A Contabilidade dos EUA e do Japão
Por: lucyrton • 16/9/2018 • Trabalho acadêmico • 8.581 Palavras (35 Páginas) • 100 Visualizações
Epifania Remane[pic 1]
Felecidade David Machava
Francisca Mondlane
Justino Bila
Laurinda Assucena Cumbane
Luciano Júlio Maluleque
Contabilidade dos EUA e do Japão
Contabilidade Internacional
Licenciatura em Contabilidade e Auditoria
Universidade Pedagógica
Gaza
2018
Epifania Remane
Felecidade David Machava
Francisca Mondlane
Justino Bila
Laurinda Assucena Cumbane
Luciano Júlio Maluleque
Contabilidade dos EUA e do Japão
Trabalho de carácter avaliativo que surge no Departamento da Escola Superior de Contabilidade e Gestão, Curso de Licenciatura em Contabilidade e Auditoria, na Cadeira de Contabilidade Internacional, sob orientação do Msc. Estevão Matavele.
Universidade Pedagógica
Gaza
2018
Índice[pic 2]
Conteúdos Páginas
0.1.Introdução 3
0.2.Objectivos 4
0.3.Metodologia 4
1.Referencial Teórico 5
1.1.Estados Unidos da América 5
1.1.1.Princípios Contabilísticos Geralmente Aceites 5
1.1.2.Mensuração do Imobilizado 8
1.1.3.Contabilização do Goodwill 8
1.1.4.Existências 9
1.1.5.Demonstrações Financeiras Obrigatórias 11
1.1.6.Anexos a Demonstrações Financeiras 12
1.1.7.Organização da Profissão de Contabilidade 12
1.1.8.Desempenho de papel da contabilidade nos EUA 13
1.2.Japão 14
1.2.1.Princípios Contabilísticos Geralmente Aceites no Japão 14
1.2.2.Mensuração do Imobilizado 16
1.2.3.Contabilização do Goodwill 17
1.2.4.Existências 17
1.2.5.Demonstrações Financeiras Obrigatórias 19
1.2.6.Anexos a Demonstrações Financeiras 19
1.2.7.Organização da profissão de contabilidade 20
1.2.8.Desempenho do Papel da Contabilidade 20
2.Conclusão 28
3.Referências Bibliográficas 28
0.1.Introdução
Pela análise dos principais estudos que procuram classificar e agrupar os diferentes sistemas contabilísticos com vista a gerar grupos de países, torna-se clara a existência de uma corrente que defende que, ao nível da contabilidade internacional, é possível distinguir dois modelos de contabilidade: o Modelo Anglo-Saxónico e o Modelo Europeu Continental.
Os termos “Sistema Anglo-Saxónico” e “Sistema Europeu Continental” são conceitos utilizados frequentemente na literatura de contabilidade internacional por académicos que defendem que, de uma forma geral, os sistemas contabilísticos dos países ocidentais desenvolvidos podem ser divididos nessas duas grandes classes: Anglo-Saxónico e Europeu Continental.
Tal como Deegan e Unerman (2006) expõem, o modelo Anglo-Saxónico está associado a um sistema de contabilidade que é fortemente influenciado pelos organismos profissionais, tem uma forte ênfase nos mercados de capitais e baseia-se em expressões como “imagem verdadeira e apropriada”, que por sua vez são sustentados em juízos assentes na ideia de que a substância económica deve prevalecer sobre a forma legal. Por sua vez, o modelo Europeu Continental é caracterizado como tendo um input relativamente reduzido da profissão contabilística, uma fraca aplicação de conceitos como o de “imagem verdadeira e apropriada”, uma grande dependência dos governos, uma grande ligação entre a contabilidade e a fiscalidade e uma tendência para proteger os interesses dos credores mais do que dos investidores. Os EUA enquadram-se no Modelo Anglo-Saxónico e o Japão enquadra-se no modelo Europeu Continental.
Neste trabalho, iremos descrever esses dois modelos dando enfâse aos EUA e Japão sob abordagem dos princípios Contabilísticos Geralmente aceites, Mensuração dos imobilizados, contabilização do Goodwill, demonstrações financeiras obrigatórias, anexos a demonstrações financeiras, existências, organização da profissão, desempenho do papel da contabilidade.
O trabalho tem uma estrutura composta por um índice, introdução, objectivos, metodologia, referencial teórico, conclusão e referências bibliográficas.
0.2.Objectivos
0.2.1. Objectivo Geral
MARCONI e LAKATOS (2001:102) referem que os objectivos gerais "estão ligados a uma visão global e abrangente do tema, relaciona-se com o conteúdo intrínseco, quer dos fenómenos e eventos, quer das ideias estudadas vincula-se directamente a própria significação da tese proposta pelo trabalho." Assim, o objectivo geral deste trabalho é:
- Abordar aspectos sobre a contabilidade dos EUA e do Japão.
0.2.2.Objectivos Específicos
Os objectivos específicos do trabalho são:
- Desenvolver os princípios contabilísticos geralmente aceites nos EUA e no Japão;
- Evidenciar a Mensuração dos Imobilizados, das existências e do Goodwill nos EUA e no Japão;
- Descrever as demonstrações financeiras obrigatórias, organização da profissão e desempenho do papel da contabilidade nos EUA e no Japão.
0.3.Metodologia
Para elaboração deste trabalho foi feita uma revisão bibliográfica. Onde foi usado o método indutivo, que é um método responsável pela generalização, isto é, parti de algo particular para uma questão mais ampla, mais geral.
...