A Gestão Empresarial
Por: Fernanda Schmitt • 12/10/2015 • Projeto de pesquisa • 1.731 Palavras (7 Páginas) • 198 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
[pic 11]
[pic 12]
[pic 13]
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
2 DESENVOLVIMENTO
2.1.1 GESTÃO FINANCEIRA
➢ FLUXO DE CAIXA
➢ INVESTIMENTOS, RISCOS E RETORNOS
➢ ORÇAMENTO
2.1.2 NOÇÕES DE ATUÁRIA
➢ CONCEITO
➢ PREVIDENCIA NO BRASIL
2.1.3 DIREITO EMPRESARIAL
3 CONCLUSÃO
REFERÊNCIAS
INTRODUÇÃO
Neste trabalho será realizado um resumo descrevendo o que é, e a importância da Gestão Financeira e Orçamento Empresarial para a criação, desenvolvimento e manutenção de uma empresa. Também, será conceituada as Noções de Atuaria e Direito Empresarial.
Ainda, será verificado como todos estes tópicos são utilizados para a criação, organização e desenvolvimento da atividade empresaria, na obtenção de resultados e geração de lucros.
DESENVOLVIMENTO
Em uma sociedade capitalista onde o lucro é o mais importante, a obtenção deste gera uma busca constante por controles e previa descoberta e solução de possíveis danos e uma projeção mais realista e satisfatória, é ai que entra a Gestão Financeira.
As organizações, por mais que sejam de pequeno ou médio porte todas as empresas necessitam de práticas financeiras de gestão, utilizadas no processo de gerenciamento e controle eficiente dos recursos financeiros, as quais auxiliam os gestores na tomada de decisão, no que tange ao controle, planejamento, orçamento, elaboração do fluxo de caixa, controles das contas a pagar e a receber das organizações
GESTÃO FINANCEIRA
A gestão financeira é um conjunto de ações e procedimentos administrativos envolvendo o planejamento, análise e controle das atividades financeiras da empresa, que visa aumentar os resultados econômicos e financeiros decorrentes de suas atividades operacionais.
FLUXO DE CAIXA
O fluxo de caixa é o controle das entradas e saídas de uma empresa, em determinado período, normalmente mensal, deve ser considerado uma grande ferramenta empresarial, permitindo às empresas demonstrarem todas as operações financeiras realizadas, bem como possibilita melhores análises e decisões quanto à aplicação dos recursos financeiros disponíveis. É utilizado quando se deseja um melhor controle de todos os recursos que foram originados e aplicados durante o ciclo operacional da entidade.
INVESTIMENTOS, RISCOS E RETORNOS
Investimentos são títulos de renda fixa ou renda variável, antes de se fazer um investimento é necessário analisar os riscos e o retorno, para ter certeza de quanto investir e o tempo em que este possa render. Nos de renda fixa, quanto maior o risco maior o retorno, mas o mais seguro é o meio termo ou então os investimentos de renda fixa, tais como aplicação em poupança, são os mais seguros, pois o retorno é certo.
ORÇAMENTO
O orçamento é parte essencial dentro de uma empresa, para gerir todo o processo desta, nada mais é do que o planejamento financeiro, por um determinado período de tempo. Expõe gastos e despesas e faz uma previa, planejamento destes.
Busca atingir os objetivos da empresa, em geral por um período de 12 meses, os quais não necessitam seguir o ano calendário.
Após o período estipulado deve-se fazer o comparativo dos resultados obtidos com o orçamento.
Vantagens
Planejamento;
Organização;
Melhor avaliação do desempenho;
Motivação dos indivíduos envolvidos na empresa;
Melhora a comunicação entre todos os departamentos da empresa;
Prevenção de perdas;
Capacidade de reverter um resultado negativo.
Para compor um orçamento é necessário seguir alguns passos, são eles:
- Planejamento,
- Plano de marketing;
- Plano de suprimento, produção e estocagem (PSPE);
- Plano de recursos humanos;
- Plano financeiro.
Seguindo estes passos o orçamento tem muita chance de ser elaborado com coerência e consistência, ou seja, mais próximo do realizável.
NOÇÕES DE ATUÁRIA
Atuaria é uma ciência social e econômica que analisa e quantifica os riscos presentes nas operações de seguros, previdência complementar, planos de saúde e títulos de capitalização, avalia as possibilidades de danos e perdas da instituição seguradora ou previdenciária e determinar o valor das prestações do seguro e dos prêmios a ser pagos, assim, faz uma mensuração concomitantemente entre as mudanças financeiras e sociais no mundo.
...