A IMPORTÂNCIA DA CONTABILIDADE NA APURAÇÃO DE CRÉDITOS TRIBUTÁRIOS APLICADO AO SETOR PÚBLICO
Por: felipelim13 • 24/2/2018 • Artigo • 2.321 Palavras (10 Páginas) • 391 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ
CAMPUS DRª JOSEFINA DEMES
CURSO DE BACHARELADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS
FELIPE SANTOS LIMA
ALAELSON PEREIRA DE SOUSA
A IMPORTÂNCIA DA CONTABILIDADE NA APURAÇÃO DE CRÉDITOS TRIBUTARIOS APLICADO AO SETOR PÚBLICO.
FLORIANO
2017
FELIPE SANTOS LIMA
ALALELSON PEREIRA DE SOUSA
A IMPORTÃNCIA DA CONTABILIDADE NA APURAÇÃO DE CRÉDITOS TRIBUTARIOS APLICADO AO SETOR PÚBLICO.
Projeto de Pesquisa apresentado à disciplina de Métodos e Técnicas Pesquisa, da Universidadse Estadual do Piauí, campus DRª Josefina Demes, como requisisto para obtenção de nota.
Orientadora: Profª Ma.Rose Danielle de Carvalho Batista.
FLORIANO
2017
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4
1.1. Justificativa 4
1.2 Objetivos 5
1.2.1 Objetivos Geral 5
1.2.2 Objetivos específicos 5
2 REVISÃO DE LITERATURA 5
2.1 Tributos 5
2.1.1 Impostos 5
2.1.2 Taxa 6
2.1.3 Contribuições de melhoria 6
2.2 Lei de Responsabilidade Fiscal 7
2.3 Contabilidade Publica e a importância do profissional contábil no setor publico. 7
3 MMETODOLOGIA 8
4 CRONOGAMA 9
5 ORÇAMENTO 10
REFERÊNCIAS 11
INTRODUÇÃO
A Contabilidade é uma das ciências mais antigas, pois sempre esteve presente na vida do homem, que, ainda nos primórdios, buscou diversas formas de contar e registrar seu patrimônio, recebimentos e pagamentos. A Contabilidade surgiu com a necessidade de registros dos comércios, o homem primitivo ao inventariar o número de instrumentos de caça e pesca disponível e contar seus rebanhos já estava praticando uma forma inicial de Contabilidade, a área contábil é promissora e vasta possuindo diversos ramos para a atuação. LIMA (2012)
Atualmente, a Contabilidade Aplicada ao Setor Público Brasileiro está em grande ascensão, passando por um processo de convergência às Normas Internacionais. Dentro desse processo, destaca-se o enfoque no papel do contador, profissional que controla e organiza informações financeiras e que por meio de balanços e demonstrações contábeis auxiliam na execução do plano orçamentário e nas decisões da administração pública, de acordo com leis e decretos vigentes como a Lei de Responsabilidade Fiscal- LRF. REGO
O papel do contador torna-se mais evidente quando se trata de tributos, que afetam diretamente o orçamento dos setores publico, visto que a carga de impostos no Brasil é altíssimas, tornando a apuração de créditos de tributários necessário pois sem esse trabalho de controle e fiscalização, haveria danos irreversíveis a administração , afetando o plano orçamentário e diversas áreas do setor público.
O presente artigo busca contribuir para a sensibilização quanto a importância do contador na apuração de créditos tributários no setor público, a agir de forma que contribua para o controle de financias e tributos aplicadas e recolhidos pelo setor conforme o código tributário nacional.
Justificativa
Mostra a importância da contabilidade na apuração tributaria, agindo de forma que contribua para o controle de financias e tributos aplicado e recolhidos pelo setor, através de normas e procedimentos, mostrar o papel do contador na averiguação tributaria,ajudando assim na manutenção de controles e registros contábeis, fiscais e financeiros adequados, facilitando o setor na escolha do melhor regime tributário compatível com seu porte e faturamento (lucro presumido ou lucro real).
1.2 Objetivos
1.2.1 Objetivos Geral
Entender a importância da contabilidade na apuração tributaria, seus reflexos no orçamento do setor e averiguar procedimentos e protocolos conforme a lei.
1.2.2 Objetivos específicos
Averiguar a importância do contador no planejamento tributário, compreender a aplicação de leis e normas de apuração, podendo assim explicar importância do profissional contábil no setor publico
REVISÃO DE LITERATURA
2.1 Tributos
O Código Tributário Nacional conceitua tributo como toda prestação pecuniária compulsória, em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir, que não constitua sanção por ato ilícito, instituída em lei e cobrada mediante atividade administrativa plenamente vinculada, a natureza jurídica do tributo é determinada pelo fato gerador da respectiva obrigação.
Ressalte-se, assim, que a tributação não é a única fonte de aporte de recursos ao tesouro público. Porém, talvez possa ser considerada, quando utilizada dentro da legalidade e dos limites de capacidade da sociedade, como a mais adequada em termos de sustentabilidade a longo prazo. Justamente por isso, a tributação tem sido a fonte de recursos mais extensivamente adotada pelos Estados democráticos modernos. O modo de financiamento do Estado evolui à medida que a própria estrutura política, econômica e social caminha para regimes politicamente democráticos, economicamente auto-sustentáveis, e socialmente mais justos.
No que se refere às espécies de tributos, o Sistema Tributário Nacional estrutura em suas leis da seguinte forma:
2.1.1 Impostos
Segundo o Art. 16. imposto é o tributo cuja obrigação tem por fato gerador uma situação independente de qualquer atividade estatal específica, relativa ao contribuinte.Possui o caráter contributivo e proporcionam a chamada solidariedade social, à medida que redistribuem a riqueza.
2.1.2 Taxas
Art. 77. As taxas cobradas pela União, pelos Estados, pelo Distrito Federal ou pelos Municípios, no âmbito de suas respectivas atribuições, têm como fato gerador o exercício regular do poder de polícia, ou a utilização, efetiva ou potencial, de serviço público específico e divisível, prestado ao contribuinte ou posto à sua disposição.
...