A IMPORTÂNCIA DA AUDITORIA E DA GESTÃO EMPRESARIAL NAS ORGANIZAÇÕES
Por: Samara Ferrari • 21/5/2021 • Artigo • 461 Palavras (2 Páginas) • 204 Visualizações
A IMPORTÂNCIA DA AUDITORIA E DA GESTÃO EMPRESARIAL NAS ORGANIZAÇÕES
Eduardo Leandro da Cruz Pinto[1]
1 RESUMO
Com a profunda transformação no mundo dos negócios e o avanço da tecnologia, as organizações tiveram um grande crescimento em todas as suas atividades de modo a instigar a complexidade em sua gestão de processos. Deste modo, os administradores se viram distantes na sua maneira de controlar todos os procedimentos da entidade. Diante da necessidade de manter o controle periódico das atividades realizadas dentro de um sistema empresarial e um melhor acompanhamento dos controles internos, a alta administração tem como ferramenta de gestão a auditoria interna, responsável pela autenticação dos processos e melhoria nas operações da organização. Neste sentido, o presente trabalho tem como objetivo demonstrar a relevância, a contribuição da implementação da auditoria interna como ferramenta de gestão dentro das empresas e quais as principais dificuldades quando não implementada. De acordo com os objetivos, o estudo configurou como descritiva, tendo como coleta de dados previas a pesquisa bibliográfica em livros, revistas, sites. Portanto, faz-se necessário o auxílio as empresas com conhecimento a respeito da auditoria interna e gestão dos processos, para que com o crescimento das organizações a sociedade usufrua dos benefícios que as mesmas trazem.
Palavras-Chave: Auditoria Interna; Gestão Empresarial; Operações internas; Organização Empresarial.
2 INTRODUÇÃO
Com o advento da globalização, as fronteiras econômicas deixaram de existir e com isso, houve demasiado crescimento das atividades econômicas, proporcionando a criação de grandes corporações multinacionais. Além disso, a dinâmica da atividade econômica possibilitou o surgimento de empreendedores, dando condições até de se tornarem médios negócios. A classe econômica conhecida como médias empresas tem obtido muito espaço nos mercados, almejando se tornarem grandes.
Percebe-se que esse grupo tem uma relevância para a economia, pois elas contribuem de forma significativa sob uma perspectiva de constante crescimento para o país. Entende-se, portanto, que se torna necessário desenvolver estudos a respeito da gestão dessas entidades. Gestão que poderá ser melhorada a partir da visão que leva os empresários a terem maior controle das suas operações, quer internas ou externas.
A gestão de empresas é um processo complexo e amplo, que necessita de uma adequada estrutura de informações, sendo a contabilidade a principal. O uso das ferramentas de gestão nas empresas vem permitindo que elas tenham um maior desenvolvimento nos negócios. Neste sentido, a auditoria interna, é uma das ferramentas disponíveis aos gestores a fim de tornar mais eficiente a proposta da entidade.
Diante disto, o eixo problemático desta pesquisa possibilita fazer a seguinte questão: Quais os motivos que as empresas apresentam em relação à não implementação de auditoria interna nas suas organizações?
3 OBJETIVO
O objetivo deste artigo está em reconhecer os obstáculos que as empresas de encontram em relação à implementação de Auditoria Interna e sua relevância dentro da organização.
[1] Graduando em Ciências Contábeis.
...