A Gestão Tributária
Por: Rubiana Bodanese • 26/6/2020 • Trabalho acadêmico • 615 Palavras (3 Páginas) • 1.035 Visualizações
Matriz de atividade individual
Disciplina: Gestão Tributária
Módulo: Gestão Tributária
Aluno: Rubiana Selmira Bodanese
Turma: 05/2020
Tarefa: Atividade Individual
Introdução
O Planejamento tributário, além de garantir a adequação fiscal da empresa, pode ser avaliado para trazer uma economia fiscal/financeira pra a empresa. Menor desembolso com tributos e com amparo jurídico, que garantem sua integridade fiscal, podem garantir a longevidade da mesma.
A empresa Sempre Varejo, visando tornar-se mais competitiva no mercado atual e maximizar os seus resultados, resolveu efetuar um planejamento tributário.
De posse aos dados da empresa, podemos fazer simulações para melhor orientação de qual regime tributário a empresa deve optar.
Questionamento 1
A escolha por diferentes tipos de regime de apuração tributária impacta apenas os tributos diretos ou pode também atingir os tributos indiretos? Justifique a sua resposta e ofereça exemplos.
É necessário uma avaliação criteriosa quanto ao Regime Tributário, pois uma escolha errada pode acarretar um prejuízo financeiro irreversível.
Podemos optar por enquadramentos em três regimes:
Simples Nacional: é o regime mais utilizado por micro e pequenas empresas. Esse regime agrupa tributos de contribuições numa única apuração de valores, que é auferida pela receita Bruta. Possui uma única guia de recolhimento (DAS). A Alíquota é estipulada de acordo com a receita bruta num período de 12 meses e pela atividade econômica exercida.
Lucro Real: é o regime de tributação que o IRPJ e CSLL são apurados de acordo com o resultado da empresa (=Receita-despesas), demais impostos incidem de forma normal.
Lucro Presumido: é o regime onde se presume o lucro para aplicação de alíquotas para calculo de IRPJ e CSLL.
Questionamento 2
No que se refere ao IRPJ e à CSLL, qual regime de apuração tributária seria mais interessante para a empresa: lucro real ou lucro presumido? Justifique a sua resposta.
Para Lucro real:
Considerar CSLL de 9% (aplicada sobre o RE antes da provisão do IR)
Considerar IR de 15%(se exceder a R$ 20.000,00 aplicar adicional de 10%)
Para Lucro Presumido:
Considerar base de cálculo do CSLL de 12% para atividades comerciais; 32% para serviços – Aplicar 9% para obter o valor a recolher de CSLL
Considerar base de cálculo para IR de 8% e aplicar 15%(se exceder a R$ 20.000,00 aplicar adicional de 10%)
• Para pagamento de IRPJ e CSLL melhor alternativa
...