A GESTÃO FINANCEIRA, CONTROLADORIA E AUDITORIA
Por: Carolinesgomes • 29/3/2020 • Trabalho acadêmico • 3.998 Palavras (16 Páginas) • 363 Visualizações
FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS
GESTÃO FINANCEIRA, CONTROLADORIA E AUDITORIA
TURMA 47
JULIANA DENLESCHI FERNANDES LUIS
LETICIA HIDALGO PINEDA
ROSANGELA HENRIQUE DA SILVA
ESTUDO DE CASO:
A Empresa Creditudo E Zappin
SANTO ANDRÉ
2019
Sumário
Introdução 3
- GECON 4
- Análise empresas Zappin e Creditudo...............................................................................5
- Contas a Pagar e Receber ......................................................................................................6
3.1 Contas a Pagar.................................................................................................................6
3.2 Contas a Receber.............................................................................................................7
- Controle Interno e Administração de Liquidez .....................................................................7
- Ciclo Operacional e Ciclo Financeiro .....................................................................................9
- Gestão de Risco ...................................................................................................................10
6.1 Descrição de Riscos segundo o IBGC ..............................................................................10
6.2 Processos de Gerenciamento de risco ...........................................................................11
6.3 Modelagem de Risco da Empresa Creditudo .................................................................12
7. Governança Corporativa – Venda da Empresa ....................................................................13
8. Organograma Empresa Creditudo .......................................................................................15
9. BSC – Balanced Scorecard ....................................................................................................15
10. Conclusão ...........................................................................................................................20
Introdução
Estaremos fazendo um estudo de caso das empresas Zappin e Creditudo, nesse estudo vamos apresentar uma analise dos principais problemas enfrentados pelas empresas e mostrar como a controladoria pode trazer melhorias.
Como o mercado esta em constante mudança, a competividade cada vez maior e os consumidores mais exigentes, as empresas acabam precisando de uma estrutura bem delineada para a sua sobrevivência, com informações rápidas e precisas, diante dessas situações a controladoria assume um papel importante, pois fornece mais informações para as tomadas de decisões, disponibilizando informações sobre as demais áreas da empresa, para seus acionistas, sócios e gestores.
A controladoria foca rigorosamente nos controles dos processos, com objetivo de auxiliar na tomada de decisão, disponibilizar informações eficazes e aumentar a transparência, de modo que possa maximizar a lucratividade.
Com base nisso, apresentaremos o modelo GECON com objetivo de conduzi-la melhor, para atingir resultados planejados, aumentar eficiência e satisfação dos clientes.
- GECON
O modelo GECON começou a ser estruturado por Catelli nos anos 70, é um modelo de gestão econômica com ênfase na administração por resultado econômico, que visa a eficácia empresarial e a eficiência das atividades operacionais da empresa. O modelo compreende nos seguintes elementos: modelo de gestão empresarial, um sistema de gestão empresarial, um modelo de decisão, mensuração e informação do resultado econômico.
Para Catelli, os modelos tradicionais pouco serviam no processo de tomada de decisão. Para ele, o melhor indicador da eficiência é por resultados econômicos de cada área.
Modelo de gestão empresarial
O modelo de gestão empresarial tem como objetivo potencializar o resultado econômico, para isso o modelo de gestão estabelece princípios, normas, praticas, ideias e valores para tomada de decisão da gestão da empresa.
Sistema de gestão empresarial
O sistema GECON promove uma transparência e maior envolvimento das áreas, cada área é responsável por atingimento de um resultado e o resultado de todas as áreas resulta no resultado da empresa considerando a missão preestabelecida.
O sistema é estruturado com base na missão da empresa, visando orientar a sua atuação na verdadeira razão de existência da empresa.
Mensuração do resultado econômico
O modelo de mensuração identifica, mensura e reporta os resultados da empresa, de modo que os resultados financeiros e operacionais fiquem separados. Nesse modelo, o valor da empresa aumenta ou diminui de acordo com o que o mercado atribui para os ativos.
Acreditamos que o modelo GECON é ideal para as empresas Creditudo e Zappin por se tratar de um modelo que consiste um sistema de informação e um sistema de gestão.
- Análise empresa Zappin e Creditudo
Para a implantação do sistema de Informação e Gestão Econômica (GECON), realizamos o diagnóstico dos controles das empresas Zappin e Creditudo.
A loja Zappin foi constituída durante a década de 70, pela família Soprano, para vendas de bens de consumo duráveis e não duráveis. Após a década de 90, a loja Zappin constituiu um novo braço comercial, liberando vendas a prazo. Temos depois, associou com investidores e surgiu uma nova empresa para atuar no ramo de empréstimo consignado, chamada Creditudo.
Após analisarmos detalhadamente a empresa Creditudo pudemos destacar diversos pontos determinantes para atual situação da empresa:
- Prazo de retorno muito longo, gerando um descasamento entre o contas a pagar e a receber, gerando problemas no fluxo de caixa.
- Falta de controle interno, que foi determinado no início pelo Sr. Soprano a não contabilização de todas as operações, que consequentemente geraria um descontrole no estoque e no financeiro da empresa. Além disso, todo o controle interno era realizado por planilhas de EXCEL, essa falta de controle não permite que o Sr. Soprano e os investidores tenham uma visão geral do negocio, podendo ter problemas com o fisco, dificuldades para obtenção de empréstimos junto aos banco, dificuldades para localizar problemas, fazendo com que os erros sejam cometidos e não corrigidos.
...