A Contabilidade Gerencial
Por: tartufo • 8/9/2015 • Trabalho acadêmico • 3.115 Palavras (13 Páginas) • 221 Visualizações
ATPS –CONTABILIDADE GERENCIAL
Porto Alegre, 2015
ATPS –CONTABILIDADE GERENCIAL
Atividade prática supervisionada de Contabilidade Gerencial do Curso de Ciências Contábeis apresentado como requisito para obtenção de 40% da nota, referente ao primeiro semestre 2015, pela Universidade Anhanguera polo de Porto Alegre.
Tutor
Porto Alegre
2015
Sumário
1. INTRODUÇÃO
2. EXISTE DE FATO UMA CONTABILIDADE GERENCIAL?
3. QUAL O OBJETIVO PRINCIPAL DA CONTABILIDADE GERENCIAL?
4. QUAIS OS TRÊS MACRO CONJUNTOS DE INFORMAÇÕES? EXPLICÁ-LOS.
5. QUAIS SÃO OS OBJETIVOS DOS SISTEMAS CONTABEIS EM TERMOS GERENCIAIS?
6. ONDE TERMINA A CONTABILIDADE FINANCEIRA E COMEÇA A CONTABILIDADE GERENCIAL?
7. ENUMERAR DEZ FUNÇÕES DO CONTADOR GERENCIAL.
8. QUAIS SÃO AS CARACTERISTICAS QUE O CONTADOR GERENCIAL DEVE APRESENTAR?
9. CUSTOS
10. CUSTOS DIRETOS
11. CUSTOS INDIRETOS
12. CUSTOS FIXOS
13. CUSTOS VARIAVEIS
14. PERDAS
15. INVESTIMENTOS
16. BASES DE RATEIO
17. METODOS DE CUSTEIO
18. O CUSTEIO VARIAVEL E O CUSTEIO ALVO COMO SUPORTE PARA AS DECISÕES DE INVESTIMENTO
19. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
20. DECISÕES DE INVESTIMENTOS
21. ASPECTOS CONCEITUAIS DO CUSTEIO-ALVO
22. ENGENHARIA DE VALOR
23. ABORDAGEM DO CUSTEIO VARIÁVEL
24. DECISÕES COM ENFOQUE NO CUSTEIO VARIÁVEL E NO CUSTEIO-ALVO
25. ANÁLISE DE DECISÕES DE INVESTIMENTOS PARA DESENVOLVER NOVOS PRODUTOS À LUZ DO CUSTEIO VARIÁVEL E DO CUSTEIO-ALVO
26. CONCLUSÃO
- INTRODUÇÃO
Contabilidade Gerencial é uma ferramenta indispensável para a gestão de negócios, entende-se que Contabilidade Gerencial não passa de técnicas tomadas emprestadas de outras disciplinas.
Apesar de a Contabilidade Gerencial utilizar-se de temas de outras disciplinas, ela se caracteriza por ser uma área contábil autônoma, pelo tratamento dado à informação contábil, com foco em planejamento, controle e tomada de decisão. Em outras áreas da ciência contábil, os temas são tratados e analisados de forma isolada, na Contabilidade Gerencial todos os temas são tratados dentro de um conjunto único, e toda a integração necessária à informação contábil é conseguida.
Apesar de muitos teóricos considerarem que a Contabilidade Gerencial é essencialmente para a tomada de decisão, devemos ter também uma estrutura de informações operacionais e repetitivas, que possibilitem auxílio permanente a todo ciclo administrativo de execução e controle
- EXISTE DE FATO UMA CONTABILIDADE GERENCIAL?
Muito se discute no meio acadêmico sobre o lugar ocupado pela contabilidade gerencial, seria ela uma ferramenta, um ramo da contabilidade, um instrumento da administração. Neste aspecto essa discussão se faz necessário em função do crescimento de sua importância tanto dentro das empresas quanto na área contábil.
Alheio a inexistência de consenso de conceito, seu objetivo primeiro é produzir informações qualificadas, fazendo uma seleção em um mar de números, a fim de auxiliar na tomada de decisões. Estando a contabilidade cada vez mais presente na pauta daqueles que estudam, analisam e discutem a contabilidade, o fato é que a mesma não é unanime sobre existir ou não concretamente. Há os que defendem sua existência enquanto ramo da contabilidade, com técnicas e procedimentos próprios, outros acreditam existir em ações que a torne concreta. Produzindo relatórios, avaliações, interpretações e informações de fatos contábeis que subsidiam os administradores na tomada de decisões. Segundo Padoveze, descreve a contabilidade gerencial como uma disciplina integradora, um instrumento de administração e uma ação administrativa, ou seja, a contabilidade gerencial integra as demais áreas como a contabilidade de custos, a contabilidade financeira e administração financeira.
...