A Contabilidade de Ativos Relevantes
Por: Laila Vasco • 14/5/2020 • Resenha • 686 Palavras (3 Páginas) • 194 Visualizações
Disciplina: Contabilidade de Ativos Relevantes
Aluna: Laila Oliveira
Turma : ONL02015-POGFIRJ05T1
O objetivo das normas contábeis internacionais (IFRS) é fornecer informações que sejam uteis para tomada de decisões, e para os credores e investidores que investem ou pretendem investir na entidade.
O CPC surgiu após análises dos preceitos e normas contábeis. Já que com a economia brasileira aberta para o exterior temos empresas em contato com organizações estrangeiras e até com investidores de outros países, tornou-se necessário diminuir as diversidades de práticas contábeis, unificando seus objetivos.
Podemos observar benefícios para a entidade, tais como: a redução de custo e riscos, influenciando em uma tomada de decisão única com o mesmo objetivo, de acordo com a convergência internacional das normas.
A Estrutura Conceitual aborda: objetivo e divulgação do relatório contábil das demonstrações financeiras, as características relevantes e qualitativas desse relatório das demonstrações financeiras; definição (ativo, passivo, patrimônio líquido, receita e despesa), reconhecimento (baixa, perda ou transferência de controle) e mensuração (inicial e subsequente) dos elementos que compõem as demonstrações contábeis.
Verificamos a divulgação de alguns desses resultados através das notas explicativas. Cada CPC tem um mínimo de divulgação acerca do ativo tratado.
Reforçando o objetivo da Estrutura Conceitual: Fornecer informações de grande utilidade a investidores existentes em potencial, credores por empréstimos e outros credores, quando da tomada de decisão ligada aos recursos da entidade.
Os usuários primários são credores e investidores.
Os secundários são conhecidos como: empregados, que recebem PL e também se importam com a continuidade da empresa; instituições financeiras; fornecedores; clientes; governo e a própria empresa, que precisa controlar o andamento da empresa e a capacidade de fornecer o que o se pede ao público externo.
É preciso estar atento ao momento econômico, as ocorrências na localidade do negócio e os impactos causados à organização.
Em relação às Características Qualitativas, é necessário a garantia de informações uteis e são requisitos básicos para que se alcance um nível satisfatório, dividas em: fundamentais x melhoria.
Fundamentais
Relevante: Precisa fazer diferença na tomada de decisão do usuário.
Materialidade: é material quando sua omissão ou informação distorcida apresentam diferença para o usuário que vai tomar decisões. É necessário entender o que aconteceu no passado ou prever o futuro com base nessa informação, com valores confirmatórios.
Representação Fidedigna: a realidade apresentada precisa ter 3 atributos: completa, neutra e livre de erro (erro imperceptíveis x diferente de fraude).
Reconhecer o fenômeno econômico que tenha o potencial de ser útil para os usuários da informação. Identificar o tipo de informação sobre o fenômeno que teria maior relevância se estivesse acessível e que poderia ser desempenhado com fidedignidade. Avaliar se a informação está acessível e pode ser desempenhada com fidedignidade.
...