A Contabilidade
Por: vasco4625 • 23/5/2015 • Trabalho acadêmico • 5.182 Palavras (21 Páginas) • 235 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
POLO DE FACUDADE ANCHIETA
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM PROCESSOS GERENCIAIS
[pic 1]
Carlos Eduardo de Carvalho
RA: 9420560826
DESAFIO PROFISSIONAL DO 1º BIMESTRE
Disciplinas:
Contabilidade Básica
Gestão de custos e formação de preços
TUTOR EAD Fábio Cerqueira
São Bernardo do Campo – SP
2015
SUMÁRIO
Introdução 3
Contabilidade 4,5,6,7,8
Principais Conceitos _ _ 8,9,10
Equações Básicas 11
Despesas, Receitas e Resultados 11
Equações Finais 12
Razonetes Verificação _ 12.13
Balancete de Verificação 14,15
Balanço Patrimonial 16
DRE 17
Tabela de custos e Despesas 17
Formação de preços 18
Provisões de situações 18
Conclusão 19
Referências 20
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivo mostrar a importância dos relatórios financeiros, sendo eles um instrumento de grande valia na tomada de decisões empresariais.
As demonstrações financeiras são relatórios contábeis que ajudam na tomada de decisões facilitando a visualização da posição patrimonial da organização.
O artigo 176 da lei 640/76 estabelece que a diretoria das empresas devem elaborar um relatório contábil para mostrar a situação patrimonial da mesma.
A contabilidade tem como um de seus atributos dispor de informações úteis para os seus inúmeros usuários e, talvez por isso, e diante de outras restrições naturais que impedem a geração de relatórios que atendam a todas as necessidades específicas, tem sofrido alguns questionamentos sobre as terminologias utilizadas.
O trabalho apresenta fatos relacionados ao Balanço patrimonial e ao Demonstrativo de Resultado do exercício proposto.
CONTABILIDADE
A contabilidade consiste em registrar episódios e ação administrativos para melhor visibilidade dos negócios. Diariamente ocorre na empresa fatos que podem ou não intervir no patrimônio, como a compra, venda, pagamentos e recebimentos.
É a contabilidade responsável por toda a engrenagem que é de armazenar, classificar, comprovar, auditar e analisar todos os fenômenos que ocorrem no dia-a-dia de uma empresa seja ela pessoa física ou jurídica, lucrativa ou não lucrativa, pública ou privada. Com essas ações a contabilidade fornece informações para a tomada de decisões, e é através da contabilidade que se pode ter o controle do capital de uma empresa.
A contabilidade tem como objetivo permitir o controle do administrativo sobre as ações da organização e permite um planejamento minucioso por meio das informações e orientações econômicas e financeiras. Em uma organização ocorre variação que se caracteriza a medida que pratica ação de natureza econômica e financeira exemplo: comprando algo vendendo algum produto consumindo um bem ou serviço. Essa variação pode ser aumentativas ou diminutivas do capital patrimonial.
Dessa forma, para distinguir a situação de uma empresa são utilizados os meios da contabilidade, pois quando esta registra, classifica, demonstra, avalia e interpreta todos os acontecimentos da empresa, possibilita o conhecimento da situação do patrimônio a qualquer momento. Chegamos a conclusão que objetivo da contabilidade e o patrimônio das organizações a fim de orientar e avisar os administradores sobre como está o patrimônio, qual foi sua alteração e se seus objetivos foram alcançados.
Os principais usuários são as pessoas que se usam da Contabilidade, que se interessam pela situação da empresa e buscam nos instrumentos contábeis as suas respostas. Podem ser divididos em: Usuários Internos e Usuários Externos.
Usuários Internos: são todas as pessoas ou grupos incluídas com a empresa e que têm facilidade de acesso às informações contábeis, tais como:
• Gerentes ou Administradores: para a tomada de decisões;
• Funcionários: com interesse em pleitear melhorias;
• Diretoria: para a execução de planejamentos organizacionais.
• Usuários Externos: são todas as pessoas ou grupos que tem facilidade de acesso direto às informações, mas que as recebem de publicações das demonstrações pela entidade, tais como:
• Bancos: interessados nos esclarecimentos financeiros a fim de analisar a concessão de financiamentos e medir a capacidade de retorno do capital emprestado;
• Concorrentes: interessados em conhecer a situação da empresa para poder agir no mercado;
• Governo: que necessita obter informações sobre as receitas e as despesas para poder atuar sobre o resultado operacional no que pertence a sua parcela de tributação e planejamento macroeconômico;
• Fornecedores: interessados em conhecer a situação da entidade para poder continuar ou não as transações comerciais com a entidade, além de medir a garantia de recebimento futuro;
• Clientes: interessados em medir a integridade da entidade e a garantia de que seu pedido será atendido nas suas particularizações e no tempo acordado.
O usuário interno principal da informação contábil na entidade moderna é a alta-administração, que pela imediação à Contabilidade, pode solicitar a elaboração de relatórios específicos para auxiliar na gestão do negócio.
Considera-se a importância da contabilidade em uma empresa para o acompanhamento do desenvolvimento empresarial seja para tomada de decisões administrativas, controle econômico e financeiro ou para avaliar as quantias que a empresa oferece para cumprir seus compromissos juntos ao seus clientes, fornecedores e principalmente ao fisco. Sua intenção é, como já classificamos, fornecer informações sobre o patrimônio. Informações de ordem econômica que promove a tomada de decisões por parte administrativa ou de proprietários como também por parte daqueles que pretendem investir na empresa.
Segundo Osnir Moura Ribeiro, mediante o conhecimento e aplicação de técnicas contáveis podemos ter um controle permanente e eficiente das gestões do patrimônio de uma empresa obtendo informações econômicas, financeiras ou de outra natureza.
...