A Contabilidade Inovadora
Por: a.caroline.s • 25/9/2019 • Monografia • 452 Palavras (2 Páginas) • 134 Visualizações
A Contabilidade tem como principal objetivo fornecer informações úteis aos gestores. Diante do exposto, foi realizada uma pesquisa com o objetivo de verificar qual a importância das Informações Contábeis na tomada de decisão, na visão dos pequenos empresários do ramo metalmecânico de Caxias do Sul - RS. Para atingir esse objetivo, foi desenvolvida uma pesquisa descritiva, qualitativa e quantitativa, com a aplicação de um questionário enviado via e-mail para as empresas inseridas no estudo, o que configura em um estudo de survey. Apurando os resultados do questionário aplicado, conclui-se que a maioria das empresas não tem conhecimento das informações geradas pela Contabilidade. Entretanto, os gestores reconhecem a importância da Contabilidade para a tomada de decisão. O profissional Contábil, em relação às pequenas empresas, está ligado apenas à parte fiscal, não trabalhando ferramentas de auxílio à gestão, isso demonstra que a Contabilidade ainda não atende integralmente seu objetivo de gerar informações úteis para a tomada de decisão. Verificou-se que a imagem do profissional contábil ainda é a de um profissional mais operacional, ligado apenas a parte fiscal da empresa.
O surgimento da Contabilidade está relacionado ao desenvolvimento econômico da sociedade. Com o passar do tempo, a necessidade de organização e controle das empresas, fez com que os registros contábeis fossem sendo aprimorados.
Atualmente a Contabilidade é uma ferramenta indispensável às empresas. Ela proporciona aos administradores informações que permitem avaliar o desempenho de atividades, bem como a sua situação financeira através das Informações Contábeis.
Visto a necessidade da Contabilidade se desenvolver no cenário atual, esta pesquisa teve por objetivo verificar qual a percepção dos pequenos empresários do ramo metalmecânico sobre as Informações Contábeis no processo de decisão.
Para atingir este objetivo, foi enviado via e-mail, um questionário para empresas de pequeno porte do ramo metalmecânico, localizadas na cidade de Caxias do Sul – RS.
Com as respostas obtidas pôde-se verificar que as empresas têm o Contador com uma função muito operacional, como o responsável apenas pela apuração dos impostos. Por outro lado, constatou-se que os pequenos empresários dão importância as Informações Contábeis, porem por não terem conhecimento, não às utilizam para a tomada de decisão.
Pode-se concluir que o profissional contábil, em relação à micro e pequenas empresas, têm desenvolvido um trabalho mais voltado para a área fiscal, fornecendo basicamente informações relativas a essa área, deixando de gerar ferramentas de auxílio ao processo de decisão.
O profissional contábil deve mudar seu comportamento, não aceitando ser vinculado apenas a cálculo de impostos. Quando o Contador não realiza e auxilia os gestores nas análises das Informações Contábeis, ele está automaticamente indo contra sua profissão.
Conclui-se que dado ao excesso de exigências fiscais, a Contabilidade está fornecendo informações de ordem tributária, deixando de atender seu objetivo de gerar informações úteis para a tomada de decisão.
...