A Contabilidade Básica
Por: camifio • 21/10/2017 • Trabalho acadêmico • 3.749 Palavras (15 Páginas) • 305 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
GESTÃO INDUSTRIAL
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
[pic 11]
[pic 12]
[pic 13]
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO .....................................3
2 DESENVOLVIMENTO ....................4
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS ....................6
REFERÊNCIAS............................................................................................................7
- INTRODUÇÃO
Vamos através de este relatório demonstrar o quão necessário tornou-se com a evolução contábil a necessidade de controles mais rígidos sobre custos, pois são necessárias novas técnicas de produção e controle para gerar possibilidade de atendimento de consumo. Chegamos a um novo cenário, a globalização. Nos dias atuais o ambiente de negócio é outro; As organizações são forças coesas que tem missão em seus objetivos. A função econômica não é a principal, mas é imprescindível. Aferir e auferir lucro são a exigência maior. Sendo que, se o valor da receita é maior que a despesa, o resultado é lucro. Com técnicas modernas da evolução de produção e administração de recursos financeiros e humanos, teremos uma boa gestão de custos. Então, demonstraremos que é sempre possível conter os custos, combatendo desperdícios, eliminando supérfluos ou racionalizando tarefas. Veremos principalmente, que para uma boa gestão de custos teremos que ter coragem decisória administrativa para mudar processos e comportamentos.
- DESENVOLVIMENTO
Com o surgimento da Revolução Industrial no século XVIII, veio junto um desafio à contabilidade: Definir o quanto custou o produto produzido. Com o surgimento da indústria, tornou-se bastante complexa a tarefa de avaliar os estoques dos produtos existentes na empresa e por ela produzidos. Pelo fato que os produtos incorporam diversos fatores de produção utilizados para sua obtenção. Assim, a primeira preocupação dos contadores foi fazer da Contabilidade de Custos uma forma de resolver seus problemas de mensuração monetária dos estoques e do resultado. Surge então, a Gestão de Custos.
Apesar de haver inúmeras dificuldades para implantação de Gestão de Custos nas empresas.
Citamos à seguir, algumas barreiras e dificuldades que merecem destaque:
A da cultura organizacional, “sempre fizemos dessa forma”, “será que vale a pena?” entre outros.
Prioridade para outras áreas da empresa, ficando custo como último no planejamento.
Entender custos, o que deverá ser feito com uma abordagem mais profunda.
A absorção de custos vista de uma visão gerencial de sistema com uma adequação de sistema de custo ao softwares (da empresa).
A concordância de todos os sócios.
Uma das principais funções desempenhadas pela Gestão de Custos é ter uma tomada de decisão correta. Martins (2008, p22) diz que
(...) no que tange a decisão, seu papel reveste-se de suma importância, pois consiste na alimentação de informações sobre valores relevantes que dizem respeito às consequências de curto e longo prazo sobre medidas de introdução ou corte e produtos, administração de preços de venda, opção de compra ou produção, etc.
O objetivo de nossa pesquisa classifica-se como descritiva, pois traz as descrições da Gestão de Custos que influencia na formação do preço de venda da Indústria pesquisada.
Foi elaborado uma entrevista com um conjunto de questões que funcionou como um Check List para a tomada de informações sobre a Indústria e Comércio de Erva Mate Santiago Ltda.
Assim nossa pesquisa de campo foi realizada na empresa Indústria e Comércio de Erva Mate Santiago Ltda. Fundada em 1994, a empresa é composta de um quadro funcional de dezoito colaboradores, gerida por quatro sócios todos com nível superior em formações diversas, como contadores, arquitetos e administradores. Sendo que, o sócio que nos prestou informações sobre a entidade tem formação em Administração, Pós Graduação em Gestão Empresarial e também Gestão Financeira, Auditoria e Controladoria, sendo esse o Gestor de Custos do estabelecimento.
A empresa atua no ramo de atividade de Indústria de gêneros alimentícios.
A entidade apura custos de produção registrando planilhas de fluxo de caixa pelo sistema de caixa. Em seguida, classificando os gastos em custos fixos, custos variáveis, despesas fixas e despesas variáveis. Ainda os custos diretos são relacionados individualmente, para formação do custo de produção. Sendo assim, verifica-se a análise do processo evolutivo gasto efetivo no processo industrial para chegar ao preço final.
Tem como método de controle de estoque de matéria prima e materiais o método UEPS (Unidades Equivalentes de Produção), ele é um método de custeio utilizado com a finalidade de estabelecimento do nível de estoques e para atendimento de exigências contábeis, serve para gerenciamento da produção devido a simplicidade do calculo e controle dos produtos. Nota-se que a empresa considera que o último valor de aquisição de estoque é o que apresenta resultado mais realista. Porém, como esse não é aceito pelo fisco contabilmente, é utilizado o método MPM (Média ponderada).
Verificamos que não é utilizado o método de rateio de custo indireto, pois ao trabalhar com custo variável, é apurada a margem de contribuição.
Utiliza-se a contabilidade prioritariamente para apuração fiscal e também no planejamento financeiro e estratégico da empresa. Também é imprescindível para análise de créditos e controle de endividamentos.
As informações contidas nas demonstrações contábeis são apuradas permanentemente, pois os indicadores de desempenho com base nessas demonstrações são a base para tomada de decisões.
...