TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Contabilidade para o Comércio Exterior

Por:   •  2/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.605 Palavras (7 Páginas)  •  246 Visualizações

Página 1 de 7

A Contabilidade para o Comércio Exterior

Resumo

O texto abordara assuntos de contabilidade, suas finalidades e papel, o comercio exterior e toda sua abrangência nessa área, assim levantando todos os pontos principais como finalidades de ambos e demonstrando as suas convergências até chegar a uma concordância.

1.   Introdução

Como sempre a contabilidade se vê mais precisamente em ciências contábeis, economia e administração, como forma de aplicar dados concretos sobre o patrimônio em si. Mas não visto muito na área do comércio exterior onde os principais objetivos são a troca e venda de bens e serviços entre países diferentes, em empresas tanto privadas como governamentais, contando com isso foram reunidos dados sobre, para garantir às informações necessárias a obtenção da importância de tal, nessa área carente de contabilidade e bons profissionais que possam a executar com êxito, o prosseguimento irá abordar tanto as finalidades de cada, tanto como contabilidade e quanto o Comércio Exterior e logo destacar o principal objetivo da pesquisa que é mostrar a importância da contabilidade no “Comex”, realizada com materiais recolhidos em artigos disponibilizados e sites confiáveis.

2.   Referencial Teórico

2.1   Finalidade da contabilidade

A contabilidade tem como principal objetivo, assim como ciência social, visar informações verdadeiras sobre dados patrimoniais em funções econômicas e administrativas, simplificando, visa especialmente o patrimônio e as ocorrências nele:

A Contabilidade é um conjunto ordenado de conhecimentos organizados e ordenados. É uma técnica de gestão com princípios e normas próprias, é considerada uma ciência social com funções econômicas e administrativas e tem como objeto o patrimônio. Ela estuda e controla registrando, classificando , analisando, interpretando, por meio das demonstrações contábeis, todas as ocorrências observadas no patrimônio” (FRANCO, 1996).

Assim outros, como:

(Fabretti et al. (2005)) que define contabilidade como a ciência que estuda, registra e controla o patrimônio e as mutações que nele operam os atos e fatos administrativos, demonstrando no final de cada exercício social o resultado obtido e a situação econômico-financeira da entidade.

É observado que contabilidade é uma das disciplinas mais importantes para um gestor, levando em conta que atinge principalmente a entidade tanto física quanto a jurídica. Como citado abaixo para reforçar, não há nada mais eficiente do que a contabilidade para analise do patrimônio.

 “Ainda não foi inventado um sistema de registro, controle e análise patrimonial para a gestão do patrimônio das entidades que seja mais eficiente do que a contabilidade. E é a partir dessas informações geradas pela contabilidade que os usuários tomam decisões empresariais, sempre em busca de seus interesses pessoais.” (Fortes (2001)).

2.2  Finalidade do Comércio Exterior

O responsável a analisar tendências de mercado, elaborar estratégias de negócios e de marketing adequadas a cada caso, por acompanhar os processos burocráticos referentes ao comércio de bens e serviços tais como a contabilidade em si, como afirmado anteriormente, com empresas estrangeiras ou governos de outras nações, utilizando conceitos comerciais, administrativos e econômicos, que não deve ser confundido com relações internacionais que abrange mais a politica.                                                                                                                                   Sendo assim só demonstra que as duas disciplinas convergem neste quesito, com o “comex”, abordando também a área de trocas e venda de bens.                                        A Globalização vem aumentando e toda vez necessita de pessoas que saibam lidar com a contabilidade muito bem principalmente, pois é um mercado muito estrategista e econômico. Para simplificar o Comércio Exterior, pense em jaquetas ou sapatos importados que são vendidos em lojas hoje em dia, chegaram ao Brasil pelo processo de importação.                                                                             Essa grande Globalização é o motor que faz funcionar todo o Comércio Exterior existente, países onde é mais fácil realizar o comércio sempre haverá mais oportunidades como já dizia o filósofo e historiador Voltaire:

O país onde o comércio é mais livre será sempre o mais rico e próspero, guardadas as proporções.” (Voltaire)

Ainda nenhuma nação se arruinou devido ao comércio.” (Franklin, Benjamim)

Alguns vêm adotando tal proposta, tornar menor a burocratização entre países aliados no processo de importação e exportação, como tratados de livre comércio, para proporcionar melhor liberdade para os profissionais desta área, é necessário a padronização de vários processos, entre eles os contábeis. Foi necessária a criação das normas internacionais de contabilidade, hoje tão conhecidas como IFRS (International Financial Reporting Standards).

2.3.   Normas internacionais de contabilidade ou IFRS (International Financial Reporting Standards)

“É um conjunto de pronunciamentos de contabilidade internacionais publicados pelo IASB (International Accounting Standards Board), que é o organismo de referencia na produção de normas internacionais de contabilidade.”                                              O principal objetivo da IFRS é formado em um conjunto único de pronunciamentos de alta qualidade compreensíveis, exequíveis e aceitáveis globalmente.                                                                                                                                        Quase 120 países permitiram o uso da IFRS, o Brasil, já adota este modelo desde 2007 com a introdução da lei 11.638/2007.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)   pdf (168.6 Kb)   docx (14.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com