A Contabilidade Avançada
Por: Jeniffer Santos • 24/8/2023 • Trabalho acadêmico • 814 Palavras (4 Páginas) • 60 Visualizações
- Um imóvel alugado por uma empresa é classificado na contabilidade como imobilizado ou investimento?
O que vai determinar a sua classificação é a origem da receita dos aluguéis deste imóvel, ou seja, vai depender de sua utilização.
Se o imóvel foi alugado para fins de utilização das operações da empresa, ele será classificado como ativo imobilizado. Exemplo: Locação do imóvel para os funcionários da empresa.
Por outro lado, se o aluguel for destinado à valorização do capital a longo prazo e recebimento de aluguel, ele será classificado como propriedade para investimento.
Exemplo: Locação de uma sala comercial que pertence a empresa para outra empresa.
- Como é feita a avaliação dos Investimentos temporários a longo prazo?
Quando se tratar de títulos disponíveis para venda, a avaliação será feita pelo valor.
E quando se tratar das demais aplicações, a avaliação será feita pelo valor de custo na aquisição/emissão dos títulos.
- Em que momento as empresas reconhecem o resultado de seus investimentos?
No momento em que eles são gerados, ou seja, o valor do investimento é calculado com base no Patrimônio Líquido atualizado, da empresa investida. (dúvida)
- Quais são as duas principais características dos ativos intangíveis? Cite exemplos.
Os ativos intangíveis carecem de substância física e não são um instrumento monetário. Por exemplo, marcas e patentes; pesquisas e investimentos; fundos de comercio, licença de uso de software etc.
- Em que momento o investidor faz o reconhecimento da receita investida pelo método de custo de equivalência patrimonial?
A receita só e reconhecida após a declaração feita pela investida ou pagamento dos dividendos.
- O que acontece quando um instrumento financeiro é adquirido?
No momento da aquisição, o custo é reconhecido se equiparando ao Valor de fair Value (valor justo), ou seja, o valor de custo é igual ao valor justo.
- O que são Sociedades Controladas? Cite exemplos.
São empresas que controlam outras empresas de forma direta ou indireta.
Exemplos:
Controle de Forma Direta: Empresa A → Controla a Empresa B; Logo a Empresa B é uma Controlada e a Empresa A é uma Controladora.
Controle de Forma Indireta: Empresa A→ Controla as Empresas B e C → As Empresas B e C → Controlam a Empresa D; Logo a Empresa A→ Também Controla a Empresa D.
- Por que o Contrato de Opção pode ser viso como uma Apólice de Seguro?
Porque a opção de venda é como um Seguro de Automóvel, o que permite a recuperação de um valor predeterminado pelo ativo, mesmo que este tenha sido muito desvalorizado.
- Qual a função da DVA (Demonstração do Valor Adicionado), na Contabilidade?
A finalidade da DVA é demonstrar contabilmente as informações de natureza Social, que evidenciam o quanto de riqueza uma empresa produziu, ou seja, o quanto ela produziu de valor aos seus fatores de produção, e o quanto e de que forma essa riqueza foi distribuída, entre os diversos setores que contribuíram de forma direta ou não para a sua geração.
- De que forma é feita a distribuição da riqueza gerada pelo valor adicionado?
- Aos Empregados: como fonte de mão de obra
- Aos Investidores: como fonte de Capital Próprio
- Aos Financiadores: Como fontes de Capital de Terceiros
- Ao Governo: como fonte de remuneração por meio dos impostos, tendo como contrapartida os benefícios sociais que são oferecidos à sociedade e às empresas.
- O que é um Instrumento Financeiro?
É qualquer contrato que dá origem a um ativo financeiro para uma empresa e um passivo financeiro ou título patrimonial para outra entidade, ou seja, uma gera um direito e a outra gera uma obrigação.
...