A Evolução do Pensamento
Por: Beatriz070215 • 3/10/2019 • Trabalho acadêmico • 4.331 Palavras (18 Páginas) • 180 Visualizações
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 4
1 REVISÃO CONCEITUAL 5
2 ESTUDO DE CASO 9
2.1 Perfil da Organização 9
2.2 Descrição e Identificação de Práticas na Empresa/Organização 10
2.3 Identificação da praticas ( Indicador – Gestão Participativa ) 11
2.3.1 Indicador de Gestão Participativa 11
2.3.2 Indicador de Sistema de Gestão Integrado 12
2.3.3 Indicador de Sistema de Gestão Integrado 14
3 ANÁLISE, INTERPRETAÇÃO DOS DADOS E SUGESTÕES DE MELHORIA 19
CONSIDERAÇÕES FINAIS 21
REFERÊNCIAS 22
ANEXOS.................................................................................................................... 23
INTRODUÇÃO
A atividade prática supervisionada (APS) tem como objetivo, exercer as competências dos futuros Bacharéis para exercer a realidade no ambiente de trabalho, visando contribuir para melhorias dentro da organização nas áreas funcionais. Foi elaborado sobre a La Termoplastic que é uma empresa de pequeno porte e está há 53 anos na produção de cabos, alças, poméis e acessórios para panelas e que vem se destacando no mercado. O objetivo deste trabalho é uma análise gerencial com base nas matérias semestrais. Identificando a utilização dos métodos da Evolução do Pensamento Administrativo por parte da empresa. Mostrando e destacando a importância da administração dentro de uma organização. Foi analisada a estrutura da hierarquia da empresa, métodos proposito e finalidade. Também destacamos a forma de representação do processo e seus produtos. O trabalho desenvolvido se dá com a pesquisa do perfil, descrição e identificação de práticas exercidas na organização, indicadores dos estágios em que se encontram as melhorias para melhor desenvolvimento da empresa.
1 REVISÃO CONCEITUAL
Segundo Chiavenato, uma organização é uma cominação de esforço individuais que tem por finalidade realizar propósitos coletivos. Por meio de uma organização torna-se possível perseguir alcançar objetivos que seriam inatingível para uma pessoa. Então, podemos dizer que uma organização é formada pela soma de pessoas, maquinas e outros equipamentos, recursos financeiros e outros. A organização então é o resultado da combinação de todos estes elementos orientados a um objetivo comum. A qualidade é o resultado de um trabalho de organização. As organizações são criadas para prover produtos e serviços e podem ser de natureza econômica ou social.
• E como fica o futuro das organizações em um mercado cada vez mais competitivo ?
As Organizações vivem em constantes mudanças, em diversos campos: tecnológico, político, cultural e econômico. E para sobreviver a essa mudança é necessário ter resiliência, ser flexível, adaptar-se. Em uma visão globalizada, o futuro das organizações esta fadada ao insucesso caso não haja o investimento nas pessoas, que são os verdadeiros realizadores de todo o processo. Portanto, organizações inteligentes são as que atendem as mudanças e são capazes de criar melhorias condições de maximizar resultados. Desta forma, é necessário ter uma visão holística, entender que vivemos em um mundo cada vez mais exigente, clientes cada vez mais inteligentes que não querem apenas um produtos/serviço de perfeita qualidade, querem também sentir credibilidade e confiança em toda a organização. Para que isso ocorra, o investimento no capital intelectual é de suma importância em todo o ciclo de vida da organização.
• E como administrar uma Organização?
Administrar é o ato de coordenar o trabalho, alcançar os objetivos. Administrar é ver e agir com base nas teorias, experiências e chegar a melhor solução produtiva. Administrar é tomar decisões, administrar pessoas, trabalhar com informações.
Alguns tópicos são essenciais para administração de uma empresa como: Valorizar os colaboradores: políticas de remuneração e reconhecimento. Quanto mais o colaborador agregar valor à empresa mias ele poderá ser recompensado na forma de um salário combatível. Deste modo os grandes talentos ficariam retido na empresa.
O ambiente informal: sem padrões rígidos de trabalho, onde os colaboradores possam desenvolver seus próprios métodos e culturas. Um ambiente que favoreça a inovação.
Construir a marca: oferecer serviços de alta qualidade para que a empresa cative os possíveis e potenciais clientes.
Os desafios da administração é aceitar as novas verdades da administração de empresas do século XXI, não existe mais mercado estável, não existe mais mercado cativo, grades empresas e uma hora para outra, pode apresentar prejuízos bilionários, e enquanto outras empresas menores tomam seu mercado. A internet populariza e distribui a informação de um modo que nunca foi visto antes pela humanidade. Não levar em conta essa ferramenta na administração de empresas hoje em dia, é um grade erro. É preciso cultivar a cultura da mudança, reformular produtos, traçar novas estratégias, extinguir e criar novos serviços, essas devem ser praticas constantes na administração dos negócios.
• Então quer dizer que não existe mais estabilidade?
A atual estabilidade pode existir desde que esteja sustentada em inovação e em atividades criativas e bem diversificadas. Isso é que garante a atual estabilidade.
As empresas não procuram apenas a satisfação das necessidades de seus clientes mas também a de seus trabalhadores e administradores.
Administrar é adaptar-se a esse novo mundo, ao mundo do conhecimento, das transformações e alcançar novas formas de pensar, de sentir e de agir. É a arte de fazer coisas com e através de pessoas.
Dependendo do tipo de organização, há uma pessoa que exerce um papel fundamental nas funções de liderança, planejamento e controle dos recursos humanos e de outros recursos materiais, financeiros e tecnológicos disponíveis na empresa.
A estrutura de uma organização pode ser
...