A Contabilidade
Por: martinha07 • 24/5/2015 • Trabalho acadêmico • 2.566 Palavras (11 Páginas) • 241 Visualizações
SUMÁRIO
1-Introducão 3
2-Desenvolvimento.............................................. 4
2.1.1 Principal papel da Contabilidade.....................................................................4
2.1.2 Teoria da contabilidade ,e a legislacao na Gestao Empresarial...................7
2.1.3 Diferença entre o Estrese e Sindrome de Burnout, e a importancia da escrituracao contabil.................................................................................................9
3-Conclusão 11
Referência 12
1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho apresentara sobre o principal papel da contabilidade, as especificidades da área, a importância da Teoria da Contabilidade na Escrituração Contábil, também iremos abordar sobre a diferença existente entre o Estrese e Síndrome de Burnout.
Neste trabalho, será possível o conhecimento sobre os conceitos de Racionalidade e Burocracia que é de extrema importância na sociologia Weberiana par explicar o desenvolvimento da modernidade.
A metodologia utilizada foi a análise bibliográfica, enriquecida com a pesquisa na internet.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1.1 Principal papel da contabilidade
A contabilidade é uma ciência que permite, manter um controle permanente do patrimônio da empresa “Qualquer empreendimento que não possui escrituração contábil é uma organização sem memória, sem identidade e sem as mínimas condições de sobreviver ou de planejar seu crescimento”. Sua finalidade é registrar, controlar e demonstrar os fatos ocorridos no patrimônio para usuários ou podem ser internos ou externos com objetivo de fornecer informações sobre sua variação e composição. A contabilidade desempenha, em qualquer organização econômica, o mesmo papel que a História na vida da humanidade, sem ela não seria possível conhecer o passado nem o presente da vida econômica da entidade, não sendo também possível fazer previsões para o futuro nem elaborar planos para orientação administrativa.
O Novo Código Civil, entre seus vários artigos, no que diz respeito a classe contábil, apresenta uma grande novidade ao profissional desta área, reconhecendo a sua grande importância para organizações, sejam elas privadas ou públicas, com ou sem fins lucrativos e também para a sociedade de um modo geral, isto porque, é este profissional que irá gerir os números e fatos contábeis, que são instrumentos relevantes para as tomadas de decisões. A contabilidade que auxilia na abertura de uma empresa, ela que estará junto a órgão governamentais em nome de sua instituição para assegurar que esteja em perfeitas condições para iniciar no mercado, toda empresa seja ela qual for, precisa do apoio de alguém do mercado contábil é um dos pontos cruciais para que ela cresça com bases solidas e sucesso vindouro.
A contabilidade é, sem dúvida, uma das áreas que oferecem mais oportunidades para o profissional com diversidade como:
Empresa:
-Contador
-Controller
-Contador de Custos
- Analista Financeiro
-Auditor Interno
- Gerente de Impostos
Órgão público:
-Contador Pulico
-Tribunal de Contas
-Contador Militar
-Agente Fiscal de Renda
-Outros concursos públicos
Autônomo:
-Consultor
-Contador (Terceirizado)
-Auditor Independente
-Perito Contábil
Acadêmico:
-Professor
-Pesquisador
-Autor
-Palestrante
As empresas de menor porte, normalmente inexiste o Departamento Pessoal, pois as atividades são normalmente supridas pelo “Contador” da empresa. Já nas empresas de maior porte, podemos quase sempre encontra-lo, de estrutura meramente simples ou então até os mais sofisticados, em nível de Diretoria. Basicamente o Departamento Pessoal, é constituído por três setores: Admissão, Compensação e Desligamento.
O setor de Admissão de Pessoal tem por atribuição cuidar de todo o processo de integração do indivíduo na empresa, dentro dos critérios administrativos e jurídicos. Tem início na busca do profissional no mercado de trabalho, adequar nas funções do cargo e efetuar o registro de acordo com as conformidades da legislação do trabalho.
O setor de Compensação de Pessoal tem por atribuição cuidar de todo processo de controle de frequência, pagamento de salários e benefícios, bem como de pagamentos de taxas, impostos e contribuições. A partir da integração dos empregados na empresa, tem início no controle do fluxo de frequência o trabalho, elaboração da folha de pagamento, controle de benefícios e finaliza em cálculos de tributos.
O setor de Desligamento de Pessoal tem por atribuição cuidar de todo processo de desligamento e quitação do contrato de trabalho, estendendo-se na representação da empresa juto aos órgãos oficiais (DRT, Sindicato, Justiça do Trabalho, etc.) e cuidar de toda rotina de fiscalização. Tem início a partir do desligamento do empregado e termina quando
...