A Estatística Descritiva .
Por: henriquean • 1/4/2015 • Trabalho acadêmico • 560 Palavras (3 Páginas) • 176 Visualizações
Estatística Descritiva
Umas das principais maneiras de aprender e fazer o uso da Estatística Descritiva é usar maneiras de coletar dados, para isso usamos pesquisas para conseguir os dados amostrais assim podemos coletar os dados possíveis de uma população.
Depois de aprender a teoria fica mais fácil aprender as formas de organizar e descrever conjuntos de dados, o objetivo e tornar, mas fácil a compreensão dos dados e ver que eles tem tendência, médias e variações.
Distribuição de frequência, E quando um conjunto de dados possui muitas entradas e com essa dificuldade temos que organizar o conjunto de dados agrupando-os em intervalos chamados de classes e formando uma distribuição de frequência, com os valores achados e com eles construir os gráficos.
Exemplo de uma distribuição de frequência.
Classe Frequência, f
1-10 12
11-20 15
21-30 12
31-40 16
‘Distribuição de Frequência’ é uma tabela que mostra classes ou intervalos de entrada de dados com um numero total de entradas em cada classe.
A frequência f de uma das classes é o número de entrada de dados na classe.
No exemplo acima podemos ver que a quatro classes de frequência, para cada uma das quatro classes a respectivamente 12,15,12,16.
Cada classe possui um limite inferior da classe, que é o menor número que pode pertencer à classe e limite superior da classe, que é o maior número que pode pertencer à classe, a também a amplitude da classe é a distância entre os limites inferiores (ou superiores) de classes consecutivas. A amplitude total e a diferença entre o máximo e mínimo das entradas de dados. Depois podemos construir uma distribuição de frequência de um conjunto de dados usando apenas as amostras, no final da soma das frequências utilizamos uma letra grega que se chama sigma (∑) e usada na estatística para indicar uma soma de valores.
Depois da distribuição de frequência a aspectos adicionais que ajuda bastante na compreensão de dados, os aspectos são chamados de Ponto médio, frequência relativa e frequência cumulativa.
O ponto médio representa a metade da soma entre os limites inferior e superior da classe, também chamado de característica da classe.
A frequência relativa e a porção ou porcentagem dos dados que entra na classe, determinado a frequência relativa de uma classe, divida a frequência f pelo tamanho da amostra n.
A frequência cumulativa é a soma da frequência daquela classe como de todas as classes anteriores, a frequência cumulativa da ultima classe é igual ao tamanho da amostra n.
E para pode analisar melhor um conjunto de dados, criamos um Gráfico da distribuição de frequência podendo ser um Histograma de frequência.
Histograma de frequência são barras que representa a distribuição de frequência de um conjunto de dados, as propriedades que podemos utilizar, escala horizontal é quantitativa e mede os valores dos
...