A Contabilidade Básica
Por: italianinha • 4/8/2018 • Projeto de pesquisa • 2.025 Palavras (9 Páginas) • 198 Visualizações
Contabilidade Básica
Fácil
Osni Moura Ribeiro 28º edição
A contabilidade possibilita termos um controle permanente do patrimônio das empresas tendo como finalidade fornecer informações de ordem econômica, que se refere à movimentação das compras e vendas, despesas e receitas, apurando as transações feitas na empresa e de ordem financeira que se refere à entrada e saída de dinheiro.
Para registrar a movimentação do patrimônio, utilizamos a técnica da escrituração, onde se registra todos os acontecimentos que causam modificação nas empresas.
O patrimônio é um conjunto de elementos necessários á existência de uma empresa, são eles que compõem o patrimônio, os bens, direitos e obrigações.
Tudo que possuir valor econômico são os Bens da empresa, são as coisas capazes de satisfazer as necessidades das pessoas e das empresas. Os bens podem ser classificados em Bens Materiais e Imateriais.
Bens Materiais são os que possuem corpo, matéria, e dividem-se em: moveis que podem ser removidos e imóveis que não se deslocam do lugar.
Bens imateriais aqueles que não possuem matéria nem corpo, são gastos que a empresa faz, os mais comuns são: Fundo de Comercio e Marcas e Patentes.
Os direitos da empresa constituem-se nos valores que ela tem a receber de terceiros, exemplo de quando é vendida uma mercadoria à prazo e não recebe o dinheiro no momento, mas sim algum tempo depois, é usada a expressão “ a receber” nos livros contábeis.
Já as obrigações constituem-se nos valores que a empresa tem a pagar para terceiros. As empresas efetuam suas compras a prazo e não pagam no momento, mas sim algum tempo depois, e é usada a expressão “a pagar” nos livros contábeis.
Para saber avaliar o tamanho do meu patrimônio é necessário levar em conta os aspectos qualitativos que especificam cada um dos meus bens, direitos e obrigações; e os aspectos quantitativos que dão os respectivos valores aos bens, direitos e obrigações.
A representação gráfica do patrimônio, é feita em forma de T, onde no nado esquerdo ficam os bens e direitos, chamados de elementos positivos e logo passam a chamar de ativo e no lado direito ficam as obrigações chamadas de elementos negativos e logo passam a chamar de passivo.
Situação liquida patrimonial é a diferença entre o ativo, atribuindo mais um grupo de elementos chamado patrimônio liquido, onde juntando com os bens, direitos e obrigações ira permitir que o total do lado esquerdo seja igual ao do lado direito.
O patrimônio liquido é composto pelo capital, pelas reservas e pelo lucro ou prejuízo. O capital é um elemento do ativo que pode ser composto somente em dinheiro ou dinheiro e outros bens. As reservas são parcelas dos lucros apurados que ficam reservados para algum fim. Os lucros ou prejuízos correspondem a um resultado positivo se for lucro, um resultado negativo se for prejuízo.
Nosso passivo nos mostra a origem de capitais que é como a empresa conseguiu os recursos que possui. E o ativo nos mostra a aplicação de capitais que é em que a empresa aplicou os recursos.
No ponto de vista técnico, Conta é o nome dado aos componentes patrimoniais e aos elementos de resultado. É com elas que a contabilidade consegue desempenho em seu papel e cada elemento tem sua própria conta.
A classificação pode ser dividida em vários critérios, porem à no momento apenas as duas mais interessantes. Contas patrimonialistas representam o patrimônio da empresa. Contas de Resultado, são divididas em contas de despesa e contas de receitas, não fazem parte do balanço patrimonial, mas é delas que sabemos se apresentou lucro ou prejuízo nas atividades da empresa.
Cada empresa deve elaborar o seu plano de contas, obedecendo aos seus interesses e princípios. O plano de contas nada mais é do que o conjunto de contas que disciplina as tarefas do setor da contabilidade.
As empresas tem constante movimento em seu patrimônio, devido a isso dividimos dois grupos, os Atos Administrativos que são aqueles que não provocam alterações no patrimônio e os Fatos Administrativos são os que provocam variações nos valores patrimoniais, podendo ou não alterar o patrimônio liquido.
Escrituração registra nos livros próprios todos os acontecimentos que ocorrem na empresa e que possam vir a modificar a situação patrimonial.
Os principais livros utilizados pela contabilidade são o Diário e o Razão, esses dois livros são obrigatórios. O livro caixa em alguns casos é obrigatório e ainda tem outros livros que são todos facultativos.
O lançamento é o meio pelo qual se processa a escrituração, inicialmente eles são lançados no livro diário, esse lançamento é feito em ordem cronológica de dia, mês e ano e segue de alguns elementos essenciais como, local e data, conta á ser debitada e conta a ser creditada, histórico, valor.
Para a correção de lançamentos, quando são escriturados errados é feito uma retificação, que pode ser realizada através do estorno lançando ao contrario, oque era debito se credita, e o que era credito se debita.
Ao efetuar a monografia temos algumas instruções gerais como: escriturar todos os fatos administrativos após fazer o balancete de verificação, em seguida apurar o resultado do exercício e levantar o balanço patrimonial, transcrever o balanço patrimonial no livro diário.
Para escriturar nos livros também é utilizado o método das partidas simples, que consiste no registro de operações envolvendo o controle de um só elemento, e o método das partidas dobradas onde cada debito corresponde à um credito de igual valor.
Razonete é uma versão simplificada do livro razão, por meio dele é possível controlar separadamente o movimento de todas as contas. Balancete é a relação de contas extraídas do razonete.
Apuração do resultado do exercício verifica por meio das contas de resultado se a movimentação do patrimônio apresentou lucro ou prejuízo.
Elenco de contas faz parte do plano de contas, ele consiste na relação de contas que serão utilizadas para o registro dos fatos e atos administrativos.
Algumas informações sobre o elenco de contas são que no Ativo as contas que representam os bens e direitos devem ser classificadas em ordem decrescente do grau de liquidez. No Ativo Circulante é em ordem decrescente do grau de liquidez também, e a classificação das contas representam os valores numéricos onde os vencimentos ocorrem apenas no exercício seguinte. Ativo não Circulante são classificadas as contas com pouca circulação.
...