TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA AUDITORIA INTERNA NO PROCESSO DECISÓRIO DAS ORGANIZAÇÕES

Por:   •  19/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.679 Palavras (11 Páginas)  •  471 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

Santo André

2017

DANILO JOSE DA SILVA[pic 6]

RA: 8409106922

[pic 7]

QUAL A IMPORTÂNCIA DA AUDITORIA INTERNA NO PROCESSO DAS ORGANIZAÇÕES?[a]

Projeto apresentado ao Curso de Ciências Contábeis da Instituição Centro Universitário Anhanguera de Santo André.

Orientador: Victorio Aiello Junior


Santo André

2017


SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO[b]

A auditoria interna é uma ferramenta de gestão e também de controle dos riscos dentro das organizações, com grande importância para definir os caminhos necessários para uma vida saudável dentro das organizações.

É muito importante que as organizações se preocupem em adequar uma área para a auditoria interna, hoje com a atuação moderna a auditoria funciona muito alem de como alguém que verifica os controles ou aplicações de procedimentos, com principal objetivo de desenvolver um plano de ação para auxiliar a organização e  alcançar seus objetivos adotando uma abordagem sistêmica e disciplinada.

Ultimamente a auditoria vem ganhando maior espaço e importância devido a grande crise que vem afetando o Brasil e o mundo nos últimos tempos, para minimizar as perdas e maximizar os ganhos.

 1.1 O Problema[c]

Como realizar uma auditoria interna dentro da organização cumprindo aplicações e procedimentos conforme recomendações.

  1. OBJETIVOS

     2.1 Objetivo Geral [d]ou Primário

          O objetivo geral desta pesquisa é descrever a importância da auditoria interna no processo das organizações.

  1.  Objetivos Específicos ou Secundários

  • Definir a auditoria interna;
  • Analisar como é feito o processo decisório nas organizações;
  • Demonstrar a importância da auditoria no processo decisório das organizações.

3  JUSTIFICATIVA[e]

           Faz parte das organizações exigir que os setores façam parte de um integrado sistema, unindo forças para alcançar melhores resultados, tornando real a existência de um setor sempre alerta para possíveis falhas e melhorias.

          Cada vez mais administradores qualificados pelos seus setores, com tempo disponível ou mesmo com técnicas para verificar o que se passa dentro das organizações, com seus colaboradores ou procedimentos sob sua supervisão, trabalhando cada vez mais integrados para resultados mais enxutos e eficazes, é neste contexto que a função auditoria, suportada por auditores internos revela de extrema importância agindo como um órgão de consultoria e assessoria permanente, atento às novas tendências do mercado, procurando participar de forma significativa no desenvolvimento de todas as estratégias de ação proporcionando melhores resultados às organizações.

           A auditoria interna tem por finalidade desenvolver um plano de ação que auxilie a organização a alcançar seus objetivos com eficiência, adotando uma abordagem sistêmica e disciplinada para a avaliação e melhora da eficácia dos processos de gerenciamento de riscos com o objetivo de adicionar valor, reduzir custos e melhorar significativamente as operações e resultados na organização.

4  FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA[f]

          “O objetivo geral da Auditoria Interna é avaliar e prestar ajuda a alta Administração e desenvolver adequadamente suas atribuições, proporcionando-lhes análises, recomendações e comentários objetivos, acerca das atividades examinadas”, (Prof. Ibraim Lisboa). Com a auditoria interna surge a necessidade de maior ênfase no acompanhamento dos controles e procedimentos internos de uma empresa, atrelado normalmente ao crescimento da organização.

           Diante disso Crepaldi (2002, p.41) enfatiza que:

A auditoria interna é uma atividade de avaliação independente dentro da empresa, que se destina a revisar as operações, como um serviço prestado à administração. Constitui um controle gerencial que funciona por meio da análise e avaliação da eficiência de outros controles.

           Os profissionais de auditoria interna fazem o devido levantamento de informações de maneira sistemática, avaliando transações, rotinas e demonstrações da organização.

           Segundo Crepaldi (2002, p.134) enfatiza que:

Assim é indispensável que o auditor proceda ao exame em extensão e profundidade necessárias, para certificar-se de que as demonstrações contábeis foram elaboradas de acordo com os 10 princípios fundamentais de contabilidade.

   

           Atualmente na aplicação dos princípios contábeis, existem situações concretas e a essências das transações devem prevalecer seus principais aspectos os princípios mais usados hoje são: Prudência, Competência, Registro Valor Geral, Oportunidade, Continuidade e Entidade.

           Segundo Erlon, (2008, p. 12) enfatiza que:

A contabilidade utiliza a Auditoria Interna com o objetivo de avaliar e comunicar se os sistemas gerenciais da empresa estão sendo utilizados com eficiência, bem como verificar se os dados contábeis representam efetivamente a situação econômica e financeira da empresa. Justifica-se, este trabalho, pela contribuição tanto para o meio acadêmico no que diz respeito ao enriquecimento do conhecimento, como, principalmente, para os empresários no que se refere às deficiências que podem ser encontradas no processo de gestão e nos sistemas de Controles Internos através da Auditoria Interna. Dentro deste contexto, deve-se ressaltar a importância da Auditoria Interna na prevenção, identificação, correção de irregularidades dentro das organizações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.8 Kb)   pdf (194 Kb)   docx (233.6 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com