TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Contabilidade Financeira

Por:   •  7/11/2018  •  Exam  •  882 Palavras (4 Páginas)  •  296 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

[pic 2]

A Contabilidade Financeira alimenta os usuários externos com informações para tomada de decisão acerca da situação econômica financeira da entidade. Os relatórios que são apresentados ao mercado são os relatórios que compõem as demonstrações contábeis, entre esses relatórios nós temos os 2 principais que são o balanço patrimonial e a demonstração do resultado do exercício. Além desses 2, temos a demonstração dos fluxos de caixa, a demonstração das mutações do patrimônio líquido, a demonstração do valor adicionado, a demonstração do resultado abrangente e as notas explicativas.

[pic 3]

A contabilidade financeira é voltada para investidores e credores, se baseia em postulados e pressupostos contábeis e leva em conta a avaliação histórica, apresentando uma visão do passado. Já a contabilidade gerencial é voltada para administradores de vários níveis da organização, não tem restrição além do custo versus benefício e leva em conta a orientação para o futuro, orçamentos e registros históricos.

A contabilidade financeira também é reconhecida com contabilidade societária, já a contabilidade gerencial é exercida pela controladoria das organizações. Três diferenças fundamentais entre as 2: a contabilidade financeira tem com público principal os usuários externos, já a contabilidade gerencial os usuários internos, ou seja, os gestores da organização. Segunda diferença fundamental entre as duas é que a contabilidade financeira tem prazos menos flexíveis, já a contabilidade gerencial tem prazos bem mais flexíveis. Terceira informação considerada fundamental é que a informação gerada pela contabilidade financeira é precisa e objetiva já as informações geradas pela contabilidade gerencial são rápidas, baseadas em aproximações.

[pic 4]

Precisamos conhecer custos para determinar o preço do produto/serviço, maximizar a margem de lucro e mensurar o capital de giro.

3 razões fundamentais: primeiro, para determinação do preço. Todo processo de precificação deve ser trabalhado com base em custo através da análise de markup. Segunda, a partir do momento que se conhece o custo e determina-se o preço a condições de se apurar a margem de retorno, ou seja, o lucro que será gerado por cada produto ou serviço comercializado. Terceira função principal de se conhecer o custo, para mensuração do principal componente do capital de giro das organizações, que é o estoque.

Gasto: representa o esforço econômico incorrido pela companhia para a aquisição de bem ou serviço qualquer, que pode ou não resultar em fato financeiro. Existem gastos que jamais resultarão em fato financeiro, como por exemplo a depreciação, a amortização, a exaustão. Então nem sempre podemos relacionar o gasto ao fato financeiro em si, ao desembolso. O gasto representa um esforço econômico e é caracterizado por 4 fatores.

Custo: gasto agregado ao objeto de custo inerente à fabricação de um produto, aquisição de uma mercadoria ou prestação de um serviço;

Despesa: gasto que, direta ou indiretamente, contribui para a geração de receitas;

Investimento: gasto ativado atribuído à geração de benefícios futuros;

Perda: gasto anormal, imprevisto ou involuntário. Desvio de produto fabricado, inundação causada por enchente na fábrica que vai levar a perda de parte da produção efetivada no período, incêndio na fábrica, gastos involuntários que não contribuirão para geração de receita efetivamente.

Desperdício: representam gastos incorridos pela entidade e que não geram valor. São constituídos pelas atividades que não agregam valor ao produto ou serviço e que resultam em perda de tempo, sendo considerados os custos e despesas consumidos de forma ineficiente. Podemos citar como exemplo: fabricação de bens defeituosos, uso indevido da matéria-prima, compra de materiais acima do volume demandado, relatórios financeiros ou contábeis sem qualquer utilidade.

[pic 5]

Vejamos cada um dos itens tratados no exercício:

Aquisição de matéria-prima

A aquisição da matéria-prima representa um investimento, pois representa um gasto ativado que será atribuído a benefícios futuros.

Transferência de matéria-prima para fabricação do produto

Representa um custo. Enquanto a matéria-prima está disponível para consumo ela é considerada um investimento. A partir do momento que é efetivamente consumida no processo produtivo, passa a representar um custo da fabricação do produto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (1.3 Mb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com