A Gestão Empresarial
Por: flavia566 • 9/10/2015 • Trabalho acadêmico • 2.010 Palavras (9 Páginas) • 151 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 expecialidades da atuária e do atuário 5
3 CONCLUSÃO 10
REFERÊNCIAS 11
1 INTRODUÇÃO
Atualmente, é de extrema importância ter um profissional dentro de uma organização, que possa expor os riscos existentes, referente a riscos que possam colocar o negócio em decadência, por isso, ter um atuário competente que lhe possa expor todas as vantagens e desvantagens a respeito de cada tomada de decisão são imprescindível para o sucesso da instituição.
A seguir, traremos alguns conhecimentos a respeito da ciência atuarial e do atuário, conceitos e especialidades do profissional, a importância da atuária no presente e também no futuro, além de curiosidades sobre o passado, sedo que a atuária não é tão nova, como alguns pesquisadores expõem esta lógica.
2 DESENVOLVIMENTO
Atuária ou ciências atuariais caracteriza a área do conhecimento que analisa os riscos e expectativas financeiras e econômicas principalmente na administração de seguros e pensões, Sua metodologia mais tradicional esta baseada em teorias econômicas, envolvendo suas análises numa forte manipulação de dados num contexto empresarial. Com isso, atuária é uma área do conhecimento multidisciplinar onde o domínio de conceitos em economia, administração, matemática, contabilidade, finanças e estatísticas são fundamentais para o entendimento dos modelos atuariais mais elementares.
Os estudos da atuária dividem-se em dois principais ramos: o vida e o não-vida O primeiro trata das questões de longo prazo, como aposentadoria, pensões, seguros de vida e saúde, o segundo esta mais relacionado a características de curto prazo, como seguro de automóveis e responsabilidade civil, ela se mostra muito importante, pois com o tempo veio ganhando seu espaço e abrangendo um espaço bem grande nas empresas, hoje têm-se até o cargo de atuário dentro das instituições.
O cargo de atuário é uma profissão regulamentada em 03/04/1970 ( pelo Decreto Lei nº 806 de 04/09/69 e Decreto nº 66.408 ) que estão dentre as atribuições plano de financiamento (custeio), apurar reservas matemáticas, avaliar riscos-mortalidade, sobrevivência, invalidez e outros, seguros e capitalização, a ciência Atuarial têm a capacidade de avaliar riscos através de noções de matemática, estatística, medicina, economia, contabilidade e direito, sendo assim, tendo uma importante função de avaliar todas as movimentações e prevenir a instituição sobre um possível dano.
Da composição desses conhecimentos avalia risco em cada segmento: seguros de vida e não vida (mutualismo), planos de capitalização e saúde, planos de acumulação (aposentadorias e pensões) e seguros em geral ( automóveis, prédios, objetos e etc.)
Portanto, a atuária e a previdência estão bem unidas de uma certa forma, pois uma ajuda a outra para a interação de ambas para melhorias com vista nos trabalhadores, para serem amparados pela constituição que garante a proteção ao trabalhador e com isso não ficará desamparado.
2.1 EXPECIALIDADES DA ATUÁRIA E DO ATUÁRIO
O atuário é o profissional de nível superior especializado em cálculos, estatísticas e finanças. Esse profissional trabalha em projetos, pesquisas e planos de fundos de investimento, na política de gestão desses fundos, na medição e administração de riscos, no cálculo de probabilidades e na fiscalização da previdência pública, privada e de seguros. O atuário é um profissional responsável por estabelecer estratégias para a resolução de problemas financeiros e para a construção de modelos de ações em qualquer âmbito do mercado de capitais.
Nos dias atuais, a atuaria pode ser definida como a ciência de avaliação dos riscos e de cálculos de prêmios e de reservas sendo das operações de seguros, na maioria das vezes, se divide em ramo de vida e não-vida. Este ramo vida cuida dos principais caminhos da vida, sendo nascimento, morte , doença, entres outros e ramo não vida serão os demais, sendo transporte, casa e alimentação.
Podemos dizer que o profissional formado em Atuaria deverá desenvolver ações com estratégias específicas a respeito do diagnóstico de problemas e a construção de esquemas matemáticos que visem a avalição e mensuração de alguns riscos. O Atuário deverá ser capacitado de forma que possa trabalhar de analisando os diferentes âmbitos e cenários existentes em instituições e previdências, sendo também, algumas seguradoras e demais ambientes profissionais.
A ciência atuarial é a ciência das técnicas específicas de análise de riscos e expectativas, principalmente na administração de seguros e fundos de pensão. Esta ciência aplica conhecimentos específicos de matemática, estatística e financeira, como um meio de estar dominando o ambiente de forma que possa contribuir de forma analógica todo o contexto empresarial.
Mesmo parecendo uma ciência recente, as origens da atuária mostram às primeiras preocupações em se criarem garantias aos indivíduos de uma sociedade e em se estudar quantidades de nascimento e morte das pessoas.
No século XVII, na Inglaterra e na Holanda, as coroas empenhavam-se em vender aos seus súditos títulos públicos que asseguravam ao tomador a percepção de uma renda vitalícia. Assim, foi necessário determinar com a maior precisão a importância em dinheiro que deveria ser cobrada em contraprestação ao serviço, para que não houvesse prejuízo à coroa, trabalho destinado aos melhores matemáticos da época.
Desse desafio nasceu na Inglaterra do final da primeira metade do século XIX a ciência atuarial moderna, destinavam-se as áreas de pensão e aposentadoria, basicamente com o objetivo de estudar a mortalidade da população. Isso só foi possível com o advento do cálculo da probabilidade de Pascal, no final da primeira metade do século XIX, na Inglaterra.
Assim, foi-se criando a base para o surgimento da "matemática atuarial". Graunt e Halley, na Inglaterra, e De Witt, na Holanda, a partir dos registros de nascimentos e óbitos, estudaram o problema levando em conta as leis da probabilidade e a expectativa de vida humana. Os avanços no cálculo de rendas apresentados por James Dodson, lhe valeram também o título de inventor da ciência atuarial.
O título de "primeiro atuário da História", entretanto, é atribuído a Domitius
...