A EVOLUÇÃO DA CONTABILIDADE
Por: tais2103 • 1/9/2019 • Trabalho acadêmico • 828 Palavras (4 Páginas) • 212 Visualizações
CAPTILO 1 -EVOLUÇÃO DA CONTABILIDADE
A função da contabilidade já no inicio da civilização avalia ariqueza do homem,avalia ao acrescimo ou decrismo de riquezas.
O homem se questinou como poderia contar seu rebanho no inverno, então deve uma ideia com um monte de pedrinha começa a separar uma pedrinha para cada cabeça de ovelha executando assim o que o contabilista chama hoje de inventário.
O homem realizou a contagem em dois invernos podendo assim fazer uma comparação entre os dois invernos,conclui-se que houve acrescimo de ovelhas.
Com passar do tempo, o homem começa a fazer marcas nas árvores e pedras, podendo assim conferir seu rebanho em termos de crescimento, de extravio(perda) de ovelhas, mortes etc.
Assim, conclui-se que desde o povo mais primitivos, a contabilidade já existia em função da necessidadede controlar,medir e preservar o patrimônio familiar e até, mesmo em função de trocar bens para maior sastifação das pessoas.
Ainda que a contabilidade, já existisse desde o principio da civilização, nota-se um desenvolvimento muito lento ao longo dos séculos.
Somente em torno do século XV, é que a contabilidade atinge um nivel de desenvolvimento notório,sendo chamada de fase pre cientifica.
A contabilidade tornou-se importante à medida que há desenvolvimento econômico hoje a profissão é muito valorizada nos países do primeiro mundo. Na década de 60 no Brasil este profisssional era chamado de “guarda-livros”.
Na década de 70, com o milagre econômico esta expressão desapareceu e observou-se um excelente e valorizado mercado de trabalho para os contabilistas.
Frei Luca Pacioli em 1494, consolidou o método de partidas dobradas, expressando a causa o efeito do fenômeno patrimonial com os termos debito e credito.
A contabilidade não é uma ciência exata ela é uma ciência social aplicada, pois é a ação humana que gera e modifica o fenômino patrimonial.A contabilidade utiliza os métodos quantitativos (matematica e estatistica) como sua principal ferrameenta.
Frei Franciscano Luca Pacioli,um frade franciscano era um matemático e que o mecanismo das partidas dobradas é basicamente, um mecanismo algébrico, comprremissas iniciais convencionais (o fato de o lado esquerdo do balanço ser,por convenção o lado do ativo tera ser debitadas pela criação de ativos ou por seus incrementos).
A contabilidade,que até os meados do século XIX era tida tratada como um método de escrituração, passa a receber roupagem cientifica a partir das obras de renomados escritores, como Francisco Villa,Francisco Marchi,Guiseppe Cerboni.
Fabio Besta, define a contabilidade como a ciência di controle econômco das entidades, talvez ainda hoje a mais concisa e ao mesmo tempo, perfeita e abrangente definição de nossa disciplina, antecipando em pelo menos 30 a 40 anos as modernas noçoes e conceito de controlodaria.
Em 192originou-se a escola contábil norte americana, o surgimento das corporations, principalmente no inicio do século XX, aliado ao desenvolvimento do mercado de capitais e ao ritmo desenvolvimento constitui um campo fértil para o avanço das teorias e práticas contábeis norte-americana no mundo contábil.
Hatfield,Paton,Litellom,Moonitz,Anthony,Hornegren,Eduardo e Bell,foram autores que marcaram a priemeira a metade do século XX com suas obras de grande impacto.
No que diz respeito as razões da queda da escola européia e a ascensão da escola amaericana.
Podemos citar como razões da queda da escola européia(Italiana)
- Excessivo culto a personalidade-mestre da contabilidade tornaram como oráculos da verdade contabil.
- Ênfase a uma contabilidade teoria trabalho excessivamente teóricos,apenas pelo gosto de ser teoricos.
- Pouca imporância à auditoria -Não enfatizava o grau de confianilidade e a importãncia da auditagem.
- Queda do nivel das principais faculdades superpovoados
Algumas da escola norte americana .
1) Ênfase ao usuárioda informação- atender os usuários como grande objetivo
2) Ênfase à contabilidade aplicada -Principalmente contabilidade gerencial.
- Bastante importância à auditoria- a auditoria bastante enfatizada.
- Universidade em busca de qualidade -Professor dedicação exclusiva, grandes quantia para pesquisa no campo contábil.
A contabilidade no Brasil
Pode-se afirmar,sem meios de errar, que nossa legislação contábil, no que se refere as demosntrações contábil, no que devem ser publicados todo ano, principalmente para as sociedades de capital aberto, é uma das mais aperfeiçoadas do mundo.
...