resultado nominal
- Demonstrativos de resultado primário
- Demonstrativo dos restos a pagar por poder e órgão
- Demonstrativo das recitas e despesas com manutenção e desenvolvimento de ensino
- Demonstrativos das despesas com saúde
Além desses demonstrativos citados acima deverão ser elaborados e publicados também em ate trinta dias após o enceramento do bimestre os seguinte:
...