A Contabilidade Pública
Por: Gestão Pública 2019.1 • 8/11/2019 • Trabalho acadêmico • 1.513 Palavras (7 Páginas) • 151 Visualizações
Patrimônio
Conjunto de Bens, Direitos e Obrigações de determinada pessoa física ou jurídica. O Patrimônio pode ser classificado a partir da aplicação de dois aspectos distintos: pelo seu aspecto qualitativo que relaciona sua nomenclatura técnica; e pelo seu aspecto quantitativo que expressa sua valoração monetária.
Bens
Coisas capazes de satisfazer uma necessidade humana.
São classificados a partir da sua utilidade como:
Bens de Uso: utilizados com características permanentes;
Bens de Consumo: quanto utilizados eles desaparecem não podendo ser
utilizados novamente; e
Bens de Troca: utilizados para efetuar troca por outros bens.
Bens de Uso também podem ser classificados como:
Bens Materiais: Aqueles que possuem matéria/corpo, são chamados de bens corpóreos ou tangíveis. São subdivididos em:
Bens Móveis: aqueles que podem ser modificados de lugar
por força própria ou de terceiros sem que altere a sua estrutura básica;
Bens Imóveis: aqueles que não podem ser mudados de lugar.
Bens Imateriais: Aqueles que não possuem matéria/corpo, são chamados de incorpóreos ou intangíveis.
Direitos
Todos os valores que se tem a receber de terceiros, exceto os provenientes de vendas das mercadorias ou produtos, que são classificados simplesmente como clientes.
Obrigações são todos os valores que se tem a pagar a terceiro, exceto para os valores a pagar provenientes de compra de mercadorias para revenda ou matéria prima para indústria, que são classificados simplesmente como Fornecedores.
Patrimônio Líquido quarto grupo de elementos patrimoniais que, completará a demonstração contábil denominada Balanço Patrimonial. Representa as dívidas contraídas pelos proprietários para a constituição da empresa, bem como também o resultado da comparação entre os elementos Positivos (Bens e Direitos) e os elementos Negativos (Obrigações).
Também serão classificados no Patrimônio Liquido os valores decorrentes do retorno financeiro dos investimentos decorrentes das atividades operacionais da empresa, que também pertence aos sócios/proprietários e são chamados de: Lucro do Exercício (também podem ser chamados de: Lucros Acumulados - quando representa mais de um exercício); Se ocorrer prejuízo o elemento patrimonial será chamado de: Prejuízo do Exercício; e Prejuízos Acumulados
Contas Contábeis
A nomenclatura técnica dos elementos é chamada de Conta Contábil. Então, a partir de agora, deveremos chamar cada elemento patrimonial simplesmente de conta contábil, ou conta.
Contas
A função de cada conta é contribuir para o processo de controle implementado pelo sistema contábil. Cada conta controla um elemento patrimonial de mesma característica. Elementos patrimoniais não podem ser misturados em seu controle. Todos os registros contábeis serão feitos nas contas, consequentemente, estas afetam o patrimônio.
As contas são divididas em dois grupos distintos:
Contas Patrimoniais: representam o patrimônio, logo estão relacionadas com o Balanço Patrimonial.
Contas de Resultado: representam as operações que influenciam no levantamento do Lucro ou Prejuízo da Empresa.
As Contas Patrimoniais, por sua vez, possuem divisão em dois grandes grupos Ativo e Passivo. Também cada um desses dois grandes grupos Ativo e Passivo se dividem em outros dois grupos, o Circulante e o Não Circulante. Sendo o Circulante aquele de movimentação rápida na Empresa, ou seja até o final do exercício social subsequente. E o Não Circulante aquele de movimentação lenta na Empresa, ou seja após o final do exercício social subsequente. O Passivo ainda comporta o Patrimônio Líquido.
Passivo Exigível é a soma do Passivo Circulante e do Passivo não circulante. Ou seja, não inclui o patrimônio liquido.
Grau de Liquidez é a velocidade em que o bem ou direito pode ser transformado em dinheiro. As contas do Ativo Circulante, serão classificados de acordo com o seu Grau de Liquidez Decrescente, ou seja, o que se transforma em dinheiro mais rápido será classificado antes.
Grau de Exigibilidade é a velocidade em que a obrigação tem que ser paga. As contas do Passivo Circulante e do Passivo Não Circulante, serão classificados de acordo com o seu Grau de Exigibilidade Decrescente.
Balanço patrimonial
Demonstrativo mais importante da empresa, apresenta sua situação econômica financeira.
As Contas de Resultado são utilizadas para a realização da operação do Lucro ou Prejuízo da empresa em determinado período de tempo. São classificadas em: RECEITA (ganhos) e DESPESA ou CUSTOS (gastos).
As Contas de Despesa representam os valores gastos pela empresa com bens de consumo e com a utilização de serviços de terceiros. As Contas de Receitas representam os valores recebidos (ganho) pela empresa a partir da venda de seus Produtos (Indústria) e suas Mercadorias (Comércio) ou suas Prestações de Serviços (Serviços), ou ainda na venda de outros bens que a empresa possuir.
...