A GESTÃO PARTICIPATIVA PARA SOBREVIVÊNCIA EMPRESARIAL
Por: analivia2018 • 2/6/2021 • Trabalho acadêmico • 2.436 Palavras (10 Páginas) • 112 Visualizações
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 MEDIDAS PARA ENFRENTAMENTO DA PANDEMIA 4
2.2 O APOIO SOCIAL AS EMPRESAS 5
2.3 MÉDIA, MODA E MEDIANA 5
2.4 GESTÃO PARTICIPATIVA PARA SOBREVIVÊNCIA EMPRESARIAL 7
2.4.1 ESTRUTURA ORGANIZACIONAL ORGÂNICA 7
2.4.2 GESTÃO PARTICIPATIVA 7
2.4.3 INFORMAÇÕES, DECISÕES E RESULTADOS 8
2.5 MOTIVAÇÃO EMPRESARIAL EM TEMPOS DE PANDEMIA 9
CONSIDERAÇÕES FINAIS 11
REFERÊNCIAS 12
1 INTRODUÇÃO
Nós como equipe de consultoria, aceitamos o desafio de ajudar a “MARCO AURÉLIO” a preservar o seu restaurante "FINO SABOR" no período de pandemia, seguindo as orientações de: modelos de gestão, legislação social e trabalhista, métodos quantitativos, responsabilidade social e ambiental e comportamento organizacional.
Com o processo de se reinventar para sobreviver neste tempo de pandemia do Corona Vírus. Orientamos sobre as medidas e leis federais a serem adotadas pelo Restaurante “FINO SABOR” no que diz respeito a prorrogação do contrato de trabalho, redução da jornada de trabalho, redução proporcional do salário.
Apresentamos a representação da Mediana, Moda e Média Aritmética, além da importância de “apoio social” as empresas em tempos de enfrentamento da pandemia do Covid-19, para que elas continuem a gerar valores e empregos para que contribuam com a economia. Apresentamos também o conceito de “Estrutura Organizacional e Orgânica” e os benefícios que este tipo de estrutura pode auxiliar a “Marco Aurélio” nas tomadas de decisões do Restaurante Fino Sabor com uma “gestão participativa” que oferece a todos os funcionários a oportunidade de contribuir com políticas e decisões no local de trabalho que ajudam a atingir as metas de negócios e, ao mesmo tempo, promovem a satisfação no trabalho, contribuindo também com a manutenção do bem estar no ambiente de trabalho, mantendo sua equipe motivada pois a motivação, contribuirá para o aumento de produtividade da sua equipe.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 MEDIDAS PARA ENFRENTAMENTO DA PANDEMIA
Para reduzir o índice de desemprego durante a pandemia do Covid-19 o governo implementou temporariamente algumas alterações na legislação trabalhista para auxiliar empresas como o Restaurante Fino Sabor;
Essas alterações nos contratos de trabalho foram propostas pelas seguintes leis:
Lei Federal n° 14.020/2020
Decreto 10.422/2020
As medidas possíveis de serem adotadas pelo Restaurante Fino Sabor são:
Lei Federal n° 14.020/2020
Redução salarial entre 25% a 70%;
A redução salarial ocorrerá de forma individual ou coletiva;
O percentual de redução depende de quantos salários mínimo o empregado recebe;
Decreto 10.422/2020
Prorrogação do contrato de trabalho – até 4 meses;
Redução da jornada de trabalho – até 4 meses;
Redução proporcional do salário;
Após a criação do auxílio emergencial pelo Congresso, o governo estendeu o benefício aos trabalhadores intermitentes, com o mesmo valor. Como eles têm carteira assinada, não foi necessário se cadastrar para receber a ajuda e o valor foi depositado automaticamente na conta bancária.
É que esse tipo de contrato permite que as empresas chamem os funcionários apenas quando há demanda e, por isso, paguem somente as horas efetivamente trabalhadas. É uma relação mais flexível de trabalho, que, para muitos executivos, parece se adequar a esse momento em que é preciso reabrir as portas, mas com muita cautela em relação à retomada econômica e à pandemia do Novo Corona Vírus. E que, por isso, é o primeiro dado do mercado de trabalho brasileiro a apresentar alguma reação após a covid-19.
Considera-se como intermitente o contrato de trabalho no qual a prestação de serviços, com subordinação, não é contínua, ocorrendo com alternância de períodos de prestação de serviços e de inatividade, determinados em horas, dias ou meses, independentemente do tipo de atividade do empregado e do empregador, exceto para os aeronautas, regidos por legislação própria.
Dessa forma, nesse modelo, o colaborador pode realizar o trabalho de modo esporádico, intercalando os períodos de atividade com os de inatividade.
2.2 O APOIO SOCIAL AS EMPRESAS
O apoio social a empresas como o restaurante Fino Sabor em tempos de pandemia é de extrema importância, pois evita que empresas se fechem e deixem de gerar empregos.
Em tempos de pandemia, tem-se que muitas empresas passaram um bom tempo fechadas, com isso, tem-se que as contas não param de chegar e se não forem pagas, as empresas podem se endividar e até falir.
Por isso, faz-se necessário o apoio social, coma finalidade de manter a empresa ativa e por consequência contribuir com a geração de empregos e a economia.
2.3 MÉDIA, MODA E MEDIANA
A média aritmética é composta pela soma dos componentes e, posteriormente, a divisão dessa soma com o número que representa a quantidade de componentes.
No caso do cardápio do restaurante, a média dos preços se dá com o seguinte cálculo:
• (27 + 27.5 + 28 + 27 + 19 + 20,5 + 22 + 23 + 27 + 26) ÷ 10 =
247 ÷ 10 = 24,7
A média aritmética dos valores dos pratos é de R$24,70.
Já a moda, é composta pelo número que mais se repete em uma determinada sequência.
O valor no cardápio que tem mais repetições é o 27, nesse caso, a moda do cardápio do fino sabor é R$27,00.
Por último, encontramos a mediana, que é representada
...