A Contabilidade Gerencial
Por: AnaConceito • 7/10/2020 • Artigo • 2.157 Palavras (9 Páginas) • 188 Visualizações
RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS
PROPOSTA DE PESQUISA CIENTÍFICA
SEMESTRE 2020.01
Nome: Mariana Costa Bella
Matrícula: 201701053403
1 PROPOSTA DE PESQUISA CIENTÍFICA
A contabilidade é fonte indispensável para que as empresas tenham uma visão gerencial, cresçam de forma segura, tendo em vista que a gestão pode ser um processo complexo para alguns empreendedores.
Ao decorrer desse estudo, será observado o contador como um controlador, analista, auditor, gestor que auxilia o empreendedor. Seus conhecimentos técnicos, as análises sobre o negócio, os registros fornecem informações, de custos, capital de giro, ativos, passivos, despesas, das empresas, obtendo informações sobre a rentabilidade e lucratividade do negócio, auxiliando o empresário nos processos de tomadas de decisões.
- – TEMA
A contabilidade gerencial e o empreendedorismo: como ela auxilia o empreendedor em seus processos de tomadas de decisões
- - CONTEXTUALIZAÇÃO DO PROBLEMA
O cenário econômico e financeiro mundial vem sofrendo grandes transformações ao longo dos anos. A acirrada competitividade, a revolução tecnológica, a globalização, os novos perfis exigentes do consumidor, entre outros fatores, levam ao aumento na complexidade das organizações, evidenciando assim, a necessidade de uma melhor utilização de seus recursos para garantir o crescimento e continuidade.
O presente trabalho visa apresentar os benefícios que a contabilidade traz para os empreendedores nos seus processos de gestão organizacional. Uma vez que as empresas procuram um plano de excelência cada vez mais amplo e cada vez mais a informação criada pela contabilidade tem tomado imensa importância.
- – PROBLEMA DE PESQUISA
Tendo em vista que a contabilidade é uma grande fonte de informações e que estas, quando utilizadas corretamente, podem trazer contribuições positivas para uma gestão eficiente de um empreendimento, o problema gerado para realização do presente trabalho é: Quais os benefícios obtidos pelos empreendedores que utilizam da contabilidade para realizarem a gestão organizacional das suas empresas?
- – OBJETIVOS
1.4.1 Geral
O objetivo geral do trabalho é apresentar os benefícios ligados ao planejamento, desenvolvimento e aperfeiçoamento das análises gerenciais dos empreendimentos que fazem uso da contabilidade em sua gestão organizacional para auxiliar em suas tomadas de decisões.
1.4.2 Específicos
Os objetivos específicos são:
- Conceituar a contabilidade gerencial, relacionando o assunto ao planejamento de curto e longo prazos, como também a sua gestão;
- Apresentar as ferramentas contábeis gerenciais utilizadas no processo de gestão das empresas;
- Evidenciar os benefícios da contabilidade gerencial no sucesso das tomadas de decisões nas empresas.
- – JUSTIFICATIVA
A contabilidade gerencial é fundamental em todo o campo de exercício da instituição. Assim, informações e dados sobre situações passadas ou atuais somente poderão ser elementos de valor para o padrão decisório, na proporção em que o que ocorreu e o que está ocorrendo sejam apreciadores válidos daquilo que poderá ocorrer posteriormente, situações semelhantes às já vivenciadas. Portanto, a contabilidade gerencial é fundamental para a sobrevivência da empresa, ou seja, ela é imprescindível continuidade da própria empresa.
A escolha do tema deu-se em decorrência da carência atual do uso da contabilidade gerencial empregada pelo contador nas empresas. Devido ao novo papel de destaque do contador diante do cenário atual e ao novo posicionamento deste profissional no contexto das empresas, consequentemente a análise de mercado das empresas vem sendo executada por outros profissionais, e na maioria das vezes, estes não dispõem da qualificação profissional necessária ao desempenho das funções gerenciais, tais como desenvolvimento e acompanhamento de estratégias, metas e objetivos. Essa escolha foi motivada pela grande necessidade de se destacar a importância da contabilidade gerencial e de sua finalidade em processar informações vantajosas aos usuários da ciência contábil, para o procedimento de tomada de decisão, e de ressaltar a contabilidade gerencial como vital para as empresas.
Com o mercado cada vez mais desenvolvido e competitivo e com a implementação de novas técnicas de contabilidade, tornou-se indispensável para o contador o conhecimento e uso da contabilidade como ferramenta de gestão, onde entra-se no tema principal da pesquisa: a contabilidade Gerencial. Demonstrar aos gestores das empresas a importância da utilização da contabilidade gerencial como ferramenta de gestão, mostrando-lhes os benefícios de sua utilização.
A grande riqueza da contabilidade é poder ser aplicada em empresas de diferentes tamanhos, e ser funcional a todas elas. É imprescindível, independentemente do tamanho, a empresa ter responsabilidade com a transparência por exemplo, e a contabilidade traz isso, criando valor para a mesma.
2 REFERENCIAL TEÓRICO
A contabilidade é uma poderosa ferramenta para gestão e tomada de decisão, visto que, com a informatização do mundo, o mercado exige que as empresas tenham um desempenho melhor. Por este motivo as empresas buscam melhores resultados, e se tratando de pequena e média empresa, um bom gerenciamento garante uma vida longa.
A economia brasileira é formada em sua maioria de micro, pequenas e médias empresas que contribuem para o aumento do Produto Interno Bruto do país. Porém devido ao desconhecimento de ferramentas de gestão, as mesmas estão indo à falência. É verdade que se abrem muitas empresas, entretanto a maioria delas não sobrevivem, porque os gestores e empresários não estão preparados, e bem equipados para a tomada de decisão (ABREU, 2018).
O contínuo acesso aos benefícios contábeis exige a manutenção de uma infraestrutura nem sempre disponível nas pequenas e médias empresas, devido ao seu custo e a disponibilidade de um contabilista qualificado, o que leva as várias organizações à terceirização do setor contábil, para suprir à necessidade latente de um registro da movimentação fiscal, abrindo mão das importantes informações gerenciais. O constante acirramento da concorrência e as novas normas contábeis impostas pelo poder público, valorizaram ainda mais o papel do contabilista como um fornecedor de informações de qualidade para a gestão, através da contabilidade gerencial, porém adaptado a realidade de cada organização (CAMILOTO, 2010).
...