TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Contabilidade Gerencial

Por:   •  17/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.450 Palavras (10 Páginas)  •  405 Visualizações

Página 1 de 10

1. INTRODUÇÃO

Contabilidade Gerencial é uma ferramenta indispensável para a gestão de negócios, entende-se que Contabilidade Gerencial não passa de técnicas tomadas emprestadas de outras disciplinas.

Apesar de a Contabilidade Gerencial utilizar-se de temas de outras disciplinas, ela se caracteriza por ser uma área contábil autônoma, pelo tratamento dado à informação contábil, com foco em planejamento, controle e tomada de decisão. Em outras áreas da ciência contábil, os temas são tratados e analisados de forma isolada, na Contabilidade Gerencial todos os temas são tratados dentro de um conjunto único, e toda a integração necessária à informação contábil é conseguida.

Apesar de muitos teóricos considerarem que a Contabilidade Gerencial é essencialmente para a tomada de decisão, devemos ter também uma estrutura de informações operacionais e repetitivas, que possibilitem auxílio permanente a todo ciclo administrativo de execução e controle

2. EXISTE DE FATO UMA CONTABILIDADE GERENCIAL?

Muito se discute no meio acadêmico sobre o lugar ocupado pela contabilidade gerencial, seria ela uma ferramenta, um ramo da contabilidade, um instrumento da administração. Neste aspecto essa discussão se faz necessário em função do crescimento de sua importância tanto dentro das empresas quanto na área contábil.

Alheio a inexistência de consenso de conceito, seu objetivo primeiro é produzir informações qualificadas, fazendo uma seleção em um mar de números, a fim de auxiliar na tomada de decisões. Estando a contabilidade cada vez mais presente na pauta daqueles que estudam, analisam e discutem a contabilidade, o fato é que a mesma não é unanime sobre existir ou não concretamente. Há os que defendem sua existência enquanto ramo da contabilidade, com técnicas e procedimentos próprios, outros acreditam existir em ações que a torne concreta. Produzindo relatórios, avaliações, interpretações e informações de fatos contábeis que subsidiam os administradores na tomada de decisões. Segundo Padoveze, descreve a contabilidade gerencial como uma disciplina integradora, um instrumento de administração e uma ação administrativa, ou seja, a contabilidade gerencial integra as demais áreas como a contabilidade de custos, a contabilidade financeira e administração financeira.

3. QUAL O OBJETIVO PRINCIPAL DA CONTABILIDADE GERENCIAL?

Contabilidade Gerencial é o ramo da contabilidade que tem por objetivo fornecer instrumentos aos administradores de empresas que os auxiliem em suas funções gerenciais. É voltada para a melhor utilização dos recursos econômicos da empresa, através de um adequado controle dos insumos efetuado por um sistema de informação gerencial. A Contabilidade Gerencial tem como objetivo gerar informações relevantes e úteis aos gestores, auxiliando-os no processo de planejamento, controle e tomada de decisões nas organizações. De maneira geral, esta afirmação é corroborada por diversos autores, com maior ou menor aprofundamento do conceito, porém na essência de que a contabilidade gerencial auxilia na geração de informações para tomada de decisões, constitui-se numa conceituação central de todos.

4. QUAIS OS TRÊS MACRO CONJUNTOS DE INFORMAÇÕES? EXPLICÁ-LOS.

Gerenciamento contábil global: se caracteriza por se apresentarem de forma sintética em grandes agregados a fim de possibilitar ao administrador uma visão conjuntural da empresa, trata de informações sobre o todo empresarial. Gerenciamento contábil setorial: objetiva suprir a demanda da média administração, neste grupamento as informações são pouco mais detalhadas que a anterior, mas ainda contém elevado grau de sintetização, objetivam o estabelecimento de contabilidade por responsabilidade ou contabilidade divisional em que as informações contábeis qualificam e quantificam a desempenho de unidades, divisões. Departamentos.

Gerenciamento contábil específico: fornece informações detalhadas relativas às atividades operacionais, neste conjunto de informações inexiste a visão de conjunto sendo as informações diretamente associadas a uma unidade e ou setor específico.

5. QUAIS SÃO OS OBJETIVOS DOS SISTEMAS CONTABEIS EM TERMOS GERENCIAIS?

Controle Operacional – fornece informação (feedback) sobre a eficiência e a qualidade das tarefas executadas. Custeio do produto e do cliente – Mensura os custos dos recursos para se produzir, vender e entregar um produto ou serviço aos clientes. Controle administrativo – fornece informação sobre o desempenho dos gerentes e de unidades operacionais.

Controle estratégico – Fornecem informações sobre o desempenho financeiro e competitivo de longo prazo, condições de mercado preferência dos clientes e inovações tecnológicas.

6. ONDE TERMINA A CONTABILIDADE FINANCEIRA E COMEÇA A CONTABILIDADE GERENCIAL?

Os usuários das informações geradas são no caso da contabilidade Gerencial, os internos como funcionários e administradores. Já a financeira visa os usuários externos, como os acionistas, os credores e outros interessados, podendo também atender os usuários internos.

A contabilidade financeira fornece informações objetivas, precisas e direcionadas por regras e princípios fundamentais da contabilidade e autoridades governamentais, em contraste com a gerencial que não é regulamentada, onde as informações sofrem apenas as restrições determinadas pela administração, sendo subjetivas e menos precisas. A contabilidade Gerencial utiliza outras disciplinas nas áreas de economia, finanças, administração de forma integrada, utilizando a informação contábil como instrumento gerencial da administração. Além do que, uma de suas características principais é a ênfase dos relatórios atuais orientados para o futuro, enquanto a contabilidade financeira, não é dada a mesma importância apresentado uma orientação histórica e atrasada.

7. ENUMERAR DEZ FUNÇÕES DO CONTADOR GERENCIAL.

1. Garantir que as informações cheguem às pessoas certas no tempo certo.

2. Fazer planejamento perfeito com objetivo de se chegar a um controle eficaz,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.6 Kb)   pdf (64.4 Kb)   docx (20 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com