A EVOLUÇÃO DA CONTABILIDADE
Por: Gustavo Rastrelo • 19/5/2018 • Trabalho acadêmico • 1.297 Palavras (6 Páginas) • 117 Visualizações
GUSTAVO RASTRELO ALVES DE SOUSA – 11521CCT230
1-O que pode ser considerado como um fator explicativo para o não surgimento das partidas dobradas antes do século VIII?
O surgimento das partidas dobradas se deve a existência de condições concretas que ainda não existiam nas civilizações mais antigas, fatores como linguagem (comunicação) e materiais. Na época, ainda não havia a existência de números negativos, com isso, não haveria como apresentar algo concreto, como despesas e dividas. Ainda não existia a “energia” capaz para provocar mudanças.
2-Por quais razões a Contabilidade é considerada como uma ciência?
As razões para a contabilidade ser considerada como ciência é a natureza socioeconômica ampla, ou seja, “espirito capitalista”, outra razão é a saída da contabilidade de um sistema de escrituração para as especulações sobre avaliação, introdução de raciocínio sobre custos de oportunidade, riscos e juros. Outro fator é a existência de técnicas que existem na contabilidade, para solucionar problemas.
3-Apresente os principais momentos / ocorrências do desenvolvimento histórico da Contabilidade.
O primeiro momento da contabilidade foi o sistema de escrituração e com o tempo a contabilidade se tornando ciência, o principal impulso foi o do “espirito capitalista” citado por Kam, que trazia a necessidade de acompanhar a evolução da riqueza patrimonial das entidades, com isso, fortalecendo o método das partidas dobradas e aperfeiçoando a escrituração contábil. Através de autores de vários países, a contabilidade assume um modelo cientifico.
4-O que é Contabilidade com base nas proposições dos autores?
Com base nas preposições dos autores, a contabilidade é uma ciência informacional, ou seja, possui um grande conceito rico de informações econômicas e gerenciais, variados tipos de agentes externos e internos e possui também racionalidade cientifica.
5-Comente a sua percepção quanto ao caráter utilitarista da contabilidade.
A minha percepção do caráter utilitarista da contabilidade, é o de transmitir informações que auxiliam na tomada de decisões, ou seja, a contabilidade é uma ciência informacional.
6-Como o Estado influencia no desenvolvimento da Contabilidade?
O Estado estabelece práticas e regras na contabilidade, com o objetivo de arrecadação de tributos.
7-Em sua concepção, a Contabilidade nasceu gerencial ou financeira? Comente.
Em minha opinião, a contabilidade nasceu gerencial, pois o início da contabilidade surgiu quando proprietários queriam controlar suas riquezas e mensurar propriedades, tudo em volta do controle do patrimônio.
8-Que modificações no desenvolvimento e papel da contabilidade podem ter ocorrido em função da separação das figuras do proprietário e gestor?
A dicotomia de interesses e objetivos de proprietários e gerentes favoreceu as evoluções da contabilidade gerencial como subárea especifica de interesse e estudo.
9- Quais são os objetivos e objetos da contabilidade segundo os autores? Comente com base nas argumentações do texto.
No texto, encontra um trecho em que diz que o objetivo da contabilidade é o de transmitir informações estruturadas de natureza econômica-financeira, física, de produtividade e social aos usuários da informação contábil. Em outro trecho do texto, diz que o objeto da contabilidade é o patrimônio e suas variações, sejam elas quantitativas e qualitativas. Com base nisso, pode-se dizer que para os autores, o objetivo da contabilidade é oferecer informações uteis para a tomada de decisões dos usuários contábeis, e o objeto é o patrimônio das entidades.
10-Quais as analogias que podem ser estabelecidas entre a biologia, a embriologia e a morfologia e a contabilidade? Comente.
A contabilidade pode ser estudada em analogia com o estudo dos seres vivos, em seus aspectos biológicos estudam as manifestações vitais da contabilidade. Em suas características embriológica, estuda o contexto evolutivo da mutação de um estado para outro, já em sua morfologia, analisam as medidas e classificações das espécies e sub-espécies.
11-Quais são as abordagens da Contabilidade são discutidas no texto? Comente brevemente sobre cada uma delas.
As abordagens da contabilidade discutidas no texto, são a ética, a fiscal, a macroeconômica e a social e institucional. A abordagem ética, pode ser objeto de contestação, pois nem todo usuário da contabilidade coloca a ética em primeiro plano, alguns agem de acordo com o que é melhor para cada situação buscando o melhor para si mesmo, podendo gerar prejuízos para outros. A abordagem fiscal, devido a sua influencia no Brasil, podem levar os contadores a fornecer informações baseadas no interesse do próprio fisco e deixar de lado as informações uteis para a tomada de decisões, desse modo, pode não apresentar uma visão realista do que ocorre com uma entidade. A abordagem macroeconômica, possui uma inadequação que pode ser contestada, pois essa abordagem procura alcançar um resultado e não demonstrar corretamente os resultados econômicos. E por último, a abordagem social e institucional pode ser desafiadora pois é facilmente confundida no Brasil, pois é entendida em seu sentido mais restrito.
12-O que é contabilidade positiva? O que é contabilidade Normativa? Quais as suas características e diferenças?
A teoria da contabilidade positiva, foca em aspectos mais restritos da fenomenologia contábil, estabelece hipóteses e testa muita das vezes através de métodos quantitativos, mas nem sempre, tais hipóteses. Já a teoria da contabilidade normativa, apoia o método dedutivo, faz hipóteses sobre o universo contábil e como a contabilidade deriva proceder maximizar aa utilidade da informação para os variados tipos de usuários.
...